Bolinho de chuva, né? Quem não ama? Quentinho envolto no combo açúcar + canela que é sempre aquele abraço instantâneo… é uma perfeição. Daí imagina se na hora que você der aquela mordida ele for mais molhadinho um pouco, com aquela cremosidade linda que a ricota confere às receitas. Só love.
Sou do time ricota total. Um dia maridón Esdras veio com um papo estranho de que ricota era sem graça. Acho que me senti desafiada. Comecei provando pra ele que ricota caseira é facílima e uma maravilhosidade. Tem como fazer AQUI.
Ele começou a se convencer com este bolo de ricota e amora AQUI. Serião. Se você se interessou por esta receita de hoje você precisa fazer esse bolo. Estas panquecas de ricota AQUI são as minhas panquecas favoritas de todas. Um pouco mais trabalhosas do que a maioria, mas sem dúvida valem o esforço. A estas alturas acho que ele já estava convencido. E o que dizer deste gnocchi de ricota AQUI, que fica pronto em dois tempos e é leve que só. E estas tartines de ricota com uvas assadas AQUI para um brunch arrasador. E estes crepes lindos recheados com um creme de ricota AQUI.
E agora esta belezura de bolinho de chuva que, tal qual um bolinho de chuva tradicional, é só uma misturinha pa pum numa tigela, a canela do abracinho vai já na massa, e daí fritar e amar.
A gente amou bem muito.
Vai lá fazer um cafezinho, dá um play ali abaixo na parte coma com música deste post e faz este bolinho de chuva em dois tempos pra ser feliz.
bolinho de chuva de ricota
Ingredients
- 1 xícara (250g) de ricota tem link para como fazer a sua no texto
- 2 ovos
- 1/2 xícara (60g) de farinha de trigo
- 1 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de açúcar
- óleo para fritar
- açúcar confeiteiro para salpicar
Instructions
- Encha uma panela média com uns dois ou três dedos de óleo e coloque para esquentar enquanto você faz a massa.
- Numa tigela grande junte a ricota e os ovos.
- Misture bem até a ficar razoavelmente homogênea.
- Acrescente a farinha, sal, açúcar e canela e misture rapidamente. A mistura fica meio grossinha.
- Prepare um prato ou assadeira com papel toalha para receber seus bolinhos fritos.
- Nesse meio tempo seu óleo deverá ter chegado à temperatura perfeita. Teste jogando uma mini bolinha da massa. Se estiver borbulhando bem, pode mandar ver.
- Faça pseudo bolinhas com a ajuda de duas colheres e vá jogando no óleo para fritar. Não se preocupe com perfeccionismos. Bolinhas disformes são puro amor e criam cantinhos extra crocantes. Dependendo do tamanho da sua panela talvez você consiga fritar umas 4 ou 5 bolinhas ao mesmo tempo. Fique de olho porque doura rapidinho! Frita de um lado um pouquinho, vira pra fritar do segundo lado, remove com uma escumadeira e escorre no papel toalha. E segue até acabar a massa. Se precisar, reduza o fogo se o óleo começar a ficar quente demais.
- Finalize transferindo os bolinhos do papel toalha para um pratinho e dando aquela bela salpicada com açúcar confeiteiro. Devore.
- (Mas não deixe de provar um enquanto tá fritando porque, né? controle de qualidade da cozinheira ;)
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nesta playlist Tardinha Feliz que fizemos lá pro nosso perfil do spotify que tem uma seleçãozinha de delícias ensolaradas incluindo, é claro, a minha música favorita do maridón Esdras Nogueira, Tardinha (que pra quem não sabe, é saxofonista – conheça o trabalho dele AQUI). Aproveita que você clicou pra ouvir e já segue a gente por lá no Trilhas Comalaemcasa que tem altas playlists maneiras.
beijos,
mariana
Deixe um comentário