Eu sei que eu tenho uma certa tendência a usar superlativos e isso pode fazer você duvidar quando eu digo que fazer ricota é MUITO fácil. Mas sério mesmo. É MUITO fácil. E ela fica MUITO gostosa. Tipo MUITO mais gostosa do que a grande maioria das ricotas que você vê por aí no mercado. Acredita e vem comigo que eu te ensino direitinho como faz.
Já expliquei antes por aqui NESTE bolo lindamente maravilhoso mega hit de ricota com amoras e também sou entusiasta DESTA tartine de uvas assadas e ricota com mel e tomilho, um charme num brunch. ESTES crepes recheados com um creme de ricota também é incrível. A estrela é sempre ela, a ricota caseira. Resolvi que estava na hora de dar um post exclusivo para a ricota.
Basicamente você precisa esquentar o leite até chegar ao ponto de começar a fervilhar (uns 90C se você tiver termômetro)
e depois talhá-lo com suco de limão ou vinagre ou uma mistura dos dois
Eu usei 3 L de leite para 2/3 de xícara de suco de limão. Eu usei somente suco de limão e achei ótimo. Fica um gostinho lá no fundo do limão que, pessoalmente, adoro. Dá pra fazer quantidade menor (só manter as proporções), mas sinceramente, vale fazer uns 3L de uma vez pra comer ricota delícia durante vários dias.
Pronto. É só isso! Eu já dei uma salgada de leve nessa etapa, umas duas colheres de chá de sal, mas você pode deixar sem tempero algum para depois temperar quando já pronta.
Daí é só deixar uns 10-15 minutos tudo paradinho ali descansando enquanto a mágica acontece. Os sólidos e líquidos vão separar e você vai começar a ver aqueles granulados da ricota se formando. Com uma escumadeira você retira os sólidos (no final tem quer rolar uma peneira) e deixa escorrendo numa peneira forrada com aqueles panos fininhos para escorrer queijo. Rola de improvisar com filtro de café ou até mesmo com aquele papel toalha mais grossinho que dá pra lavar e reutilizar, sabe? Testei uma parte com meu tecido que uso pra engrossar iogurte e uma parte com esse papel toalha reutilizável e achei o resultado do papel toalha melhor.
Quanto mais tempo escorrer, mais sequinha vai ficar a sua ricota. Eu normalmente deixo uns 20 minutos mantendo ainda bastante umidade e rendeu umas 4 xícaras de ricota DELICIOSA que dá um couro nas que você encontra no mercado. O líquido que sobra é o famoso whey. Aquele mesmo do whey protein naqueles potes enormes pra galera malhadora marombeira. Sempre guardo o whey resultante do iogurte (e agora também da ricota) e uso no lugar do leite ou iogurte em panquecas e bolos, para dar um toque em caldos e, por último, na horta! Sim, as plantinhas adoram um alô de whey na terra. Ficam felizes que só.
Então é isso. Ricota caseira. Incorpore à sua vida e seja feliz. Em breve vou postar umas receitinhas novas usando essa ricota aí. Bem arrasadoras.
Enquanto isso, dá um play aqui nesse som da Kokoko! Um coletivo da República Democrática do Congo que faz um som maneiríssimo. Dá um confere no vídeo e presta atenção nos instrumentos, assim como nossa ricota, também caseiros, que incríveis!
beijos,
Mariana
Deixe um comentário