Aqui em casa a gente adora uma vibe meio indiana nas jantas do dia a dia. Uma carne e/ou legumes e vegetais num caldo espesso apinhado de especiarias. Rola um quentinho. Um abracinho. Aquele afago. Numa noite mais friazinha cai bem que só. Numa noite de chuva é puro amor.
E quando a galera pensa em comida indiana vai logo pro tempero que a gente conhece como curry aqui no Brasil, aquele bem amarelo que tem um cheiro bem característico e que, confesso, não curto muito, mas é óbvio que tem muuuuuuuuito além disso. É um povo que tem a manha das especiarias e hora vai mais pro verde, mais puxado no coentro, hora vai mais pro vermelho, com uma base mais atomatada, as possibilidades são infinitas e quando você começa a entender as bases você basicamente consegue fazer qualquer coisa com essa vibe indiana.
Por isso o nome da receita não é chicken tikka masala, tive que jogar o improvisado ali no título que nem fiz neste outro curry AQUI de lentilhas e cogus, porque segui muito soltamente, bota soltamente nisso, uma receita das antigas do Jamie Oliver de um livro que tenho de antes da gente casar, e que já fiz tantas vezes que sei que se eu omitir isto ou aquilo outro e trocar aquilo ali por aquela outra coisa lá vai ficar gostoso igual. E na real isso é o que mais curto hoje em dia na cozinha. Faço uma ou duas vezes a receita tal qual pra sacar os sabores, mas depois o que importa é entender as referências. Pelo menos no caso de comida salgada, né? Doce já é mais difícil de improvisar tanto, mas existem umas tantas receitas que rolam.
A lista de ingredientes é longa. Não se assuste. Grande parte é especiaria e se você cozinha bastante você já tem muitas delas em casa. Não deixe de fazer a receita se não tiver alguns dos ingredientes. O improviso entra nessas horas. Seu curry vai ficar uma delícia mesmo que você não tenha caiena em pó ou se a semente de coentro tiver acabado. Se só tiver um pedaço de gengibre ao invés de dois vai ficar bom também. Tá de boa. Agora na parte das especiarias, super recomendo que aos poucos você adquira todas as da lista porque são todas muito maravilhosas e super coringa para infinitas receitas.
- 4 peitos de frango orgânico fatiados em tiras de 2 cms
- 2 cebolas picadas finamente
- 1 pedaço de gengibre do tamanho do dedão picado bem pequeno
- ½ maço de coentro – separe as folhas para finalizar e pique bem os caules e raizes
- 1 pimenta dedo de moça (ajuste se quiser, mas comida indiana merece pimenta), retire as sementes e pique bem
- óleo de canola para refogar
- 1 lata de tomate pelato
- 400ml de leite de coco
- um punhadinho de amêndoas laminadas
- iogurte natural para servir
- arroz para acompanhar (de preferência basmati)
- sal e pimenta a gosto
- PARA A PASTA DE TIKKA MASALA
- 1-2 pimentas dedo de moça (cortadas ao meio sem sementes)
- 2 dentes de alho (descascados e picados grosseiramente)
- 1 pedaço de gengibre do tamanho do dedão (descascado e picado grosseiramente)
- 1 c.c. de sementes de cominho
- 1 c.c. de sementes de coentro
- 1 c.c. de pimenta caiena
- 1 c.c. de paprika defumada
- 2 c.c. de garam masala
- 2 c.c. de óleo de canola
- 2 c.s. de extrato de tomate
- 1/2 maço de coentro
- ½ c.s. de coco seco ralado
- 2 c.s. de amêndoas trituradas
- 1/2 de chá de sal
- Comece fazendo a pasta de tikka masala num pilão (pode ser no processador também) juntando as pimentas, alho e gengibre.
- Aqueça as sementes de cominho e coentro numa frigideira e toste rapidamente até começar a soltar cheiro – uns poucos minutos. Jogue as sementes na mistura do pilão e esmague bem. Acrescente demais ingredientes da pasta e esmague até formar uma pasta homogênea. Reserve.
- Aqueça umas duas colheres de óleo numa panela grande e em fogo médio refogue bem as cebolas (alguns minutos). Quando ficarem translúcidas acrescente a pimenta, gengibre, raiz e talo de coentro e refogue por uns 10 minutos até começar a dourar levemente.
- Acrescente o frango e umas colheradas da pasta de tikka masala misturando bem.
- Tempere com sal e pimenta, acrescente o tomate pelato, desmanche os tomates com uma colher e deixe ferver. Após levantar a fervura abaixe o fogo para médio e cozinhe por uns 10 minutos até o frango ficar cozido. Acrescente o leite de coco e misture bem. Prove e ajuste o sal e pimenta a gosto.
- Na hora de servir salpique com as amêndoas laminadas e as folhas de coentro acompanhado de iogurte e arroz basmati.
Numa noite fria, jogando conversa fora com os amigos, que delícia. Pontos extras pra você se servir com um naan quentinho (tem receita AQUI) e ao invés do iogurte purinho, uma raita de rabanete (tem receita AQUI) como nesta foto abaixo.
Para acompanhar no som, Esperando Rei Zula, uma banda que o Esdras teve há uns tantos anos com vários amigos queridos numa vibe ska e que lançou este único disco, Jamaichianas Brasileiras, uma reinterpretação das Bachianas de Villa Lobos em versão ska. Som delícia a valer! E somente agora, depois de muitos tantos anos após a gravação, o disco chegou às plataformas digitais. Dá um play aí.
Beijos,
Mariana
Deixe um comentário