Uma salada fresca, super simples de fazer, que vai bem com tudo! Tem rolado no repeat aqui em casa.
Abobrinha é dessas coisas que sempre temos em casa. Quem nos conhece há muitos carnavais já sabe do nosso banh mi de abobrinha, sanduba hit absoluto dos nossos eventos que fazemos de tempos em tempos (a receita é esta AQUI). Já esta torrada de abobrinha AQUI tem a mesma pegada desta salada, a abobrinha vai crua, só tem que extrair um pouco do líquido dela antes e deixar um tempinho marinando pra ficar perfeita.
É tudo mega facinho. Bora lá.
Fatia fininha a abobrinha – uma mandolina tipo esta AQUI ajuda de montão nessas horas – salga e deixa escorrendo numa peneira uma meia hora ou mais um pouco. O sal vai extrair um pouco d’água da abobrinha e você vai ver que jázinho ela já vai estar com um aspecto de que passou por algum tipo de cozimento.
Daí é só temperar – dá pra seguir muitos caminhos diferentes aqui, mas tenho amado o combo raspinhas e um pouco de suco de limão siciliano, um alôzinho de alho ralado, umas lascas de parmesão, um fio de azeite e pimenta do reino, claro, e umas folhinhas mais amarguinhas tipo rúcula ou, no caso, capuchinha, que tava rolando em abundância aqui na horta de casa no dia das fotos (desde então ela morreu. eu achava… porque esta semana ela voltou a brotar <3 jázinho terei uma moitinha linda que nem a da primeira foto de novo).
salada de abobrinha com parmesão e limão siciliano
Ingredients
- 2 abobrinhas médias é importante ela estar bem fresquinha durinha para esta receita
- 1 dente de alho ralado ou esmagado
- 1 limão siciliano raspas do limão inteiro e suco de uma metadinha
- 1 pedaço generoso de parmesão precisa ser em pedaço, nada de usar pacotes de parmesão já ralado
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva para finalizar
- folhas e flores de capuchinha ou rúcula, ou alguma outra folha mais amarguinha/picante, ou simplesmente omita
Instructions
- Corte as abobrinhas em fatias bem finas – uma mandolina ajuda muito nessas horas. Coloque numa peneira em cima de uma tigela grande, salgue com uma pitada boa de sal, misture e reserve por uns 30 minutos – 1 hora. Devagarzinho o sal vai extrair um pouco da água da abobrinha.
- Dê uma sacudida na peneira em cima da pia para tirar o restinho d'água e transfira para uma tigela. Tempere com as raspas de limão, o suco, o alho, uma pimentinha do reino, um fiozinho de azeite, o sal é bom provar pra ver se precisa mesmo. Misture e reserve mais uma meia horinha para os sabores apurarem.
- Com um descascador ou uma faca faça lascas do parmesão e misture.
- Acrescente as folhas/flores se for usar, finalize com um fio de azeite e devore.
coma com música
Para acompanhar dá um play nesta delicinha do cubano/venezuelano Cesar Orozco no piano e o venezuelano Jorge Glem no cuatro, um instrumento de cordas que tem um som bem especial. Super gostosinha, vai bem que só com a salada de abobrinha.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer uma compra seguindo o link, mesmo que não seja do produto lincado, nós recebemos uma pequena comissão. essa é uma das formas de contribuir para a realização do coma lá em casa, desde 2011 produzindo conteúdo gratuitamente neste cantinho.
Deixe um comentário