Carinhozinho define, né não? Não vou ficar horas discorrendo sobre o tanto que uma lasanha à bolonhesa bem feita é uma verdadeira perfeição porque todo mundo que já provou uma boa sabe bem do que estou falando. É puro amor.
Para uma bolonhesa perfeita precisamos de 3 elementos: a massa, o molho de carne bem maravilhoso e o molho branco. Sua lasanha não vai ficar pronta em 10 minutos. Este é decididamente um prato coma sem pressa. Não é necessariamente difícil e existem atalhos possíveis, mas vai com tempo, e quem sabe também disposição de fazer mais do que você precisa porque eis algo que congela que é uma beleza.
a massa
Se você tiver tempo e pilha faça a sua. É simples de fazer e de fato dá aquele up pra sua lasanha. A vida fica bem mais fácil quando você tem um cilindro de massa tipo este DAQUI lindão. Não é um item que uso todos os dias na cozinha, mas toda vez que uso fico tão feliz de ter. Se você é tipo a gente que tem aquele super prazer em cozinhar acho que vale o investimento.
E é claro, tem sempre como abrir no rolo – uns mais parrudos tipo este DAQUI também valem o investimento. Precisa de ter paciência pra abrir numa espessura bacana, mas totalmente possível.
Agora se fazer a massa não está nem remotamente nos seus planos, de boa também. Sinceramente, tem muita massa boa de lasanha no mercado. Se você se dedicar aos molhos tá tudo certo.
o molho de carne
Dá pra fazer rapidinho? Dá. Vai ficar tão bom? Não. Este é um molho que pede tempo.
A carne pode ser uma carne bem picadinha, mas a moída é mais fácil. Um mix de carne moída e linguiça (desfeita) fica bem mara também. Bacon, oh yes. Dá aquele tchã e você já aproveita a gordura dele pra refogar tudo.
Cebola, alho, cenoura! Não pule a cenoura, dá um dulçor lindo! Mas dedique um tempo pra cortar delicadinha porque ela amolece, mas não desmancha então você vai ver e sentir os pedacinhos dela. Alho-poró, aipo, os aromáticos todos que dão aquela base da alegria pra qualquer coisa que vai cozinhar durante horas.
Dando tempo pra dourar cada coisa que entra bem bonitinho. É isso que faz a diferença no sabor final. Tempo tempo tempo.
Depois aquele alô de vinho branco, tomate pelato, um toquinho de leite (sim, leite), caldo, e mais tempo.
Não tem como um molho que leva esse tanto de coisa e com o tempo pra apurar tudo direitinho não ficar maravilhoso.
o molho branco
Molho branco, ou béchamel, como preferir, é desses molhos que todo mundo precisa aprender a fazer. É mega versátil e aparece num bando de receita e se você entende o princípio dele você pode aplicar pra outras coisas também.
Primeiro umas colheradas de manteiga e umas colheradas de farinha de trigo vão pra panela. Faz o roux, dá aquela cozinhadinha na farinha e daí entra devagarinho com o leite e vai mexendo mexendo mexendo até engrossar. Um alô de noz moscada vai bem demais. Uma finalizada com queijo vibe gruyère e afins (eu acabo usando algum canastra meia cura que sempre tenho em casa) é bem-vinda. Dá pra brincar com outras especiarias pro molho branco (louro, cravo, dá pra colocar uma cebola no leite enquanto você faz o molho…), mas para o caso desta lasanha eu vou nos sabores mais simples.
A ordem dos fatores é: primeiro vamos pro molho de carne porque quanto mais tempo ele apurar melhor. Quando ele estiver encaminhado bora pra massa. Ela precisa descansar um pouco. Enquanto ela descansa você faz o molho branco, sempre dando umas mexidas e um carinho pro molho de carne que vai ficar lá fervilhando enquanto você faz as outras coisas. Quanto terminar o molho branco vai ser a hora de voltar pra massa para abrir. E daí é montagem e forno.
Ok. Temos um plano. Bora pros detalhes.
lasanha à bolognesa
Ingredients
- PARA A MASSA se desejar, use massa comprada e pule esta parte
- 4 ovos médios
- 3 xícaras – 375g – de farinha de trigo e mais para abrir a massa
- 1 colher de chá de sal
- PARA O MOLHO DE CARNE
- 500 g de carne moída curto acém, peito, mas sendo moída vai dar bom
- 500 g de linguiça é preferível que seja suína e das mais gordinhas, e com temperos mais básicos – se preferir omitir dobre a quantidade de carne moída
- 100 g de bacon picado
- 1 cebola bem picada
- 1 cenoura corte em pedacinhos bem delicadinhos
- 2 dentes de alho bem picados
- 1 talo de aipo (salsão) corte em pedacinhos bem delicadinhos – muitas vezes omito porque nem sempre tenho em casa.
- 1 talo de alho-poró picado
- 1 xícara de vinho branco
- 2 xícaras de caldo de galinha de preferência caseiro – se não tiver à mão use água
- 1 lata de tomate pelato
- 1/2 xícara de leite
- azeite para refogar
- sal e pimenta do reino a gosto
- PARA O MOLHO BRANCO
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 litro de leite
- 1/2 colher de chá de noz moscada
- 1 xícara de queijo ralado algum que derreta bem tipo um gruyére da vida. – tenho usado muito queijo canastra meia cura
- sal e pimenta do reino se tiver da branca é bom ;)
Instructions
- COMECE PELO MOLHO DE CARNE
- Coloque uma panela grande em fogo baixo e acrescente o bacon picado – não pré-aquece a panela, começa com ela fria mesmo pra ir derretendo a gordura do bacon aos pouquinhos. Deixa dar aquela fritadinha boa. Rolou? Retira o bacon com uma escumadeira e reserva numa tigela. Deixe a gordura na panela.
- Agora entra a carne moída e, se for usar, a linguiça. Faça um corte nas laterais da linguiça, retire a carne (descarte a tripa) e use a linguiça como uma carne moída. Aumente o fogo e espalhe tudo bem pelo fundo da panela numa camada única e deixe sem mexer um pouquinho. A gente quer dar uma cor pra nossa carne. Provavelmente a gordura que ficou na panela do bacon já é o suficiente, mas se sentir que precisa de um pouco mais de gordura acrescente um pouco de azeite. Dá aquela mexida na carne, continue dourando bem. Quando estiver tudo bem bonito coradinho tire a carne com a escumadeira e coloque naquela mesma tigela do bacon. Deixe qualquer gordurinha que sobrar na panela.
- Se a panela estiver sem gordura acrescente um pouquinho de azeite e todas as verdurinhas picadas. Tudo junto mesmo – a cebola, cenoura, alho, aipo e alho-poró se estiver usando. Tempera com um pouquinho de sal pra soltar a água dos ingredientes, baixa o fogo pra médio e vai refogando tudo. Usa a colher de pau pra dar aquela raspadinha nos queimadinhos que ficaram na panela depois de cozinhar o bacon e as carnes. Tudo isso é sabor. Dá tempo ao tempo. A gente quer que as verdurinhas cozinhem bem, amoleçam bem, cebolas transparentes, tudo já bem murxinho – uns 10-15 minutos, dando sempre umas mexidas.
- Agora volta com as carnes todas, mexe tudo bonitão e acrescenta o vinho branco. Quando ele evaporar quase todo acrescente o tomate pelato – dá uma quebradinha nos tomates com a colher de pau mesmo. Mexe tudo, dá aquele alô de sal e pimenta, acrescenta o leite, acrescenta o caldo (ou água) e deixa lá cozinhando enquanto você vai fazer o resto. Só volta de vez em quando pra dar uma mexida e, se estiver secando, acrescentar mais líquido.
- BORA PRA MASSA – pule se for usar massa comprada
- Misture a farinha e o sal, coloque na sua bancada e faça um furo no meio tal qual na foto. Tenta estruturar a parede de farinha direitinho pros ovos não vazarem. Já me aconteceu. Não é divertido :P Acrescente os ovos no centro e com um garfo vá mexendo os ovos e puxando um pouquinho de farinha de cada vez até começar a formar uma massa. Chega uma hora que não dá mais jeito e tem que começar a sovar com as mãos. Prepara o muque que a massa é daquelas mais duras. Dependendo do tamanho dos seus ovos e da qualidade da sua farinha você pode ter que acrescentar um pouco mais de farinha ou talvez um pouco mais de líquido (use uma colherzinha de água de cada vez se for o caso). Quando a massa ficar homogênea (tem que sovar uns bons minutos) embrulhe num filme pvc e reserve na geladeira por pelo menos 30 minutos ou até de um dia pro outro.
- BORA PRO MOLHO BRANCO
- Numa panela média acrescente as 2 colheres de manteiga. Quando derreterem acrescente as duas de farinha, misture bem e cozinhe um minutinho em fogo médio. Acrescente o leite aos pouquinhos sempre mexendo, mantenha em fogo médio e mexa mexa mexa até começar a engrossar – uns 10 minutos. Tempere com sal, noz moscada, pimenta branca e quando a mistura estiver grossinha, cobrindo bem uma colher, acrescente o queijo ralado aos pouquinhos, mexendo sempre. Desligue o fogo. Prove, ajuste o tempero e reserve.
- Não esqueça de dar amor pro seu molho de carne de tempos em tempos enquanto você tá fazendo as outras coisas. Dá umas mexidas e acrescenta mais líquido se começar a secar demais.
- MONTAGEM
- Pré-aqueça o forno a 200oC.
- Divida a massa descansada em 4 pedaços. Mantenha a massa coberta com filme pvc para não ressecar enquanto você abre cada pedaço no muque no rolo ou usando um cilindro de abrir massa. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo para te auxiliar no processo. Se estiver no cilindro vá passando por cada uma das espessuras. Eu gosto de passar na primeira, dobrar a massa e passar umas duas vezes de novo na primeira antes de seguir para as outras espessuras. Se começar a ficar longa demais corta em dois para ficar mais fácil de manusear. Se for abrir na mão vai na paciência até ficar fininho. Corte em tiras largas do tamanho da sua travessa.
- Pegue a sua travessa e monte uma estação de trabalho com a massa e os dois molhos. Comece com um pouco do molho de carne no fundo, a massa, mais um pouco do molho de carne, um pouco do molho branco, mais massa e repete até acabar. Vai dosando pra garantir uma camada bonita final do molho branco. Com estas quantidades eu normalmente consigo fazer uma travessa boa daquelas de 20x25cms ou 2 marmitas daquelas de 1L de alumínio quando faço já pra congelar.
- Cubra com papel alumínio bem fechadinho e leve ao forno por uns 25-30 minutos. Use o ouvido. Tem que estar borbulhando. Se não estiver, deixa mais um pouco. Se estiver, tira o papel alumínio e deixa mais uns 10 minutos pra ficar lindona dourada. Se você tiver a função grill no seu forno vale finalizar mais uns 10 minutos só no grill pra dar essas crostinhas super duper extra lindas.
- Respira uns 10 minutos antes de cortar pras camadas se assentarem bonitonas e devora.
coma com música
Para acompanhar no som Rebirth Brass Band com esse som incrivelmente contagiante, daqueles que trazem uma energia boa pra cozinha. Tudo que a gente sempre quer :)
A vibe do som é Nova Orleans total e a gente tá mega nessa clima estes dias porque estamos revendo uma série antiga da HBO que amamos lá atrás quando passou e continuamos amando hoje. Ela se passa na cidade logo após o furacão Katrina e tem uma trama policial política misturada com toda a cultura maravilhosa da região com destaque, é claro, para a música e para a comida. É maneiríssima. Super duper recomendo. E a trilha é incrível.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer qualquer compra (mesmo que não dos itens lincados) seguindo nosso link a gente recebe uma pequena comissão. assim você contribui pra que a gente faça cada vez mais e melhor por aqui <3
Deixe um comentário