COMECE PELO MOLHO DE CARNE
Coloque uma panela grande em fogo baixo e acrescente o bacon picado - não pré-aquece a panela, começa com ela fria mesmo pra ir derretendo a gordura do bacon aos pouquinhos. Deixa dar aquela fritadinha boa. Rolou? Retira o bacon com uma escumadeira e reserva numa tigela. Deixe a gordura na panela.
Agora entra a carne moída e, se for usar, a linguiça. Faça um corte nas laterais da linguiça, retire a carne (descarte a tripa) e use a linguiça como uma carne moída. Aumente o fogo e espalhe tudo bem pelo fundo da panela numa camada única e deixe sem mexer um pouquinho. A gente quer dar uma cor pra nossa carne. Provavelmente a gordura que ficou na panela do bacon já é o suficiente, mas se sentir que precisa de um pouco mais de gordura acrescente um pouco de azeite. Dá aquela mexida na carne, continue dourando bem. Quando estiver tudo bem bonito coradinho tire a carne com a escumadeira e coloque naquela mesma tigela do bacon. Deixe qualquer gordurinha que sobrar na panela.
Se a panela estiver sem gordura acrescente um pouquinho de azeite e todas as verdurinhas picadas. Tudo junto mesmo - a cebola, cenoura, alho, aipo e alho-poró se estiver usando. Tempera com um pouquinho de sal pra soltar a água dos ingredientes, baixa o fogo pra médio e vai refogando tudo. Usa a colher de pau pra dar aquela raspadinha nos queimadinhos que ficaram na panela depois de cozinhar o bacon e as carnes. Tudo isso é sabor. Dá tempo ao tempo. A gente quer que as verdurinhas cozinhem bem, amoleçam bem, cebolas transparentes, tudo já bem murxinho - uns 10-15 minutos, dando sempre umas mexidas.
Agora volta com as carnes todas, mexe tudo bonitão e acrescenta o vinho branco. Quando ele evaporar quase todo acrescente o tomate pelato - dá uma quebradinha nos tomates com a colher de pau mesmo. Mexe tudo, dá aquele alô de sal e pimenta, acrescenta o leite, acrescenta o caldo (ou água) e deixa lá cozinhando enquanto você vai fazer o resto. Só volta de vez em quando pra dar uma mexida e, se estiver secando, acrescentar mais líquido.
BORA PRA MASSA - pule se for usar massa comprada
Misture a farinha e o sal, coloque na sua bancada e faça um furo no meio tal qual na foto. Tenta estruturar a parede de farinha direitinho pros ovos não vazarem. Já me aconteceu. Não é divertido :P Acrescente os ovos no centro e com um garfo vá mexendo os ovos e puxando um pouquinho de farinha de cada vez até começar a formar uma massa. Chega uma hora que não dá mais jeito e tem que começar a sovar com as mãos. Prepara o muque que a massa é daquelas mais duras. Dependendo do tamanho dos seus ovos e da qualidade da sua farinha você pode ter que acrescentar um pouco mais de farinha ou talvez um pouco mais de líquido (use uma colherzinha de água de cada vez se for o caso). Quando a massa ficar homogênea (tem que sovar uns bons minutos) embrulhe num filme pvc e reserve na geladeira por pelo menos 30 minutos ou até de um dia pro outro.
BORA PRO MOLHO BRANCO
Numa panela média acrescente as 2 colheres de manteiga. Quando derreterem acrescente as duas de farinha, misture bem e cozinhe um minutinho em fogo médio. Acrescente o leite aos pouquinhos sempre mexendo, mantenha em fogo médio e mexa mexa mexa até começar a engrossar - uns 10 minutos. Tempere com sal, noz moscada, pimenta branca e quando a mistura estiver grossinha, cobrindo bem uma colher, acrescente o queijo ralado aos pouquinhos, mexendo sempre. Desligue o fogo. Prove, ajuste o tempero e reserve.
Não esqueça de dar amor pro seu molho de carne de tempos em tempos enquanto você tá fazendo as outras coisas. Dá umas mexidas e acrescenta mais líquido se começar a secar demais.
MONTAGEM
Pré-aqueça o forno a 200oC.
Divida a massa descansada em 4 pedaços. Mantenha a massa coberta com filme pvc para não ressecar enquanto você abre cada pedaço no muque no rolo ou usando um cilindro de abrir massa. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo para te auxiliar no processo. Se estiver no cilindro vá passando por cada uma das espessuras. Eu gosto de passar na primeira, dobrar a massa e passar umas duas vezes de novo na primeira antes de seguir para as outras espessuras. Se começar a ficar longa demais corta em dois para ficar mais fácil de manusear. Se for abrir na mão vai na paciência até ficar fininho. Corte em tiras largas do tamanho da sua travessa.
Pegue a sua travessa e monte uma estação de trabalho com a massa e os dois molhos. Comece com um pouco do molho de carne no fundo, a massa, mais um pouco do molho de carne, um pouco do molho branco, mais massa e repete até acabar. Vai dosando pra garantir uma camada bonita final do molho branco. Com estas quantidades eu normalmente consigo fazer uma travessa boa daquelas de 20x25cms ou 2 marmitas daquelas de 1L de alumínio quando faço já pra congelar.
Cubra com papel alumínio bem fechadinho e leve ao forno por uns 25-30 minutos. Use o ouvido. Tem que estar borbulhando. Se não estiver, deixa mais um pouco. Se estiver, tira o papel alumínio e deixa mais uns 10 minutos pra ficar lindona dourada. Se você tiver a função grill no seu forno vale finalizar mais uns 10 minutos só no grill pra dar essas crostinhas super duper extra lindas.
Respira uns 10 minutos antes de cortar pras camadas se assentarem bonitonas e devora.