Meio docinha, salgadinha, apimentadinha, essa berinjela com uma tigela de arroz japonês é muito maravilhosa!
Essa é dessas receitas que super rola de incorporar ao repertório do dia a dia, mas que requerem uma coisa essencial, uma despensa caprichada. Tenho falado muito sobre isso lá no insta (se você não nos segue lá ainda vai lá @comalaemcasa ) – nestes tempos pandêmicos começamos a trocar muita ideia sobre como variar mais as comidas do dia a dia, como aumentar repertório. Minha resposta é sempre a mesma: você precisa de algum método pra organizar suas ideias de receitas que você por aí que te apetecem e você precisa ter ingredientes variados à mão. E aí entra o papo da despensa caprichada.
Itens como especiarias e vários dos ingredientes desta receita aqui, que tem uma pegada decididamente oriental, duram horrores se você armazenar direitinho. Compre uma vez e tenha a possibilidade de variedade por meses a fio. Daí a próxima vez que você der de cara com uma receita como esta berinjela, ou como esta salada de bifum AQUI ou como estes ovos endiabrados AQUI e tantas outras receitas daqui do #comalaemcasa que usam e abusam de ingredientes de despensa tá fácil!
Nesta receita eu usei mirim, um sakê de cozinha, sriracha, um molho de pimenta perfeito, mas que pode totalmente ser substituído por outro molho ou por pimenta fresca ou seca, e molho hoisin, uma espécie de molho bbq que, pessoalmente, acho que dá um coro no bbq. Você encontra em bons empórios que vendem produtos orientais e sem dúvida alguma no vasto mundão da internet. Tá cada dia mais fácil achar ingredientes como esses online.
Outra coisa que a receita usa é um caldo de galinha. Se quiser fazer a receita vegetariana (aliás, vegana!) é só trocar por caldo de legumes. Independentemente de qual dos dois usar – momento dicas de cozinha: uma prática linda é guardar aparas, cascas, talos etc no congelador. Quando o saquinho estiver cheio você já aproveita e faz o caldo. Assim você evita o desperdício, evita comprar caldo pronto que quase sempre tem uma quantidade de sódio descomunal além de outros ingredientes que sei lá o que são, e de quebra ainda ganha um caldo super saboroso. Congela o caldo em potinhos e daí no dia que surgir uma receita como esta, tcharã, é só pegar do congelador.
E já falei demais então bora pra receita explicadinha.
- 3 berinjelas médias cortadas em pedaços bons para uma mordida (se achar daquela japonesa vai nela! no dia da foto usamos umas mini)
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 colher de chá de sriracha
- 2 colheres de sopa de molho hoisin
- 4 cebolinhas grandes fatiadas (reserve um pouco da parte bem verdinha pra salpicar no fim)
- 2 dentes de alho bem picadinhos
- 1 pedaço de gengibre do tamanho do seu dedão ralado
- 1 colher de sopa de mirim
- 1 xícara de caldo de galinha ou legumes (ou por último, água)
- 2 colheres de chá de shoyu
- 1 colher de sopa de amido de milho
- sal e pimenta a gosto
- Numa panela tipo wok ou uma panela média refogue a cebolinha, alho e gengibre no óleo. Coisa rápida, só pra começar a vir aquele cheiro. Em seguida acrescente o mirim, mexa pra soltar qualquer coisa que tenha pregado na panela, e acrescente o caldo, o hoisin, a srriracha, o shoyu e a berinjela. Cozinhe até a berinjela ficar bem macia. Uns 20-30 minutos. Se o líquido secar muito nesse meio tempo acrescente um pouco de água, mas provavelmente não será necessário.
- Misture o amido de milho numa tigelinha com 2 colheres de sopa de água e acrescente à panela. Continue misturando. O líquido vai engrossar pra formar um molho cremoso. Prove, ajuste o sal e pimenta se necessário.
- Sirva imediatamente com uma bela tigela de arroz japonês e uma boa salpicada de cebolinha.
Para acompanhar no som, Kamasi Washington, o saxofonista que deu nome ao nosso pequeno novo membro da família.
Curtiu? Se fizer lembra de me marcar na fotinha que quero ver :) Somos sempre @comalaemcasa em todas as redes sociais.
Deixe um comentário