Roti jala. Eu namorava essa receita há séculos por motivos de: olha pra essa lindeza! fala sério! Só de olhar a foto a gente já apaixona. Daí li a receita e a escritora da Malásia que comentava que quando criança ela ajudava a mãe dela a fazer. Então já viu, né? a receita é fácil o suficiente para ser executada por uma criança. E daí vi a lista de ingredientes e vi que tinha leite de coco e cúrcuma, dois ingredientes que moram no coração. Como não amar.
Fiz estes dias e me xinguei silenciosamente por não ter feito antes. Postei a fotinha acima e a galera no insta pirou. É de se pirar mesmo. Eu já sei que, assim como as tortillas de farinha (receita AQUI), o pãozinho de cebolinha (receita AQUI) e o naan (receita AQUI), esse também será um pãozinho que entrará no dia a dia desta casa para todo o sempre.
É fácil. Só misturar os ingredientes numa tigela.
É divertido de fazer. Você coloca a massa numa garrafinha tipo squeeze e foi (pode usar aquelas de academia mesmo ou alguma de ketchup vazio). Vai só no desenhinho.
É rápido. Coisa de dois minutinhos numa frigideira antiaderente e foi. Daí é só dobrar e fazer um rolinho e devorar.
E é o acompanhamento perfeito pra basicamente qualquer coisa ensopada caldarosinha. Dá aquela xuxada no molho e sorri de alegria. (No dia da foto fizemos um butter chicken, mas poderia ter sido um tikka massala improvisado como este AQUI ou esta couve-flor ensopada vibe curry vermelho AQUI).
Dá um confere aqui pra você ver que não estou fazendo propaganda enganosa ;)
- 1 xícara de leite de coco
- 1 ovo
- 2 1/2 xícara (300g) de farinha de trigo
- 2 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá de cúrcuma
- 1 colher de chá de sal
- óleo para untar
- Misture todos os ingredientes menos o óleo numa tigela até ficar liso. Despeje a massa numa garrafinha tipo squeeze ou algum recipiente que possibilite controlar a queda da massa.
- Use uma frigideira antiaderente e unte bem levemente com óleo usando um papel toalha para tirar o excesso. Ao longo do processo muitas vezes basta untar com o papel já lambrecado.
- Com a squeeze despeje a massa em fio fazendo desenhos como se vê na foto. Ela frita somente de um lado. Observe a superfície secar – coisa de 1-2 minutos.
- Transfira para um prato. Dobre as laterais e enrole. Repita até acabar.
- Sirva purinho ou para acompanhar ensopados.
ah! a receita aparentemente rende muito, mas vou dizer, éramos 5 adultos e devoramos. Exageramos? Um pouco. Mas devoramos. :)
Para acompanhar no som uma música tão deliciosa quanto a receita. O Esdras lançou esta semana esta música nova pelo selo sesc. Em casa foi, como diz o nome, feita em casa durante a pandemia. Todo mundo gravou e filmou separadamente e o resultado é esse aí. Música do Esdras Nogueira com Daniela Spielmann, Adriana Losi, Marcus Moraes, Thiago Cunha e Rodrigo Balduino. #comacommúsica que é mais gostoso :)
Curtiu? Compartilha com quem você acha que vai curtir e lembra de me marcar na fotinha que quero ver :) Somos sempre @comalaemcasa em qualquer rede social.
beijos,
mariana
Deixe um comentário