Spätzle spaetzle spätzli. A lista continua. Tem zilhões de nomes e variações de grafia, mas o que importa é que essa massinha mega super duper ultra delícia e reconfortante, clássica das bandas da Alemanha e por aqueles redores, é um carinhozinho na alma, facinha facinha de fazer e aposto que você tem tudo que você precisa em casa agora mesmo.
Se você estiver lendo este texto lá no futuro quero crer que a vida mudou pra melhor, que nossa sociedade aprendeu com o caos e tornou-se menos egoísta e que você vai querer fazer esta belezura de receita simplesmente porque ela é tudo de bom e vai poder devorá-la com tranquilidade compartilhando o momento com seus amigos e sua família de buenas, sem grandes preocupações. Mas eu estou escrevendo este texto hoje, 7 de abril de 2020, e neste momento tá tudo muitcho muitcho muitcho louco. Só aquele contexto básico caso você do futuro já não lembre mais, estamos na nossa 3a semana de quarentena em meio ao corona caos na torcida para que o isolamento social, auto imposto porque temos um presidente inacreditavelmente bizarramente imbecíl que acha que é uma gripezinha para além de todas as suas demais atrocidades, de fato consiga achatar um pouco a tal da curva, mas já plenamente conscientes dos tempos difíceis que teremos pela frente. Uff! Que momento, senhoras e senhores. Que mo.men.to.
Respirando fundo e nos ocupando aqui em casa com o único que podemos, cozinhar e fazer música. Esdras está fazendo uma série diária no seu instagram (segue ele no @esdrasnogueira) de #somnaquarentena com vídeos diários gravados a distância, cada um na sua casa, com um bando de gente incrível que, assim como nós, também está em casa esperando o caos passar para algum dia poder voltar a fazer shows. Como ele tem dito – tá servindo pra desopilar a cabeça. E eu, cozinhando diariamente e mostrando tudo também pelo instagram (segue lá o @comalaemcasa) dando altas dicas pra quem tá se ajustando à vida de cozinhar diariamente.
E nisso de fazer essas postagens dando dicas e também porque estamos no momento num airbnb em São Paulo, com uma cozinha fofa, porém pouco equipada, e não na nossa casa em Brasília, comecei a pensar em receitas bem simples, bem ótimas pro dia a dia, mas que também fossem reconfortantes, que fossem aquele afago que estamos todos precisando. E daí lembrei do spaetzle. Sabia que era fácil, comprovei que de fato é, e nossa… que delicinha.
Olhe ao seu redor, quantas pessoas estão quarentenando com você? 1 xícara de farinha por cada uma delas + 1 ovo + 1 pitada de sal + umas 2-4 colheres de água ou o quanto baste porque cada ovo é de um tamanho e cada farinha tem um nível de absorção, mas você quer uma massa molenga, porém não escorrendo. Olha bem direitinho para a foto.
Pronto. A massa é só isso. Não tem que descansar, não tem que sovar, não tem que fazer nada a não ser misturar tudo numa tigela rapidinho e foi.
Pra cozinhar a vibe é tipo gnocchi – vai na água fervente com sal e quando flutua tá pronto. O lance é formatar.
Existem várias formas – um clássico é usar uma peneira. Coloca a massa aos poucos ali e ela vai escorrendo pelos furos (melhor uma com furos maiorzinhos). Um amassador de batatas daqueles que espreme pode cumprir bem essa missão também. Posso imaginar vários utensílios que sirvam para esse propósito. Eu não tinha nada disso aqui comigo, pois, cozinha de airbnb em SP como já mencionado acima, então fiz uma terceira opção super ultra fácil e rapidinha também. Espalha um pouco de massa numa tábua e com uma faca ou um raspador de bancada (um dos utensílios que mais amo no planeta, mas que idiotamente não trouxe comigo na minha maleta de utensílios) você vai jogando filetinhos de massa pra dentro d’água.
O tamanho desses filetinhos depende 100% do seu nível de paciência. O meu estava nível médio naquele momento e meu spaetzle ficou mais pro grandinho, mas você pode fazer do tamanho que você quiser. O único que importa é, flutuou, tira com uma escumadeira ou algo do tipo e vai reservando ali do ladinho. Só assim, com uma manteiguinha já é mara. A gente comeu com brócolis e cogus puxados com fartura de alho e uma dosezinha boa de manteiga.
Na hora de misturar tudo usa um alôzinho da água de cozimento do spaetzle pra dar uma encorpodinha no molho.
Recapitulando:
- 240g (2 xíc) de farinha de trigo (aumente 1 xíc por pessoa)
- 2 ovos (aumente 1 ovo por pessoa)
- 1 boa pitada de sal
- 4-6 c.s. de água ou o quanto baste (ver nota no texto)
- 1 xícara de brócolis picado (use tudo, inclusive o talo – corte em pedacinhos menores do que os floretes)
- 1 xícara de cogumelos (pode ser um tipo ou variados – fatiados ou soltos se forem tipo shimeji)
- 4-5 dentes de alho bem picados ou ralados
- 3 c.s. de manteiga
- um bom fio de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
- Coloque uma panela grande com água para ferver.
- Numa frigideira larga ou panela média refogue os brócolis, cogus e alho com um bom fio de azeite e umas duas colheres de manteiga em fogo médio. Já pode dar uma temperadinha com sal pra ir soltando a água de tudo. Você quer que os cogus murchem, o alho derreta na manteiga e os brócolis fiquem gostosinhos, mas ainda verdinhos sem desbotar nem amolecer demais. É coisa rápida. Alguns minutos. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Desligue e reserve.
- Numa tigela grande misture a farinha, os ovos, uma boa pitada de sal e umas 3 colheres de sopa de água. Vá acrescentando mais água aos poucos até chegar na textura mole, porém não líquida. Confira as fotos no texto.
- Escolha o método de formatar o spaetzle de sua preferência (ver notas no texto).
- Eu gostei de usar a tábua. Coloque um pouco de massa na tábua e com uma faca empurre um pouco de massa de cada vez pra dentro d’água. Veja as fotos para entender melhor. Faça em etapas. Quando o spaetzle flutua está pronto. Retire com uma escumadeira, já vai colocando na panela do brócolis e continue com mais uma leva de massa até terminar.
- Para finalizar, ligue novamente a frigideira larga agora com a mistura de brócolis e cogus e os spaetzle cozidos. Acrescente mais uma ou duas colheres de manteiga e algumas colheres da água do cozimento do spaetzle. Misture bem, deixe o molho espessar um pouco e cobrir tudo e sirva imediatamente só assim ou com um queijinho ralado.
Ah! você que vive me perguntando sobre a minha frigideira de ferro funido – ela é demais mesmo <3 é bem parecida com esta DAQUI.
Para acompanhar, Re.Me.Xe, o single novinho em folha do Esdras que foi lançado semana passada e que é uma delícia pra dar aquela remexida e renovar as energias.
Dá um play aqui no Spotify
Ou no vídeo, como preferir :)
https://www.youtube.com/watch?v=FY8lsbfT9U8
Se puder, fique em casa até tudo isso passar! Fiquem bem!
beijos,
Mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
[…] spätzle spaetzle spätzli com brócolis e cogus delícia e mega reconfortante | comalaemcasa.com…. […]