O título deste post diz tudo. Este bolo é lindamente chocolatudo e molhadinho salpicado de coco só alegria e ao mesmo tempo é vegano. Oh yes.
Desde a última receita que postei o mundo virou às avessas. Loucura. Bizarrice. Surreal. Nenhuma dessas palavras parece conseguir verdadeiramente resumir adequadamente tudo isso que está acontecendo. Repentinamente todos (que têm essa possibilidade, claro!) trancafiados em casa, enxurradas de notícias vindo de todos os lados, no nosso caso, e no de tantas outras pessoas, todas as fontes de renda canceladas, adiadas, sem ideia de quando retomaremos algo semelhante a uma normalidade. É, temos todos que respirar fundo e encontrar as nossas formas pessoais de lidar com tudo isso. Aqui em casa é na comida e na música.
Lá na nossa conta do instagram @comalaemcasa estou postando muito mais do que o normal o nosso dia a dia na cozinha. Estamos no momento hospedados num airbnb em São Paulo (tivemos a manha de virmos passar uma temporada aqui bem quando isso tudo estourou) e temos mostrado algumas formas que a gente improvisa cozinhando numa cozinha bem menos equipada do que a nossa de casa e sem muitos itens de despensa já que estamos em lar temporário.
Também fiz a primeira LIVE cozinhando junto com a Fabiana do Petit Jardin, cada uma na sua casa, receitinha fácil e que super rola pro dia a dia. A ideia é fazer mais vezes :) A próxima LIVE será com a Morgs do brechó lindão Bem QT Quis onde sempre deixo os meus desapegos. Ela é vegetariana então vamos fazer um almoço de segunda sem carne juntas dia 30 de abril, 12hrs. Só entrar lá no nosso instagram @comalaemcasa para participar.
Enquanto isso, o Esdras, que está impossibilitado de fazer shows por motivos óbvios, aproveitou pra criar uma série de vídeos tocados a distância. Ele convida alguém(ns) pra se filmar tocando uma música e depois ele grava a parte dele em cima e monta um vídeo. Ele tem feito vídeos diários e cada um tá mais maneiro do que o outro. Música transforma. Segue ele lá no instagram @esdrasnogueira pra não perder nenhum.
E pra manter a saúde mental eu, e muitos de vocês também, cozinhamos.
Fiz este bolo na última festinha na nossa casa em Brasília antes desta vinda de péssimo timing a SP. Estava fazendo a limpa de itens da nossa despensa e não queria comprar absolutamente nada a mais. Lancei alguns ingredientes que queria usar na internet pra buscar inspiração – cacau, coco, óleo de coco, dei de cara com uma receita da Nigella que de quebra era vegana e pensei, se é dela, vai ser boa. Amo a Nigella. Graças a ela e ao Jamie Oliver láaaaaaa quando fui morar sozinha bem baby ainda dei meus primeiros passos na cozinha. As receitas deles são práticas, fáceis, mesmo quando mais rebuscadas, são simples o bastante para que qualquer pessoa faça e acerte e, o mais importante, são verdadeiramente gostosas. São receitas que depois de um tempo você internaliza, te dão confiança, viram parte do seu repertório ao ponto que você quase nem precisa consultar mais. São receitas que te ensinam a cozinhar.
O bolo é simplão. Só misturar as coisas basicamente. E o resultado é um bolo bem molhadinho e bem intenso. Ele foi devorado em segundos nesse dia da foto.
- Para o bolo
- 225g de farinha de trigo
- 1½ c.c. de bicarbonato de sódio
- ½ c.c. de sal
- 1½ c.c. café em pó (se tiver instantâneo dissolve melhor)
- 75g de cacau
- 75g de coco ralado
- 300g de açúcar mascavo
- 375ml de água quente
- 75g (90ml) de óleo de coco
- 1½ c.c. de vinagre de maçã ou de vinho branco
- Para a cobertura
- 60ml de água fria
- 75g de manteiga de coco (diferente do óleo)
- 50g de açúcar mascavo
- 1½ c.c.de café em pó (melhor se for instantâneo)
- 1½ c.s. de cacau
- 150g chocolate amargo 70% (verifique que não contem leite na etiqueta para ser vegano)
- 25 de coco ralado para salpicar
- Enquanto você pré-aquece o forno a 180oC você faz a cobertura. Coloque todos os ingredientes da cobertura menos o chocolate picado e o coco para salpicar numa panela média. Misture bem e certifique-se que tudo está dissolvido, mexendo até ferver. Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado mexendo um pouco a panela para cobrir o chocolate por completo. Deixe um minutinho sem mexer e depois misture bem com uma espátula ou fouet até obter uma cobertura lisa e brilhosa. Deixe de lado para esfriar, dando uma mexidinha de vez em quando.
- Unte uma forma de bolo com um pouco de óleo ou manteiga de coco, eu usei uma furada, mas pode ser a que você tiver disponível. Ao invés de usar farinha após a untada, use um pouco de cacau para não manchar o bolo de branco (fiz com farinha pq meu cacau acabou).
- Para o bolo
- Junte a farinha, bicarbonato, sal, café em pó e cacau numa tigela e misture.
- Numa panela média junte o açúcar, água, óleo de coco e vinagre até o óleo de coco derreter (se estiver calor onde você está ele talvez já esteja líquido – nesse caso não precisa esquentar, só misturar tudo). Acrescente os ingredientes secos, misture bem, acrescente o coco ralado à massa e misture.
- Coloque a massa na forma preparada e asse por uns 35 minutos ou até soltar das bordas e um palito inserido no meio sair limpo. Tente não assar demais. Ele é melhor mais pro menos do que pro mais.
- Espere o bolo esfriar para desenformar e colocar a cobertura.
- Desenforme num prato bonito, dê mais uma boa misturada na cobertura e espalhe no bolo usando uma espátula. Salpique com coco ralado e devore.
Na hora que você estiver precisando de um carinhozinho na forma de bolo de chocolate com coco, esse daqui é uma bela pedida!
Para acompanhar no som, Lucy in the sky na versão lindona do pianista Makaya McCraven.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário