Aquela massa perfeitamente amanteigada que desmancha na boca, aquele recheio farto de cogumelos, uma das coisas mais deliciosas maravilhosas incríveis que a natureza nos proporcionou. Acrescenta quantidades generosas de alho, o melhor amigo do cogumelo, e queijo… muito queijo. Só love. Só. Love.
Primeiro vamos falar sobre a massa. Sou fã de massas amanteigadas. Olha esta torta de abóbora e cebola caramelizada AQUI. Olha esta de frutas amarelas com crosta de centeio AQUI. Olha esta outra com trigo sarraceno AQUI. Esta outra galette maravilha de morangos AQUI. Mas a massa que sei de cor e que uso de base para qualquer variação é esta DAQUI desta torta linda de morango e limão (que super ultra mega recomendo. amo.). A massa é neutra o suficiente para que não faça grandes diferenças se o recheio é doce ou salgado e a quantidade que essa receita rende é perfeita para fazer 2 galettes aqui em casa. Meu modus operandi é fazer a a receita completa, usar metade da massa na hora e guardar a segunda metade no congelador. Confesso. Frequentemente dobro a receita pra otimizar meu trabalho e garantir meu futuro. Ela de fato congela lindamente. Depois é só baixar pra geladeira por umas tantas horas e prosseguir com abrir a massa como descrito na receita na caixinha. Dica quente migs. Essa é pra você que tá sempre pedindo as dicas de praticidade na cozinha.
*atualização em 2022: fiz um post só para essa massa com fotos do passo a passo. dá um confere AQUI.
E o lance é, se você tem uma massa lindamente amanteigada e perfeita dessas você basicamente pode colocar qualquer coisa dentro dela que vai ficar bom. Aqui, cogus, mas já perdi a conta de quantas vezes foi o que tinha na geladeira e pronto.
A massa é simplona. Uma misturinha de farinha de trigo, um alô de açúcar e outro de sal, muita manteiga GELADA, muito importante que seja gelada!, um toquinho de vinagre (quase sempre uso de arroz) e água só o suficiente pra formar a massa. O que deixa essa massa maravilhosa é, obviamente, a manteiga, e a razão para ela estar gelada é que você vai incorporar ela à farinha despedaçando os cubinhos gelados com a ponta dos dedos. Ela não vai se desmanchar e derreter e incorporar por completo na massa. E quando a massa de fato se forma, depois de já colocar o toque de água (é bem pouca), aqueles pedacinhos de manteiga que não se desmancharam por completo vão permanecer. A massa volta pra geladeira e essa manteiga vai endurecer bem novamente. E daí quando vai pro forno quente acontece uma mágica! aqueles pedacinhos de manteiga derretem e mini bolsões de ar se formam resultando naquela massa que faz croc, mas ao mesmo tempo derrete na boca. É muita perfeição demais da conta e é uma massa que todo mundo merece ter no seu repertório.
O recheio aqui foi muito cogumelo puxado com muito alho bem picadinho e depois finalizei com quantidades generosas do queijo tulha delícia da fazenda athalaia. Mas se você reparar nas fotos, algumas são de outro dia. E nesse usei uma boa quantidade de ricota caseira – veja AQUI como faz. juro que é fácil e você vai ser muito feliz com sua ricota incrível. Outras vezes usei um bom parmesão. Outras vezes não usei nenhum queijo. Dá certo também.
Ah! Nesse dia da ricota também fiz outra coisa diferente – substituí uma parte da farinha de trigo por farinha integral. Funciona que é uma beleza! Se substituir tudo ficar delicioso tb, mas fica mais quebradiça na hora de abrir. Nada demais. Só colar qualquer rasgo apertando com os dedos. Vantagens de uma galette. Sem perfeccionismos. Se a dobrinha não ficar meticulosamente no lugar tá tudo certo. Ela é linda e deliciosa de qualquer jeito.
- para a massa (rende 2 discos – sobrará 1):
- 200g (1 tablete( de manteiga gelada
- 2 1/4 xícara de farinha de trigo
- 1 c.s. de açúcar
- 1 c.c. de sal
- 1 c.s. de vinagre de arroz ou outro neutro que tenha a mão
- para o recheio
- 400g de cogumelos (pode ser de vários tipos – fatiar ou separar caso seja shimeji)
- 4-5 dentes de alho bem picados
- 1 cebola roxa fatiada
- alguns ramos de tomilho (opcional)
- 1 xícara de queijo (usei tipo tulha, ralado em uma foto e ricota caseira em outra – veja notas no texto)
- azeite para refogar
- 1 c.s. de manteiga para refogar
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1 ovo batido com 1 c.s. de água para pincelar
- Para a massa:
- Numa tigela junte a farinha, açúcar e sal. Corte a manteiga em cubos e junte aos demais ingredientes. Com as mãos incorpore a manteiga à farinha esmagando os cubos. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores do que outros. Isso garante uma massa mais leve e craquelenta. A farinha deve ficar com a textura de uma boa farofa.
- Numa tigelinha misture o vinagre e 3 colheres de sopa de água gelada. Acrescente o líquido à massa e vá misturando tudo rapidamente. Talvez você precisa mais um pouquinho de água gelada – ½-1 colher de sopa a mais, mas lembre que esta não é uma massa muito molhada. Você só quer líquido o suficiente para juntar a farinha seca.
- Coloque a massa numa superfície limpa e amasse somente o suficiente para formar uma massa coesa. Ao contrário de uma massa de pão, aqui você não quer desenvolver o glúten. Separe a massa em dois, embrulhe soltamente no filme pvc e amasse para formar dois discos. Leve à geladeira por pelo menos meia hora.
- A massa pode ser feita com até 3 dias de antecedência ou pode ser congelada. A torta usa somente metade da massa. Congele o segundo disco para outro dia. Você no futuro vai agradecer o você do presente.
- Para o recheio:
- Refogue primeiro a cebola no azeite até ela dar uma boa dourada, acrescente os cogumelos com alho e a manteiga até os cogumelos amolecerem. Se usar o tomilho acrescente ao refogado. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve para ficar morno.
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Retire um disco de massa da geladeira uns 10 minutos antes de abrir.
- Salpique a bancada limpa com farinha de trigo e abra a massa cuidadosamente com um rolo (ou improvise com uma garrafa de vinho) até ficar com aproximadamente 1/4 de cm. Tente fazer um formato redondo, mas não se preocupe demais. Esta torta não precisa ser perfeitinha. Transfira a massa para uma assadeira enrolando a massa no rolo para facilitar o transporte. Acrescente o recheio de cogumelos ao centro da massa e distribua o queijo de sua escolha. Dobre as bordas da torta tal qual nas fotos. Pincele a massa com a mistura de ovo e leve ao forno até dourar bem – uns 40 minutos.
- Devore.
Ah! e pra você que vive me perguntando sobre a minha frigideira de ferro fundido. Ela é demais mesmo :) Esta DAQUI é bem parecida.
No som, para acompanhar dá um play nessa música que deveria ser o hino deste cantinho – Home Cooking do grande e já saudoso Tony Allen que nos deixou bem recentemente. A letra é bem perfeita <3
beijos,
Mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
Marcus
Pode usar MARGARINA CULINÁRIA no lugar da manteiga
comalaemcasa
Oi Marcus, imagino que deve poder sim. Não tenho costume de usar margarina então nunca testei.
Marcus
Eu de novo. Essa massa pode ser usada com recheio doce?
comalaemcasa
com certeza! ela é neutrinha de um jeito super flex. se quiser, na hora de assar pincela com o ovo e salpica com um açúcar demerara ou algum outro mais texturizado pra dar um dulçor a mais.
depois acabei fazendo este post só para essa massa de tanto que uso ela https://comalaemcasa.com.br/2022/02/massa-amanteigada-para-tortas/