• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Coma Lá em Casa logo

  • Quem somos nós
    • nossos eventos
      • Jantar Lá em Casa
      • Coma no Jardin
  • Receitas
  • Mentorias
  • e-books
  • produtinhos selecionados a dedo
    • nossas panelas favoritas
    • os nossos eletrodomésticos
    • utensílios essenciais e firulados
    • livros do coração
  • Lojinha
You are here: Home / festinhas / crema catalana e o divertidíssimo caviar de morango

crema catalana e o divertidíssimo caviar de morango

23 de junho de 2014 by comalaemcasa 5 Comments

Ocasionalmente promovemos os jantares Lá em Casa – este blog nasceu por causa deles na realidade e aos poucos evoluiu para um blog de receitas de forma geral. Mas os jantares moram no nosso coração e são uma incrível fonte de aprendizagem pra gente. Recentemente fizemos um jantar em parceria com a banda do Esdras, os queridos Móveis Coloniais de Acaju. Eles fizeram um financiamento coletivo para a ida deles a Barcelona para tocar no festival Primavera Sound e uma das recompensas para os financiadores era um jantar produzido por nós.

Foi uma noite inesquecível e em breve postaremos muitíssimas fotos do evento, mas hoje começaremos com uma das receitas, a sobremesa. Como o financiamento coletivo era para viabilizar uma viagem para a Espanha desenvolvemos um menu repleto de receitas daquele país. Confesso que é das culinárias que mais me empolgam no mundo. Adoro a absoluta simplicidade de alguns dos pratos e o entendimento perfeito de que se você tem um ingrediente incrível não existe razão pra inventar muita firula. E ao mesmo tempo foi dessa mesma terra que surgiu o movimento da gastronomia molecular que levou a uma verdadeira revolução mundial. Enfim, a conclusão é: esse povo sabe das coisas. Sou fã.

crema catalana 10

E essa nossa sobremesa foi bem isso – uma mistura do clássico mega simples e delicioso com uma pitada de diversão do mundo molecular. A crema catalana é uma espécie de crème brûlée, um creme delicioso, caprichado na baunilha, e no caso da crema catalana, também caprichado com ingredientes aromáticos que dão um sabor maravilhoso, tudo finalizado com aquela crostinha de açúcar queimado que é só felicidade. A receita que usamos como base veio do espetacular livro The Family Meal: Home Cooking with Ferran Adriá. O Ferran Adriá é justamente o pai de todo esse movimento molecular com o seu premiadíssimo e finado restaurante El Bulli, que ficava bem pertinho de Barcelona. Family meal é o nome dado em inglês para a refeição dos funcionários de um restaurante. Acho esse nome uma fofura :) O livro é justamente um apanhado super organizado das receitas das refeições dos funcionários do El Bulli, que tinha um verdadeiro batalhão de gente para produzir aqueles menus elaboradíssimos. Recomendo demais esse livro porque eles desenvolveram um sistema muito bem coordenado e pensado para essas refeições diárias para tanta gente e as receitas, além de deliciosas, estão explicadas com fotos passo-a-passo e com quantidades para 2, 4, 20 e às vezes até mais pessoas. Tudo bem mastigadinho, bem detalhadinho, para qualquer um conseguir entender. Simplesmente demais.

caviar de morango 18

Nossa crema catalana veio acompanhada de um caviar de morango. Esse caviar, cujo sabor pode variar desde que o princípio da quantidade de líquido seja respeitado, é uma forma bem fácil e divertida de se aventurar nesse mundo molecular. Infelizmente a grande maioria das técnicas usadas nesse tipo de gastronomia requer equipamentos especiais que dificilmente o cozinheiro de casa terá. Para esta receita o único equipamento especial necessário é uma seringa ou conta gotas, que podem ser facilmente adquiridos na farmácia da esquina. Essencialmente você precisa fazer uma gelatina saborizada, no nosso caso com morango com um toque de limão e cointreau, bem concentrada e, com o uso da seringa, jogar gotas da gelatina num óleo super gelado (que precisa ser mantido gelado durante todo o processo submerso numa bacia de gelo). As gotinhas vão caindo e formando os caviares quando entram em contato com o óleo gelado. Um barato! Parecíamos criancinhas num parque de diversões quando começamos a fazer. O resultado final é um caviar gelatinoso que é uma explosão de sabor e que, nesse caso, forneceu uma acidez super gostosa para a crema catalana. À primeira vista esse caviar parece super complicado, mas a verdade é que nem é e vira uma brincadeira pra lá de maneira na cozinha.

caviar de morango 11   caviar de morango 14

Agora a receita:

crema catalana e o divertidíssimo caviar de morango
 
Imprimir
Rendimento: 5 ramekins de crema catalana e uns dois vidrinhos pequenos de caviar
Ingredientes
  • PARA A CREMA CATALANA:
  • 1 xícara de leite integral
  • ¼ de xícara de creme de leite
  • ¼ de uma canela em pau
  • 1 tira de casca de limão
  • 1 tira de casca de laranja
  • ½ fava de baunilha cortada ao meio para raspar as sementes
  • 3 gemas
  • ¼ de xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de maisena
  • açúcar refinado ou confeiteiro para maçaricar

  • PARA O CAVIAR DE MORANGO:
  • 2-3 xícaras de óleo
  • 4 colheres de chá de gelatina em pó
  • 3 colheres de sopa de água fria
  • gelo
  • ¼ de xícara de sal grosso
  • 1 caixa de morango
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 dose de cointreau
  • 2 limões
Modo de preparo
  1. PARA A CREMA CATALANA:
  2. Junte o leite, creme de leite, cascas de limão e laranja, canela e as sementes da baunilha numa panela. Deixe ferver em fogo baixo.
  3. Numa cumbuca junte as gemas, açúcar e maisena. Misture bem.
  4. Coe a misture do leite e creme de leite aromatizado e junte às gemas misturando sem parar. Cuidado para não cozinhar as gemas. Misture. Misture. Misture.
  5. Transfira a mistura toda para uma panela limpa e leve ao fogo médio misturando sem parar até engrossar um pouco - uns 10 minutos.
  6. Coloque no prato em que for servir (nós usamos ramekins) e deixe esfriar. Depois de frio pode tampar e guardar na geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro.
  7. Na hora de servir salpique cada ramekin com açúcar refinado ou confeiteiro (o cristal não funciona tão bem) e use um maçarico para formar a crostinha de açúcar. Se você não tiver maçarico, dá pra improvisar aquecendo bem uma colher (ela vai dar uma estragadinha, então use uma que você não ame de paixão), e qualquer coisa, sirva sem a crostinha que vai ser sucesso igual.
  8. Sirva imediatamente.

  9. PARA O CAVIAR DE MORANGO:
  10. Primeiro você precisa fazer o seu líquido que dará sabor ao seu caviar. Neste caso fizemos de morango com limão e cointreau, mas pode ser o que você quiser desde que renda 75ml e que seja um sabor bem concentrado.
  11. Para o nosso sabor: corte os morangos em pedaços, junte com o açúcar, o suco dos limões e o cointreau e leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando. Após uns 10 minutos um caldo vermelho lindo vai se formar. É isso que queremos.
  12. Coe e reserve o líquido. Os morangos estarão deliciosos e você pode comer com iogurte, sorvete, como topping de panqueca...
  13. Nesse meio tempo, coloque o óleo num recipiente de vidro - nós usamos o copo grandão que temos para fazer drinks e leve ao congelador para ficar beeeeem gelado, mas sem congelar. Ou, se você se lembrar, guarde na geladeira de um dia para o outro - é melhor.
  14. Misture a gelatina em pó com a água até formar uma pasta gelatinosa sem pedaços. Reserve.
  15. Esquente seus 75ml de líquido, mas não deixe ferver. Misture na gelatina até que ela dissolva completamente.
  16. Agora prepare seus instrumentos - conta gotas ou seringa. Nós usamos seringa.
  17. Pegue uma cumbuca grande, encha de gelo, um pouco de água e sal grosso e acomode seu recipiente de óleo gelado de forma que ele esteja bem submerso no gelo.
  18. Encha sua seringa com o líquido gelatinoso e deixe cair as gotas no óleo. Se você deixar cair umas duas ou três gotas bem rapidinho elas se juntam e formam uma bolinha maior. Se você deixar cair uma de cada vez você terá um caviar menorzinho. Demora um pouquinho pra pegar o jeito, de vez em quando você vai perder o controle e vai sair um jatinho ao invés das gotas, mas não tem problema. Os caviares podem até não ficarem todos idênticos, mas eles vão se formando e é o máximo!
  19. Use mais ou menos metade do seu líquido. Pare por uns 5 minutos. Retire os caviares que estarão lá no fundo do seu recipiente com uma colher e deixe escorrendo enquanto você continua fazendo os caviares com o resto do líquido.
  20. Quando terminar, espere novamente 5 minutos, retire com a colher, escorra e guarde num recipiente com uma colherzinha de óleo para manter os caviares molhados. Dá pra guardar por uns 3-4 dias numa boa.
  21. Nós servimos umas duas colheres de chá por cima de cada ramekin de crema catalana.
3.2.1311

beijos,

Mariana

Filed Under: festinhas, jantares Lá em casa, para adoçar a vida Tagged With: 6a edição, caviar de morango, cointreau, creme de leite, doce, espanha, ferran adriá, gastronomia molecular, jantares lá em casa, limão, Morango, sobremesa

« quando um jello shot deixa de ser coisa de molecada
Galinhada pra família toda »

Reader Interactions

Comments

  1. Amanda Ourofino

    7 de julho de 2014 at 02:13

    Uau Mariana!
    Sou apaixonada (também) pela cozinha molecular, e fã do Adriá!
    Confesso que nunca tinha pensado que poderia fazer qualquer coisa dessa culinária complexa, justamente por causa dos equipamentos necessários e tal, mas agora fiquei aqui “quicando” de alegria, já pensando no momento de testar esse caviar de morango! :D
    Obrigada pela dica! Se ficar bom, mando fotos! Hahaha
    Abraço,
    Amanda

    Ps: uma vez comi uma feijoada molecular, no Mani (SP), e foi uma das coisas mais inusitadas! O feijão tava todo encapsulado, e essas cápsulas estouravam na boca de um jeito muito estranho e engraçado! Foi demais!

    Responder
    • comalaemcasa

      7 de julho de 2014 at 23:37

      Que maneiro Amanda!!! Queremos fotos sim!!!! E se animar, faz de mais sabores :)
      Isso que você comeu no Mani deve ter sido uma das coisas que estávamos doidos pra tentar fazer, mas desistimos por não conseguir alguns dos ingredientes e por requerer aparelhos mais complicados. Algum dia… :)

      Volte sempre e depois conta pra gente se deu certo.
      beijos!

      Responder

Trackbacks

  1. O refrescante gazpacho disse:
    16 de julho de 2014 às 13:09

    […] novamente no livro Family Meal – Home Cooking with Ferran Adriá que usamos também para a crema catalana que publicamos recentemente. Esse livro é verdadeiramente sensacional e usamos para várias […]

    Responder
  2. todo meu amor por açúcar de baunilha disse:
    28 de novembro de 2014 às 14:26

    […] é o seguinte: sempre que alguma receita que faço pede baunilha em favas, tipo esta crema catalana aqui, eu abro as favas, raspo as lindas e micro sementinhas do interior para usar na receita e reservo a […]

    Responder
  3. Dia das crianças – 30 receitas para cozinhar com e para os pequenos disse:
    4 de outubro de 2016 às 14:26

    […] opção para os cientistas do futuro é esta crema catalana com caviar de morango. O processo de fazer o caviar é um barato. Nós mesmos parecíamos duas criançonas soltando as […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que você achou desta receita?




:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

o que você está buscando?

Olá olá!!!

Somos Mariana e Esdras e há 9 anos estamos por aqui compartilhando nossas receitas e histórias na cozinha e na música.
Chega mais, se joga nas receitas e dá um play no som porque comer e cozinhar com música é bom demais! Saiba mais…

newsletter

receba nossas postagens na sua caixa de e-mail

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • RSS
  • Twitter
  • YouTube

Categorias

  • acompanhamentos
  • bebidas
  • café da manhã / brunch
  • coma com música
  • coma no jardin
  • dicas de cositas que amamos
  • e-books
  • festinhas
  • horta lá em casa
  • jantares Lá em casa
  • lanchinhos
  • nossas seleções por tema
  • o dia a dia na cozinha
  • o dia todo na cozinha
  • para adoçar a vida
  • pitadas
  • por aí
  • pratos principais
  • receitas idiotas que impressionam
  • receitas nossas
  • Sem categoria
  • veganas
  • vegetarianas
  • vídeos

instagram @comalaemcasa

  • ⭐⭐⭐ receita nova!!! barrinha de cereais perfeita ⭐⭐⭐ apaixonei demais nessa receita. há tempos que testo altas receitinhas de barrinhas,
  • ⭐️⭐️⭐️ amanhã, sábado, tem LIVE de panqueca de maçã!!! ⭐️⭐️⭐️ 09h30 a gente se encontra por aqui pra trocar uma
  • sabia que todas as nossas receitas vêm acompanhadas de uma música? #comacommúsica aqui em casa a gente é metade comida
  • #tbt com tulipas #comaporaí #comanaholanda
  • ⭐️⭐️⭐️ sábado tem LIVE de panqueca de maçã!!! ⭐️⭐️⭐️ 09h30 a gente se encontra por aqui pra trocar uma ideia
  • 4a, meio da semana, aquela correria, o fim de semana passado já foi há anos luz e o próximo ainda
  • este quase um ano tem sido bem desafiador pra muita gente na cozinha. rolou a fase inicial do encantamento, depois
  • esta é das receitas que eu mais repito aqui em casa no dia a dia. couve-flor ensopada delícia na vibe
  • e no 15o dia chegamos ao fim da série #comaprático com 15 diquinhas e tarefitas pra te ajudar a ter
  • em tempos pré-pandêmicos quando promovíamos pequenas aglomerações na nossa casa semanalmente sim, somos festeiros não à toa inventamos de fazer
  • carneirim cheio de especiarias desfiando + arroz basmati com açafrão, castanha de caju e tâmaras tão delícia que nem precisava
  • eu sou adepta intensa da #cozinhaterapia e com o caos todo de notícias de ontem me enfiei na cozinha e
  • ⭐️⭐️⭐️ receita nova ⭐️⭐️⭐️ panqueca de maçã toda semana tem receitinha nova no comalaemcasa.com.br e a de hoje chegou em
  • ahhhh o congelador. ele tanto pode ser uma caixa de pandora cheia de itens indecifráveis quanto pode ser a salvação
  • a gente vive num eterno #tbt ultimamente... nessa foto estávamos num dos poucos day-off da turnê do @esdrasnogueira pela europa
  • uma despensa caprichada é o super trunfo da cozinha ❤️ esse é o tema de hoje da série #comaprático passa
  • 4a é dia de #comavaptvupt receitinhas rapidinhas delicinhas só love. a de hoje é a primeira receitinha nova no ar
  • continuando a série #comaprático o assunto de hoje é desperdício. quem nunca se xingou um pouquinho ao jogar fora uma
  • 2020 foi um ano bem pra muita gente no mundo da cozinha. sem meias palavras. foi e tá sendo ainda
  • já passamos da metade da série #comaprático , recheada de diquinhas e tarefas pra trazer um pouco mais de leveza

Footer

Copyright © 2021 Coma Lá em Casa on the Foodie Pro Theme