Recordar é viver. E atualizar e dar um up é melhor ainda…
Eu lembro direitinho de chegar nas festinhas no começo da faculdade e rolar jello shot. O básico era qualquer sabor dessas gelatinas industrializadas com um bocado de vodka. O trem era forte e, sejamos sinceros, sensacional!
E daí o tempo passa, a nossa capacidade de acordar de boa após quantidades abusivas de álcool decididamente diminui, e jello shot passa a ser aquela coisa de molecada que ainda não sabia das coisas boas da vida…
Mas eu estou aqui pra dizer que nã nã não! Jello shot é a maior diversão!!! Ultimamente tenho visto receitas das mais variadas pipocando pra tudo quanto é canto e resolvi que já tinha passado da hora de fazer um jello shot maneiro. Xô gelatina industrializada. O lance é usar gelatina sem sabor e caprichar na calda de frutas frescas lindas e maravilhosas + um álcool maneiro porque ninguém é de ferro e já que é pra ter essas férias forçadas malucas de um mês de copa então que seja repleta de delícias divertidas, coloridas e alcóolicas ;)
Me inspirei numa receita que vi por aí que estava tão linda, mas que infelizmente era de um sabor que não rolava de fazer – ruibarbo. Eu amo ruibarbo!! Mas alguém já achou alguma vez pra comprar nessa Brasília?? Sei que em SP rola de vez em quando, mas por aqui necas… Mas para manter a cor e aproveitar que estão em época o sabor escolhido foi morango. Queria que ficasse doce e azedinho então usei também tangerinas e limão daquele com a casca laranja, sabe? Alguns chamam de limão china, outros de galego (eu conhecia o de casca fina amarela como galego então não sei de mais nada! uma confusão!)… só sei que tem um pé aqui na nossa quadra e sempre que passeamos com o cão damos uma paradinha por lá pra catar uns ;) Ele é muito aromático – lembra a tangerina – acho uma verdadeira delícia.
Primeiro fiz uma calda com os morangos e alguns dos limões. Essa calda foi a que deu o sabor à gelatina que foi feita em duas etapas. A primeira, mais concentrada, ficou bem vermelhona. A segunda foi a que levou o álcool e ficou bem mais diluída num segundo tom lindo.
Vamos à receita:
- PARA A CALDA DE MORANGO E LIMÃO:
- 2 caixas de morango
- 2 limões china bem suculentos (ou uns 3-4 limões tahiti)
- 1 xícara de água
- 2 xícaras de açúcar
- PARA O JELLO SHOT
- 2 xícaras da calda de morango e limão
- 8 pacotes de gelatina em pó sem sabor
- 1 xícara de suco (eu misturei limão e tangerina)
- 1/2 xícara de gin
- 1/4 xícara de açúcar
- 3 xícaras de espumante
- PARA A CALDA DE MORANGO E LIMÃO
- Lave os morangos e corte ao meio.
- Junte todos os ingredientes numa panela e cozinhe em fogo brando por mais ou menos uma hora.
- Coe – o líquido é o que você vai usar pro resto da receita. Advinha o que sobrou??? Geléia!!! Seu café da manhã está garantido ;)
- PARA O JELLO SHOT
- Unte uma assadeira média (a minha tem uns 20 x 30 cm) com óleo.
- Aqueça 1 1/2 xícara da sua calda, mas sem ferver. Misture dois pacotes de gelatina. Mexa bem por uns 2 minutos até dissolver ao máximo.
- Coe (sempre ficam uns pedaços de gelatina sem dissolver) e espalhe essa primeira camada na sua assadeira.
- Gele até endurecer (uma hora mais ou menos).
- Agora aqueça o resto da calda (1/2 xícara) com a mistura de suco de limão e tangerina e o açúcar até dissolver o açúcar, mas sem ferver. Misture os outros 6 pacotes de gelatina de novo por uns 2 minutos e coe novamente.
- Agora misture o gin, depois o espumante (tente fazer o mínimo possível de bolhas) e jogue por cima da outra camada já endurecida.
- Gele por algumas horas e pronto! Na hora de servir é só soltar as laterais com uma espátula e virar a assadeira num prato grande. Corte em cubinhos e divirta-se!
Suas festinhas nunca mais serão as mesmas ;)
beijos,
Mariana
[…] é bom usar um pouco de geléia para ajudar a dar uma liga. Eu tinha a que sobrou quando fiz o jello shot dia desses e ficou perfeito, mas uma industrializada resolve […]