Delícia, crocante em cima, cremosa no meio, com o docinho azedinho das frutas, verdadeiramente linda e facílima de fazer! Já virou das minhas tortas favoritas da vida. Certeza que vai ser da sua também.
Ando numa fase muito cheia de amores por massa filo há um tempo já e tudo se deve a esta torta. Rolou aquele amor à primeira vista. Também né? Bora combinar, a bicha é vistosa. Precisava testar.
E desde então tenho testado zilhões de receitas doces e salgadas com essa massa incrivelmente versátil e nunca mais deixei de ter um pacotinho no freezer. Não é dessas que tem em todo mercado, mas dá uma fuçada nos bons empórios da sua cidade que você vai achar ali no setor de congelados – normalmente vem numa embalagem parecida à da massa folhada e tal qual sua irmã das massas, também precisa descongelar umas boas horas na geladeira ou algumas horinhas na bancada antes de poder ser usada.
Não se assuste com as folhas ultra finas e delicadas. Vai rolar umas quebradinhas, mas tá tudo bem. Imperfeições não aparecem nesta torta. É só descongelar direitinho e manusear com delicadeza.
E daí qual o esquema – para máxima crocância o primeiro passo é pincelar as folhas de massa filo com manteiga derretida, dar uma amassadinha na folha, como se fosse uma sanfona, e daí enrola como uma flor (ou no formato que você quiser, mas assim é simpático porque forma porções individuais bem perfeitinhas – ó que bonitinha na foto).
Vou mentir não, bem gostosinho de fazer esse processo… Depois dá uma pré-assada pra já deixar tudo levemente dourado.
Uma misturinha clássica de ovos, leite e creme de leite levemente adoçada vem por cima regando tudo. Se quiser firular, pode saborizar com umas especiarias ou raspas de cítricos. Umas frutinhas pra dar aquele brilho. Volta ao forno até o creme firmar e foi.
Tão fácil! Tão bom! Tão lindo!
torta de massa filo amassada
Ingredients
- 10-12 folhas de massa filo retire do freezer e reserve na geladeira de um dia para o outro ou deixe umas duas horas na bancada antes de usar
- 1/4-1/2 xícara de manteiga derretida para pincelar a massa
- 100 g (1/2 xícara) de açúcar + 1 colher de sopa
- 2 ovos
- 2 gemas
- 240 ml (1 xícara) de leite
- 120 ml (1/2 xícara) de creme de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de frutinhas como mirtilos, amoras, morangos, framboesas e afins no dia da foto usei mirtilos e physalis do quintal
- açúcar confeiteiro para salpicar no final
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 200oC e unte um prato de torta redondo que possa ir ao forno com manteiga.
- Trabalhando com uma folha de massa filo de cada vez, pincele generosamente a folha com manteiga derretida
- e amasse a folha formando uma espécie de leque.
- Enrole formando uma flor e disponha no prato de torta. (Se preferir, arrume em outro formato, mas este rende porções individuais perfeitinhas).
- Repita com todas as folhas.
- Salpique as folhas com 1 colher de sopa de açúcar e leve ao forno até começar a dourar. Uns 15-20 minutos.
- Enquanto isso, misture bem os ovos, gemas, açúcar, leite, creme de leite, extrato e sal e prepare as frutas – se estiverem grandes, corte em pedaços menores.
- Quando a massa estiver dourada retire do forno, espalhe algumas das frutinhas nos espaços em que conseguir encaixar, acrescente a mistura de ovos, finalize com mais outras frutinhas e asse até o creme firmar – uns 20 minutos.
- Uma salpicada de açúcar confeiteiro pra dar aquele tchararã final e
- devore quentinho ou em temperatura ambiente. Esta torta é melhor no dia em que é feita. Caso sobre (não vai sobrar!), mas caso sobre e precise guardar para o dia seguinte, leve ao forno rapidinho novamente para recuperar a crocância da massa filo.
coma com música
Para acompanhar no som, uma playlist que fizemos com alguns dos trabalhos da galera que participou da gravação do Lá em Casa Sessions. O último disco do Esdras foi gravado na sala cozinha aqui de casa com uma receita para acompanhar cada uma das músicas. Foi uma bagunça gostosa daquelas que a gente adora inventar. AQUI você pode conhecer mais sobre esse projeto e conferir cada música e cada receita.
E daí que além do quarteto que há anos toca com o Esdras (com Marcus Moraes na guitarra, Thiago Cunha na bateria e Vavá Afiouni no baixo), este disco teve a participação de mais 4 artistas (Thanise Silva na flauta, Iara Gomes no piano, Lene Max na percussão e Lôsha Buah no trombone) e nesta playlist aqui tem músicas de outros trabalhos que essa galera talentosa já gravou. Dá um play e se você estiver lendo este post no finzinho de 2024, começo de 2025, quem sabe a gente não se encontra por aí nos shows que Esdras está fazendo com esse trabalho pelo Brasil. O show é em sexteto e tá bonitão. Pra ficar por dentro da agenda de shows do Esdras segue ele no insta e assina a nossa newsletter que a gente sempre tenta avisar nossas notícias do mundo musical ;).
Deixe um comentário