Música potente para iniciar um disco + drink intenso e surpreendente para iniciar uma refeição.
Assim começa a nossa nova série #comaemtranse: uma receita para cada música do disco novo do Esdras, Transe | Esdras Nogueira e Grupo tocam Transa.
A série vem junto com um Jantar Lá em Casa super especial no qual escutaremos o disco Transe na íntegra com exclusividade antes de seu lançamento no dia 9 de abril. Um jantar harmonizado com um disco. Som e sabor tudo junto misturado, que nem a gente. Coma com música. Neste post AQUI tá tudo bem explicadinho.
Então começa assim. A gente dá um play no som. E vai entrando no clima.
No som, You don’t know me passou de um ritmo gostosinho no violão para uma versão instrumental mais dançante, que dá umas flertadas com o afrobeat e brinca com efeitos sonoros que te transportam para um lugar bem diferente. A versão ficou pura diversão. Ninguém fica parado.
A gente quis brincar igual na comida e uma música dançante desse tanto tinha que vir acompanhada de um drink. E a brincadeira ficou por conta da água de tomate no bloody mary que perdeu sua cor vermelho intenso e ficou transparente. E se você lembra da capa original do Transa de Caetano você já sacou que o vermelho que está no clipe, nas nossas fotos, nas receitas que acompanham o disco, em todos os lugares, não é por acaso.
E, sério, um brinde para essa música deliciosa e para a água de tomate, que se você nunca provou, prepara. Sua vida está a ponto de mudar.
Uma simples técnica e você tem toda a essência de sabor do tomate sem nada da cor. As possibilidades são infinitas.
Para fazer a água de tomate basta bater tomate com um pouco de sal no liquidificador e depois deixar escorrer numa peneira forrada com um pano ou um coador de café limpo por algumas horas sem mexer. A água do tomate vai se soltando e pingando carregando consigo todo o sabor maravilhoso do tomate. Se espremer o pano ou mexer com uma colher a cor começa a vir junto e fica rosado. Se deixar pingando pacientemente (demora umas 2 ou 3 horas) seu líquido será uma perfeição. Só assim já dá pra usar para uma caprese diferente (como esta AQUI), como entradinha, pra fazer um sorbet…
Mas para dar aquele tcharãrã e deixar seu bloody mary verdadeiramente incrível a manha é fazer a água de tomate mais temperada desde o início. No caso, além do sal, a gente bate o tomate com pepino, aipo, raiz forte e um pouco do nosso picles de jalapeño amado (a receita dele será publicada mais à frente, mas é só seguir a proporção base deste picles AQUI ou AQUI e misturar no jalapeño fatiado – fica ótimo na hora, beeem ótimo depois de uns 3 dias, e beeeeeeeeem ótimo por uma eternidade guardado bonitinho em potes esterilizados e armazenados em local fresco). Se não rolar o picles substitua por algum molho de pimenta de sua escolha e ajuste a acidez com vinagre ou suco de limão.
A água de tomate resultante dessa mistura continuará translúcida e já sairá prontinha, lindamente temperada com uma boa picância (viva o jalapeño – ajuste pro tanto que você curte), é só misturar no copo com vodka em dois tempos tornando este um drink maravilhoso para festinhas – faz a água de tomate temperada um dia antes e na hora mistura rapidex numa jarra grande com vodka ou em copos individuais e pronto. Uns palitos de pepino e aipo pra dar aquela decorada, um gelão bonito e manda ver.
Depois diz aê se não foi uma surpresa maravilhosa no primeiro gole.
- 2 kgs de tomate maduro
- 1 pepino grande
- 1 talo grande de aipo
- 2 c.s. de raiz forte preparada (vende em vidros ou tubos)
- 2 c.c. de sal (ajuste a gosto)
- 2 c.s. de picles de jalapeño com o vinagre (ver nota no texto)
- 750ml de vodka
- palitos de aipo e pepino para decorar
- gelo para servir
- Corte o tomate, pepino e aipo em pedaços e bata com a raiz forte, picles de jalapeño e sal num liquidificador. Vá aos poucos. Use uma bacia ou jarra grande pra ir juntando e misturando tudo (rende um volume grande nesta etapa). Prove e ajuste o sal e acrescente mais picles de jalapeño se desejar. Deve ficar picante.
- Coloque uma peneira sobre uma tigela grande e forre com um pano ou coador de café limpo ou com papel toalha reutilizável (daqueles mais grossos). Se tiver mais de uma peneira monte outra tigela da mesma forma ou então faça em etapas. Peneire a mistura de tomate batido deixando escorrer sem mexer. É muito importante não espremer nem apertar de forma alguma para o líquido manter a transparência. Deixe pingando de 2-3 horas.
- Reserve o líquido resultante numa garrafa por até 2 dias na geladeira. Se desejar extrair o máximo de água possível, faça uma segunda tigela espremendo o pano. O líquido ficará rosa. Igualmente delicioso, mas sem a brincadeira da transparência. Vale ser usado também ;) Mas guarde numa garrafa separada para poder usar sem misturar no que ficou completamente transparente.
- Monte uma quantidade grande numa jarra ou porções individuais num copo. Para um copo, normalmente uma dose de vodka para 1 e meia de água de tomate. Ajuste a gosto. Decore com palitos de aipo e pepino e sirva com gelo.
A próxima receita da série #comaemtranse será publicada junto com o lançamento do restante do disco no dia 9 de abril e quinzenalmente a partir daí. Os comensais do Jantar Lá em Casa especial receberão um e-book direto na sua caixa de email.
beijos,
Mariana
Deixe um comentário