Como não amar um bom pão de queijo?! Talvez você curta ele mais branquinho ou mais torradinho. Talvez pequenino ou quem sabe bem grandão. Talvez seja só no clássico, com queijo meia cura, ou quem sabe você se delicia mesmo é quando entram uns queijos mais fortes na mistura. Mas de qualquer forma, é certeza que é amor.
Eu nunca tinha feito pão de queijo, mas sempre que via uma receita dava aquela estudada. Quando bati o olho na receita do Fred Trindade no livro Cozinha de Origem do Thiago Castanho (já falamos desse livro incrível aqui com esta moqueca de banana-da-terra, com a mocofava e os dadinhos amados) eu já sabia que tinha achado a receita mais perfeita para mim. Achei o meu pão de queijo do coração. Tem receita que pede polvilho doce, outras azedo – esta pede azedo, mas confesso que na falta do azedo em casa já testei com o doce e achei que ficou igualmente bom. A maioria das receitas usa óleo – esta usa uma mistura de creme de leite fresco e manteiga e já fiz com creme de leite de caixinha com resultados excelentes também. Quase todas usam ovo – esta não. Agora vem a parte mais importante, o queijo! Esta receita usa o maravilhoso de lamber os beiços queijo da Canastra meia cura. Amo. Dou pulinhos de alegria sempre que dou de cara com um no mercado. Posso comer todos os dias. Não é exagero. Só tem uma coisa, eu curto ralar o queijo mais grosso. Daí quando assa fica com esses pontinhos perfeitamente queimadinhos. Curto. Muito. Se não for a sua praia rale fino, a massa vai ficar mais lisa e ele não ficará com esse aspecto tão pontilhado de queimadinhos. Aliás, é isso que a receita original manda. Eu ignoro. :)
- 280g de queijo da Canastra meia cura
- 320g de polvilho azedo
- 150ml de creme de leite (idealmente fresco, mas funciona bem de caixinha também)
- 150ml de leite integral
- 150g de manteiga em temperatura ambiente
- sal a gosto
- Se for assar de imediato pré-aqueça o forno a 200oC.
- Rale o queijo fino se quiser uma massa mais homogênea ou grosso como a gente gosta.
- Numa tigela grande junte todos os ingredientes, misture bem e depois amasse até a massa ficar bem homogênea (não ficará lisa se ralar o queijo grosso).
- Forre uma assadeira com papel manteiga ou silpat (aquele tapetinho de silicone milagroso) e faça bolinhas do tamanho que você curta mais. A gente curte um pãozinho de tamanho médio então nossas bolinhas são aproximadamente do tamanho de uma bola de ping pong. Se preferir, leve a assadeira ao congelador e depois de umas horas transfira as bolinhas para saquinhos para que você possa ter pães de queijo a qualquer momento. Se for assar deixe um espaço entre cada bolinhas para que não colem enquanto estiverem assando.
- Asse por 30-40 minutos ou até os pães ficarem do jeito que você mais gosta – mais branquinhos ou mais dourados. O tempo de forno também varia muito dependendo do tamanho das suas bolinhas.
- Devore.
Desde que fiz esta receita pela primeira vez já perdi a conta de quantas vezes repeti. Fora que nada mais prático do que ter um saquinho cheio de bolinhas congeladas prontas para serem assadas quando chegar aquela visita inesperada ou quando rolar aquele desejo matinal.
Quando faço pra congelar sempre deixo um restinho de massa separada porque outra coisa maneira que rola de fazer quando a massa estiver fresca é assar tipo uma panqueca na frigideira. Fica delícia demais!
Enfim, milhares de possibilidades, muito amor. Esses mineiros sabem das coisas.
beijos,
Mariana
Anne
Olá! Onde vocês encontram queijo da Canastra meia cura aqui em Brasília? Abraço!
:)
comalaemcasa
Oi Anne!
Tá cada dia mais fácil de achar. Quase sempre tem na superadega, mas já vi várias vezes nos supermercados normais do plano. Na asa norte também tem a banca do queijo que é jóia! Fica na 313n se não me engano e é um quiosque mesmo, conhece?
Espero ter ajudado!
Volte sempre!
beijos,
Mariana
Stella Leipnitz
Oi, Mariana! Que maravilha encontrar essa receita por aqui justamente quando estou correndo o risco que parir uma menina com cara de pão de queijo… rs
Queria uma dica sua. Quais dos queijos europeus você acha que funcionariam bem na receita? Pensei em alguns suíços (Appenzeller, Gruyère, Emmentaler), o que você acha? Nunca encontrei por aqui nada parecido com os queijos brasileiros, então estou em dúvida do que funciona ou não na receita.
O blog está lindo!
Beijos
comalaemcasa
ehhhh Stella! hahaha vamos resolver essa questão da cara de pão de queijo :)
Hummm, eu sou do tipo que acha que muuuuuitos queijos podem funcionar bem no pão de queijo. O primeiro da sua lista confesso que não conheço. Fucei no nosso amigo google e ele me pareceu uma opção excelente pela descrição. Eu começaria com ele. Se tiver saco, divide a massa em três ou quatro e faz uns micro testes. Uma parte da massa com cada queijo e, por que não, uma com um mix das três opções. Eu chutaria que o gruyere sozinho vai ficar um pouco mais forte, talvez intenso demais, mas realmente só testando. Faz isso e depois me conta :)
E que bom que está curtindo o blog :) :)
E parabéns pela menina que vem por aí! Lindo demais!
beijos,
Mariana
Solange Escosteguy
Adorei essa receita com queijo canastra e as panquecas, então…, por demais bonitas e tentadoras. Sem dúvida vou testar e depois conto como saiu. beijos.