Sim. De vez em quando tudo que você precisa pra ser feliz é um bolo de banana lindamente fofinho, quentinho, salpicado de açúcar com canela (a combinação mais reconfortante do mundo!) e uma xícara de café. É tipo um abraço na alma.
O dia em que fizemos este bolo era desses dias difíceis que a vida nos proporciona. Estávamos numa linda casa de praia com mais 6 amigos na árdua rotina praia-piscina-drink-belisquete-piscina de novo-praia de novo-mais outro drink-almojanta-repete ad infinitum. Já contamos um pouco de como foi isso por aqui. E nosso amigo querido Ricardo Theodoro ainda por cima filmou vários momentos – o primeiro vídeo já está aqui e em breve outros virão.
Então estávamos nesse sofrimento todo aí, um carteado começando de tardezinha, hora de pensar naquele cafezinho, as bananas que tínhamos comprado estavam passando do ponto, sim, era a hora perfeita para improvisar um bolinho. Ok, fomos viajantes mega precavidos. Levamos coisas de casa e fizemos compras extensas. Estávamos mega bem equipados. Dei aquela pesquisada básica, juntei um pouco da receita daqui e dacolá, vi o que tínhamos disponível na nossa dispensa e saiu esse bolo maravilha daqui.
- 4 bananas prata bem maduras
- 2 ovos
- ½ xícara de óleo de canola
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ⅓ de xícara de leite
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de canela em pó (e mais para polvilhar)
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- umas 2 colheres de sopa de açúcar cristal (para polvilhar)
- manteiga e farinha para untar e polvilhar a fôrma
- Pré-aqueça o forno a 200oC e unte uma fôrma com furo no meio com manteiga e depois polvilhe com farinha de trigo.
- Amasse as bananas numa tigela grande. Acrescente os ovos e óleo e misture bem. Misture os ingredientes secos numa tigela separada e junte aos poucos à mistura de banana alternando com o leite até obter uma mistura homogênea.
- Leve a massa para a fôrma e asse por uns 35 minutos ou até inserir um palito e ele sair limpinho.
- Misture o açúcar cristal e um pouco e canela em pó. Desenforme o bolo e polvilhe com a mistura.
- Devore.
Você não vai sujar quase nada, só misturar os ingredientes e assar, fica pronto rapidinho então rola de fazer sem grandes planejamentos e o sucesso é mega garantido. Sério. Nunca vi um bolo acabar tão rápido na minha vida. Se durou 5 minutos foi muito.
beijos,
Mariana
[…] style shrimp boil, e uma, das váaaaarias levas de aperol spritz da viagem (e do ano!). Este bolo de banana foi o bolo que desapareceu mais rápido na nossa vida. 5 minutos depois de sair do forno ele já […]