Está chegando o dia dos pais. Ehhhh! E sair pra comer fora nessas datas comemorativas é furada total então bora cozinhar? Seu pai merece. Muito.
Fora que não sei vocês, mas os nossos pais são os maiores fãs babões de tudo que a gente cozinha. Fácil demais cozinhar para eles. Eles ficam empolgadões com tudo! Muito fofo!
Então comecemos com algumas opções de café da manhã/brunch.
Primeiro um clássico: ovos com bacon. Se seu pai é carnívoro ele vai gostar. A gente garante. Ovo + bacon. Não precisa de mais nada para ser feliz.
Agora se ele for um pouco mais aventureiro este café da manhã completo do argentino Francis Mallmann, aquele bon vivant maneiríssimo que sabe tudo de fogo e que estrelou um dos episódios do incrível Chef’s Table, é diferente na dose certa. Tudo feito na chapa, os tomatinhos ficam com uma crosta queimadinha proposital maravilhosa, o presunto cru é embebido numa redução de café, ovos para completar. Bom demais.
E para finalizar a vibe café da manhã, esta panqueca de milho é ótima para aqueles que não sabem se querem algo doce ou salgado. Delícia.
Passemos para o almoço. Um aperitivo é sempre importante. O poquito picante é refrescante e apimentado no ponto.
Vamos para os belisquetes – o naan é um pãozinho lindamente disforme que com certeza vai agradar. Ainda mais se vier acompanhado destes pimentões marinados viciantes ou de um belo patê de campagne.
Os dadinhos de tapioca, dos belisquetes mais inspirados de todos os tempos (tá de parabéns Rodrigo Oliveira! E quando tiverem a oportunidade não deixem de comer no incrível Mocotó em SP) podem ser assados, como fizemos aqui, ou fritos. E se você estiver na pilha da fritura outra ótima opção pode ser as croquetas de jamón com manchego.
Estes ovos endiabrados são levemente apimentados e altamente viciantes.
Agora se você quiser dar um salto no nível da pimenta esta pimenta recheada com carne seca crocante e requeijão com mel é para fortes.
Para sabor intenso e esforço mínimo vá de pintxo de sardinha. Desce que é uma beleza com uma cervejinha gelada.
Esta bruschetta de tutano foi das primeiríssimas receitas que postamos aqui e continua sendo das nossas favoritas. Repetimos e repetimos e repetimos e todos que provam amam. Pode confiar. Certeiro esse daí. E é fácil fácil.
Este milho com leite de coco e capim santo é uma opção vegana maravilhosa que vai deixar qualquer carnívoro feliz também. Sério. Você nunca mais vai querer milho de outra forma.
Estes ovos marinados são mega versáteis. Sirva como belisquete com um toque de flor de sal, como componente de uma salada ou se empolgue e encare um dia inteiro na cozinha para fazer este ramen e use o ovo como um dos toppings.
Uma tortilha de batata bem feita é de uma simplicidade absolutamente sensacional.
Estas empanadas podem ser feitas em versão mini para entradinha ou versão grande como prato principal. Na dúvida faça as minis porque vai todo mundo querer repetir.
Para esquentar a alma vá de caldo de costela com nuvem de ovos. O processo do caldo é um pouco demorado, mas você pode fazer a dobradinha com este bo saäm de costela e garantir a felicidade geral da nação.
fotos Joana França
Se o clima for de sanduíche temos algumas boas ideias. O bahn mi vem com um patê maravilhoso e vários picles para contrastar. Já este sanduíche de língua, sim, a gente sabe, nem todo mundo encara uma língua, vem com um molho inacreditável de bom. E se seu pai for mais moderninho, que tal o mais hipster de todos os sandubas? Vá de ramen burguer.
foto 2 Ricardo Theodoro foto 3 Joana França
E se a vibe for porco estas duas opções com barriga de porco são incríveis. Este sanduba de barriga de porco é mais simples, mas você ganha pontos extras se encarar fazer o pãozinho dos pork buns. E por último, este sanduba de porco desfiado é certeiro e tranquilo de fazer.
foto 2 Ricardo Theodoro
A salada de macarrão do pai é uma delícia e a gente aprendeu com o pai da Mariana então é claro que tinha de estar nesta lista. Uma ótima opção vegetariana além de ser super prática, dá pra fazer um dia antes.
Se o clima for de acender a churrasqueira este espetinho de frango vai mudar todos os seus conceitos. Uma ótima variação da carne de sempre é esta costela vibe coreana, uma explosão de sabores.
foto 1 Joana França
Voltemos para a pimenta com estas asinhas de frango pok pok. Crocantes e apimentadas na medida certa. E se o clima for de frango tem também o clássico coq au vin, o frango com arroz de cardamomo e canela que explode na boca de tanto sabor, e a boa e velha galinhada que é sempre uma felicidade.
foto 1 Joana França foto 2 Karina Santiago
Seu pai curte um comidão? Aqueles panelões caprichados? Que tal uma vaca atolada meio diferente, ou um cassoulet caprichado, ou, ainda, uma super mocofava.
Esta rabada com purê de banana da terra e creme de agrião dá uma sofisticada num clássico e é um arraso.
Algumas das coisas mais simples são as mais deliciosas. Este mexidão de carne de sol, esta lentilha com chorizo, este risoto de açafrão com lâminas de cogumelos, todos fáceis, todos incríveis.
foto 3 Ricardo Theodoro
No mundo dos frutos do mar estes mexilhões moram no nosso coração. Esta vinagrete de polvo também. Teletransporte para a praia. E este camarão com canjiquinha? Afff… trem bom.
Se seu pai não gosta de pizza este mundo está perdido. :)
Mais duas opções vegetarianas que vão agradar carnívoros também. Esta polenta com cogumelos e ovo pochê e este gnudi com manteiga de sálvia são de lamber os beiços.
foto 2 Joana França
E um docinho sempre vai bem, né? Nada como um sorvete de baunilha de verdade. Poucas coisas são melhores do que isso. Se vier acompanhado de um crumble de frutas vermelhas então…
O sorvete de leite de cereais parece que foi feito para o brownie.
E se seu pai está precisando segurar a onda estes morangos ao forno são bem sem culpa e esta salada de frutas inusitada então, nem se fala. E não são nada sem graça, vai todo mundo comer felizão.
Mil maravilhas, do fácil ao difícil, do café da manhã ao docinho, sem desculpas galera! Bora cozinhar para nossos pais neste fim de semana.
beijos,
Mariana e Esdras
Deixe um comentário