Pensa num gnocchi diferente. Gnocchi de ricota já não é novidade, mas este daqui tem uma camada externa deliciosa de semolina que muda tudo e ainda vem com toda aquela maravilha de uma manteiga de sálvia
Ao longo de abril realizamos a 8a edição de Jantares Lá em Casa com 4 pequenos jantares para 8 pessoas cada. Foi uma verdadeira delícia e uma dinâmica totalmente nova pra gente. Fizemos um menu de 5 etapas e o gnudi foi o terceiro prato, aparentemente era um gnocchi com visual mais rústico, mas…
A receita veio do livro da April Bloomfield, A girl and her pig, livro que usamos com uma frequência enorme! Sempre que eu dava uma geral no livro parava nessa receita, namorava ela um pouquinho, mas acabava seguindo adiante. Eu nunca tinha ricota e semolina em casa e a receita demora três dias para ficar pronta. Preguiça. Decididamente essa receita não é para o dia a dia.
Daí estávamos pensando nesse menu e sabíamos que queríamos algo que entrasse na categoria massa e que de preferência fosse vegetariano. Lembrei na hora. Chegou o momento. Xô preguiça. Não vou mentir não, foi difícil convencer o Esdras. Ele é daqueles que acha que se é de ricota vai ser sem graça. Mas no primeiro teste nos apaixonamos. E um bocado de manteiga ajudou no convencimento do Esdras ;)
A receita demora três dias para ficar pronta, mas calma, a parte de trabalho maior é relativamente pequena. O tempo se deve ao fato de que você vai formar uma espécie de casquinha de semolina por fora da massa de ricota e como a ricota é bem molhadinha esse processo leva tempo. Você começa fazendo uma mistura de ricota, um tico de sal e um pouco de parmesão ralado. Como as nossas ricotas infelizmente não chegam aos pés das de outras bandas e são bem mais secas, eu dei um toque de leite na massa também para ela ficar mais consistente. Mistura mistura mistura, até a massa se formar. Hora de moldar os gnudis.
Primeiro você precisa forrar uma assadeira com papel manteiga e fazer uma camada de semolina. Daí você coloca a massa de ricota num saco de confeiteiro (dá pra improvisar com um saco qualquer cortando a ponta) e faz tiras. Tem que ir com amor e carinho, afinal a massa não é exatamente uma massa daqueeeeeelas. Daí é só cortar as tiras em pedaços pequenos, lambrecar cuidadosamente cada pedaço numa tigela cheia de mais semolina, como se você estivesse confeitando um brigadeiro, e colocar cada um de volta na assadeira. Depois disso é só guardar na geladeira e uma vez por dia dar uma giradinha em cada gnudi para ele ir pegando um pouco mais da semolina.
Na hora de cozinhar tem que tirar o excesso da semolina (dá pra usar toda a semolina que sobra – só peneirar para tirar qualquer pedacinho de ricota que tenha ficado e guardar na geladeira. Hoje vou testar um pão sem sova com semolina. Depois conto!) e cozinhar na água fervente por 2 minutos. Depois dos 2 minutos retire os gnudis e leve a uma frigideira com um pouco da água do cozimento e manteiga. Chacoalha chacoalha chacoalha até que os gnudis peguem um pouco da manteiga e sirva com o molho de sua preferência – no nosso caso, uma manteiga de sálvia da nossa horta, cuja receita simplérrima já está aqui.
- 500g de semolina
- 450g de ricota (a mais molhadinha que você achar)
- 30g de parmesão ralado
- 1 colher de chá de sal
- leite integral o quanto baste (umas 4 colheres de sopa)
- 3 colheres de sopa de manteiga
- Forre uma assadeira grande com papel manteiga e espalhe aproximadamente 3/4 da semolina numa camada mais ou menos homogênea. Coloque o restante da semolina numa cumbuca. Certifique-se que a sua assadeira cabe na geladeira. Ela vai ficar lá por 3 dias ;)
- Junte a ricota, parmesão e sal numa cumbuca grande. Dependendo de quão molhadinha está a sua ricota você vai precisar de algumas colheres de leite para ajudar a dar liga. As ricotas do mercado são muito secas em geral.
- Coloque a mistura de ricota num saco confeiteiro ou num saquinho limpo. Use seus dedos para apertar bem a massa da ricota para ela ficar mais densa e faça filas na assadeira. Deixe um espaço razoável entre cada fila.
- Com uma tesoura de cozinha na perpendicular (ou uma faca, mas é mais fácil com a tesoura) corte as tiras de ricota em pequenos gnocchis.
- Pegue cada gnocchi delicadamente e dê uma ajeitada pressionando levemente com os dedos. Em seguida coloque o gnocchi na cumbuca de semolina, passe pela semolina como se fosse um brigadeiro, e devolva para a assadeira. Faça o mesmo com cada pedacinho de gnudi.
- Cubra bem sua assadeira e guarde na geladeira. Nos próximos dois dias retire da geladeira e role cada gnudi um pouco na semolina para ir secando a camada externa. Se você começou na 2a, fará o processo na 3a e na 4a. 5a é dia de finalizar.
- Chegou a hora de finalizar. Ferva água numa panela grande com um pouco de sal. Enquanto isso, retire o excesso de semolina de cada gnudi delicadamente. Separe uma frigideira larga e acrescente a manteiga e 1/3 de xícara da água de cozimento. Esquente até a manteiga derreter, desligue e reserve. Já já a gente volta para ela.
- Cozinhe os gnudis na água fervente por 2 minutos. Coloque um timer. Mais do que isso eles desmancham. Não misture, mas pode dar uma sacolejada na panela para eles não colarem.
- Retire os gnudis com uma escumadeira e leve para a frigideira com manteiga em fogo médio numa única camada. Se a sua frigideira não comportar todos os gnudis deixe uma outra assadeira reservada no forno morninho e faça em etapas. Novamente não misture e sim dê umas sacolejadas na frigideira para que cada gnudi fique coberto com um pouco da manteiga. Vai engrossar rapidamente. Uns 3 minutos.
- Sirva imediatamente com o molho de sua escolha – nós usamos manteiga de sálvia, mas pesto vai super bem também.
Aff que delícia essa manteiga queimada aí.
E finalizando com as folhas de sálvia deliciosamente crocantes.
Façam e contem pra gente o que acharam ;)
beijos,
Mariana
[…] gente recomenda com este gnudi – um gnocchi rústico de ricota e semolina delicioso que servimos na 8a edição de Jantares […]