Só tenho amor por milho e todos os seus derivados. É sério. Curto tudo. Do doce ao salgado, do belisquete ao café da manhã ao prato principal. Daí dia desses recebemos uma intimação da nossa amiga querida e fotógrafa parceira, Joana França: queremos receitas juninas! E ela ainda foi específica. Quero bolo de milho. Cremoso.
Sim senhora. Pedido devidamente acatado. Sou obediente.
Mas confesso, nunca tinha feito um bolo de milho, muito menos cremoso. Uma falha grave, aliás, considerando todo esse meu amor pelo ingrediente principal. Peguei a receita delícia de um outro amigo querido e iniciei uma longa pesquisa pelo maravilhoso e infinito mundo da internet. Lá pelas tantas eu estava com umas vinte abas abertas, cada uma seguindo um caminho diferente.
Milho enlatado versus milho fresco. Milho fresco, por favor. Leite versus leite de coco. Leite de coco, por favor. Açúcar versus leite condensado. Decididamente açúcar, e pouco, por favor. Farinha versus fubá. Fubá fubá fubá. E queijo! Sim, queijo, por favor.
Ingredientes anotados e resolvidos, quantidades estimadas, hora de testar e torcer pra ficar gostoso.
E não é que ficou? Levei o bolo para uma reunião de amigos, incluíndo os dois supracitados, e ele foi devidamente devorado. Acho que foi sucesso. Ou fome. Ou os dois.
- 3 espigas de milho cozidas
- 3 ovos
- 200ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 200g de açúcar
- 100g de queijo colonial ralado (mas pode ser coalho também)
- 3 colheres de sopa de fubá
- 1 colher de sopa de fermento de bolo
- 1 pitada pequena de sal
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Com uma boa faca separe os grãos do milho das espigas.
- Num liquidificador junte o milho, ovos, leite de coco, manteiga, sal e açúcar. Bata até a massa ficar bem homogênea.
- Junte o queijo ralado, o fubá e o fermento e bata rapidamente somente até incorporar os ingredientes.
- Unte uma fôrma de bolo (a minha tem 25cm de diâmetro) com manteiga e passe farinha. Despeje a massa do bolo e leve ao forno por 30-40 minutos. Até começar a dourar e não mexer quando você der uma sacolejada na fôrma.
- Sirva assim mesmo ou espere esfriar uns minutos antes de desenformar.
Curti muito o resultado. No meio formou-se uma camada bem molhadinha e cremosa que pegou bem o gosto do queijo. O bolo todo ficou com uma textura bem gostosa por causa do milho fresco e o leite de coco deu aquele super gostinho. Foi fácil e rápido, sem fazer muita lambança. E, não sou muito entendida do assunto, mas acho que ficou sem glúten. Por favor, me corrijam se eu estiver errada. Mas pelo que pesquisei, não tem nenhum ingrediente com glúten aí. Eita! Nunca imaginei que poderia dizer isso de um bolo que eu tinha feito.
*atualização: uma leitora celíaca deu a dica – para ficar 100% sem glúten verifique o rótulo do fermento e do fubá e na hora de untar, troque a farinha (drrrr né Mariana!) por fubá ;)
Vou tentar fazer uma versão salgada meio cornbread se encontra com cuscuz de milho com coco. Vamos ver se vai dar certo. Em breve dou notícias.
Algum outro pedido especial junino? Vamos publicar mais algumas receitas temáticas ao longo dos próximos dias.
beijos,
Mariana
Magali Valadares
Outra super receita! E para garantir que seja sem glúten, conferir os rótulos do fubá e do fermento, ademais de usar outra farinha, que não de trigo, na forma untada de manteiga. Palavra de celíaca!
comalaemcasa
Aha! Valeu Magali! A gente, por sorte, não tem grandes problemas e pode comer quase de tudo (Esdras tem alergia a crustáceos – por isso temos pouquíssimo conteúdo com essas delícias), mas é sempre bom ter em mente essas restrições.
A receita é super fácil e bem gostosa. Se você fizer depois conta pra gente como ficou.
beijos,
Mariana
Magali Valadares
Experimentei hoje e ficou simplesmente maravilhoso! E olha que sou péssima fazendo bolo e cia. Adorei.
Beijos.
comalaemcasa
Eba! Que bom! Pro lanchinho da tarde é uma perfeição :)
beijos!
Maria clara
Tem como fazer sem o queijo ? :/
comalaemcasa
Oi Maria Clara!
Grande parte da cremosidade se deve ao queijo nesse bolo. Nunca tentei omitir, mas eu imagino que ao omitir ele ficará um bolo mais sequinho clássico de milho. Deve ficar bom também, mas será diferente sem dúvida. Se você testar me conta como ficou ;)
beijos!
celme
Adorei a sugestão, eu comparto o seu amor pelo milho. E nesta receita não vai uma erva doce, não? Beijos
comalaemcasa
Tia, mande ver na erva doce. Eis algo que nunca vou postar é algo com erva doce. Curto não ;) Mas dou total apoio :)
beijos!
Magali Valadares
Experimentei hoje e ficou simplesmente maravilhoso! E olha que sou péssima fazendo bolo e cia. Adorei.
Juliana
Oi Mariana!
Uma pergunta de principiante: as espigas de milhos são cruas ou cozidas?
comalaemcasa
cozidas ;)
perguntas nunca são de principiante. editei lá pra incluir a palavrinha mágica. às vezes fazemos pequenos atalhos mentais e nem percebemos.
bjs!
mariana
Juliana
Muito obrigada! ;-)