• Skip to primary navigation
  • Skip to content
  • Skip to primary sidebar
  • Skip to footer

Coma Lá em Casa logo

  • Quem somos nós
    • nossos eventos
      • Jantar Lá em Casa
      • Coma no Jardin
    • Mentorias
  • Receitas
  • Coma no campo
  • e-books
  • Lojinha
  • Navigation Menu: Social Icons

    • Bloglovin
    • Facebook
    • Instagram
    • Pinterest
    • RSS
    • Twitter
    • YouTube
You are here: Home / coma com música / rabada com purê de banana da terra e creme de agrião

rabada com purê de banana da terra e creme de agrião

26 de maio de 2015 by comalaemcasa 5 Comments

Engraçado como algumas comidas mega clássicas da gastronomia brasileira sofrem bastante preconceito. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer que rabada é das coisas que mais amam e quantas vezes já vimos pessoas torcerem o nariz e dizerem que não comem. Pô, rabada com agrião, que perfeição! Os bons botecos da cidade todos servem e a gente devora!

foto Felipe Bastos

foto Felipe Bastos

Na 8a edição dos Jantares Lá em Casa revisitamos vários clássicos e a rabada não podia faltar. Tínhamos acabado de voltar de uma viagem pela Espanha onde enlouquecemos em San Sebastián. Foi tanta maravilha que até fizemos um post Por Aí com todas as delícias que comemos. Na mala, além de temperos e quitutes, trouxemos o livro do Arzak, chef estrelado que influenciou toda uma geração. O livro é encantador e não é que de repente demos de cara com uma receita de rabada?! Mas como não queríamos deixar de fora a combinação típica brasileira usamos a receita dele como base para cozinhar a rabada, tascamos uma cachaça porque, claro, né? e incluímos o agrião em forma de creme e o purê de banana da terra.

foto Felipe Bastos

foto Felipe Bastos

Rabada leva um tempinho gente. Tem jeito não. Você pode até fazer na panela de pressão para apressar, mas daí você remove a possibilidade de ir cuidando lentamente do caldo incrível que vai se formar. Nossa recomendação? Coloca aquela música maneira, curte a vibe, vai tomando um vinhozinho e relaxa.

foto Joana França finalizando a rabada

foto Joana França
finalizando a rabada

rabada com purê de banana da terra e creme de agrião
 
Imprimir
Rendimento: 10-12 porções
Ingredientes
  • para a rabada:
  • 3kg de rabada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas
  • 4 echalotes
  • 3 cenouras
  • 3 talos de aipo
  • 2 xícaras de cachaça
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 1 bouquet garni (feito com o que tínhamos na horta - alecrim, tomilho, sálvia, manjericão)
  • sal e pimenta
  • para o purê de banana da terra:
  • 2-4 bananas da terra recém maduras
  • 200ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de banana da terra
  • líquido do cozimento da banana da terra
  • 2-3 colheres de sopa de manteiga de garrafa
  • sal e pimenta
  • creme de agrião:
  • ¾ de maço de agrião
  • ¼ de maço de espinafre
  • 110g de creme de leite
  • sal e pimenta
  • azeite
Modo de preparo
  1. para a rabada:
  2. Comece dourando cada pedaço de rabada no azeite numa panela grande o suficiente para caber tudo. Vá aos poucos, você quer que cada pedaço doure bem mesmo. Vá reservando numa tigela enquanto você vai fazendo em etapas. Reserve toda a rabada na tigela.
  3. Agora doure as verdurinhas todas que devem ser picadas em pedaços médios. Inclua a manteiga.
  4. Devolva a rabada pra panela e inclua o bouquet garni, a cachaça, o vinho e complete com água até cobrir toda a rabada. Tempere com um pouco de sal, mas só um pouco. No final você termina de ajustar.
  5. Agora relaxa. Prepare uma tigela do lado do fogão e de tempos em tempos tire a espuma e excesso de gordura da superfície com uma colher grande. Não se preocupe com o perfeccionismo, melhor tirar demais e ir completando aos poucos com mais água. Esse processo vai demorar de 3-5 horas dependendo do tamanho dos pedaços da rabada. Enquanto isso, tome seu vinho e ouça um som.
  6. Quando a rabada estiver bem macia, soltando do osso é hora de provar, ajustar o sal e desligar. Retire os pedaços da rabada e reserve numa tigela. Coe o molho e descarte as verdurinhas. Se quiser ser perfeccionista e ter um caldo maravilhosamente limpo, sem nenhum pedacinho de ervinha nem nada coe novamente passando por um filtro de café, de preferência dos de pano, mas o de papel funciona também, pra retirar todas as impurezas. A gente repetiu esse processo umas duas ou três vezes até nosso caldo ficar perfeito.
  7. Desfie a rabada e guarde com um pouco do caldo para ficar bem molhadinho se você não for finalizar imediatamente. Você pode fazer isso tudo um dia antes e guardar na geladeira tranquilamente. Não se assuste, o caldo vai virar uma gelatina.
  8. Para o creme de agrião:
  9. Refogue rapidamente o espinafre com um pouco de azeite.
  10. Junte o agrião, o espinafre refogado, o creme de leite e um bom fio de azeite no liquidificador. Junte o agrião aos poucos para não matar seu liquidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta à gosto. Reserve numa garrafinha squeeze para montagem ou numa tigelinha. Pode ser feito um dia antes.
  11. Para o purê de banana da terra:
  12. O purê precisa ser feito e servido em seguida. Corte as pontas das bananas e ferva com casca cobrindo com água por uns 30 minutos ou até ficarem macias.
  13. Descasque duas bananas ainda quentes e coloque no liquidificador com ½ xícara do caldo de cozimento e metade do vidro de leite de coco. Vá batendo até chegar na consistência que quiser acrescentando mais leite de coco e água do cozimento se necessário. As quantidades exatas variam de banana pra banana e de acordo com o seu gosto. Se ficar líquido demais, coloque mais uma banana, grosso demais, coloque mais leite de coco. E assim vai.
  14. Finalize com a manteiga de garrafa e sal e pimenta à gosto.
  15. Para a montagem:
  16. Aqueça o caldo da rabada e refogue a rabada desfiada numa frigideira grande (a gente usou nosso wok). Pode deixar a rabada secar e dar uma leve fritadinha e ajuste o sal se necessário.
  17. Num prato fundo coloque uma boa concha de purê de banana da terra, a rabada vai em cima, o caldo da rabada vai no prato ao redor do purê e o creme de agrião é servido em pequenas bolinhas feitas pela garrafinha squeeze (ou pequenas colheradas) em meio à carne. Provavelmente vai sobrar molho. Guarde e use para fazer um risoto ou alguma outra maravilha. Ele fica divino.
3.5.3208
foto Felipe Bastos cozinhando a banana da terra

foto Felipe Bastos
cozinhando a banana da terra

foto Felipe Bastos montando

foto Felipe Bastos
montando

foto Felipe Bastos montando

foto Felipe Bastos
montando

foto Joana França

foto Joana França

Não é pro dia a dia, mas com certeza vai impressionar e vai valer cada segundo de tempo dedicado.

beijos,

Mariana e Esdras

 

Filed Under: coma com música, coma sem pressa, festinhas, jantares Lá em casa, pratos principais, sem glúten Tagged With: 8a edição, agrião, arzak, banana da terra, comida brasileira, jantar Lá em Casa, jantares lá em casa, rabada, san sebastián

algumas postagens recentes

  • caldo com udon, cogus, tomate, gengibre e outras cositas mais
  • crostata de morango
  • cookie de chocolate com farinha de grão de bico – sem glúten, sem lactose e vegano se você quiser!
  • curd de maracujá pérola do cerrado
  • almôndegas facinhas e levinhas
« pitadas – por aí no mercado de Belo Horizonte e novidades suculentas
bolo cremoso de milho »

Reader Interactions

Comments

  1. Afonso Cardoso

    26 de maio de 2015 at 15:20

    Muito boa e criativa a variação da clássica rabada com agrião. Provavelmente a apresentação sugerida haverá de facilitar a conversão das almas mais renitentes aos encantos e qualidades de um dos carros-chefe da cozinha brasileira.

    Responder

Trackbacks

  1. cozinhe para o seu pai neste fim de semana disse:
    4 de agosto de 2015 às 18:19

    […] Esta rabada com purê de banana da terra e creme de agrião dá uma sofisticada num clássico e é um arraso. […]

    Responder
  2. 10 receitas de cozinhaterapia disse:
    21 de março de 2016 às 18:42

    […] com esta rabada com purê de banana da terra e creme de agrião. Esta é decididamente daquelas receitas que levam o dia todo. Só a rabada já leva umas tantas […]

    Responder
  3. bora consumir os frutos que estão no auge em setembro? disse:
    20 de setembro de 2016 às 14:40

    […] agrião, almeirão, aspargos, brócolis, catalonha, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, hortelã, louro, manjericão, mostarda, palmito, rabanete, repolho, rúcula […]

    Responder
  4. Ideias para encerrar 2015 com estilo disse:
    4 de outubro de 2016 às 14:24

    […] Ainda na vibe de ceias não tradicionais, que tal esta rabada com purê de banana-da-terra e creme de agrião? […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

o que você achou desta receita?




:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Primary Sidebar

quem somos

Somos Mariana e Esdras. Somos parceiros de vida, de cozinha e de música. Por aqui compartilhamos um pouco de tudo que a gente faz e tudo que a gente cozinha. Se achegue. saiba mais aqui

assine nossa newsletter

* indicates required

Categorias

Footer

Copyright © 2022 Coma Lá em Casa on the Foodie Pro Theme