Fez uma festinha e sobrou pão demais? Eu sempre congelo, mas de vez em quando erramos tanto na conta que nem cabe tudo no congelador. Muita gente deixa o pão endurecer pra virar farinha de rosca. É uma boa também. Mas hoje nós fizemos bread pudding – seria um pudim de pão? Pudim não seria bem a palavra ideal… talvez uma pseudo-rabanada desconstruída?
Existem zilhões de variações de bread pudding e dependendo dos toppings vai ser mais sobremesa ou mais café-da-manhã. O que sim todos têm em comum é a ideia de deixar o pão bem molhadinho da noite pro dia, ou pelo menos durante umas 4 horas.
O nosso foi café-da-manhã.
Começamos com dois pães franceses murchinhos e devidamente despedaçados dentro de uma cumbuca que possa ir ao forno untada. Fizemos uma mistura de 2 ovos com umas duas xícaras de leite, um tico de extrato de baunilha e, neste caso, umas duas colheres de peanut butter amolecido (é só esquentar um pouco numa panela ou no microondas). O peanut butter é opcional e pode ser substituído por várias outras coisas – um pouco de açúcar e canela, algo mais achocolatado…
Picamos duas bananas e misturamos tudinho, o pão, o molho de leite e as bananas. Agora é só cobrir, guardar na geladeira e voltar no dia seguinte.
Salpique com açúcar cristal e leve ao forno em temperatura média por uns vinte minutos.
Quer dourar mais um tico? Maçarico nele ou então uns minutos na função grill do seu forno, se você tiver.
Coma assim mesmo, com um pouco de iogurte, com sorvete, com creme inglês… Não é dos pratos mais bonitos, mas é delicioso!
Kaue
benza deus…. quero isso todos os dias no café da manhã!