Pro café da manhã dose dupla. Fofinha, maravilhosa, e com aquele saborzinho inconfundível. É tipo o melhor café com leite em versão panqueca.
Tenho feito esta panqueca tanto nos últimos tempos que mesmo já tendo publicado umas trinta milh˜ões de receitas AQUI (sim, gosto de superlativos :P) achei que precisava publicar esta também.
Como a maioria das panquecas que já postei, dá pra fazer a misturinha semi dormindo – só tascar tudo numa tigela, mistura e frigideira.
sobre o café
O café, no caso, é idealmente solúvel. Oh yes. Calma. Torce o nariz ainda não. Apesar de há muito tempo só tomarmos uns cafés mais maneirinhos em casa – a pandemia terminou de nos estragar e agora moemos café especial em grão na hora, sempre comprando uns grãos diferentinhos para experimentar, enfim, tamo cheio das frescurites cafezísticas – apesar disso tudo, tenho sempre café solúvel em casa para estas panquecas e doces em geral. Qual é o lance, por ser solúvel ele entra melhor na massa e dá muito mais sabor do que o café moído normal.
Tá. Beleza. Mas e se usar o café já na versão líquido? Daí 1: idealmente use expresso bem forte, que tem um sabor bem mais intenso; e 2: você vai provavelmente ter que ajustar um tiquim o resto do líquido da massa. E, acredite, mesmo usando um café super duper forte ainda pode ficar suave no sabor final.
E mais uma coisinha – se você reparar bem lá nas instruções verá que a massa em si não contem açúcar. Uma bela salpicada com açúcar confeiteiro no final dá uma alegria e pro nosso paladar desce bem que só essa massa sem açúcar, mas… se você curte mais docinho, mandar ver e acrescenta 1 ou 2 colheres à massa, que é o que a maioria das receitas de panqueca que eu posto leva. Tem muita receita de panqueca por aí que leva 1/2 xícara, 1 xícara… Socorro. Isso é um exagero totalmente desnecessário. Faz isso não ;)
sobre a minha frigideira
Como sempre recebo a pergunta já respondo logo – sim, sempre faço minhas panquecas nessa frigideira de ferro fundido que aparece em 99% das nossas receitas. O combo frigideira + óleo (e/ou manteiga, mas prefiro óleo) pra fritar as panquecas rende as melhores crostinhas do mundo – eu amo crostinhas.
A nossa veio com a gente na mala numa viagem, mas esta DAQUI é quase igualzinha e esta DAQUI é só um tico menor. Neste destaques do perfil do insta AQUI explico como cuidar e falo mais sobre. Enfim. Amo.
Bora pra receita.
panqueca de café
Ingredients
- 1 xícara (125g) de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 1 xícara (240ml) de leitelho (buttermilk) improvise talhando 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de vinagre neutro ou usando 1/2 xícara de leite e 1/2 de iogurte
- 2 colheres de sopa de café solúvel ou 1 shot de expresso ou café coado super concentrado – veja notas no texto sobre isso
- açúcar confeiteiro para salpicar veja nota no texto sobre adição de açúcar na massa
- manteiga e/ou óleo para untar a frigideira
Instructions
- Numa tigela grande misture primeiro os ingredientes secos – a farinha, fermento, bicarbonato, sal e o café solúvel. Acrescente o ovo e o leitelho (improvisando com 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de vinagre neutro ou uma mistura de leite e iogurte em partes iguais). Misture rapidamente até incorporar todos os ingredientes. Caso esteja muito espesso acrescente um pouco mais de leite – são poucos ingredientes e ovos variam muito de tamanho então pode acontecer. Caso você opte por café em sua versão líquida reduza um pouco a quantidade de leitelho para ajustar o líquido da receita.
- Aqueça uma frigideira e unte generosamente com óleo ou manteiga. Se optar por manteiga misture sempre um pouquinho de óleo também. Eu curto óleo porque acho que a crostinha fica mais bacana e eu adoro uma crostinha. Coloque uma concha de massa na frigideira. Quando as bordas firmarem bem e bolhas começarem a se formar na superfície pode virar – uns 2 minutos. Mais um minutinho no segundo lado e foi. Repita até acabar, sempre untando um pouco a frigideira. Fogo médio funciona bem, mas normalmente na segunda leva de panquecas é quando a gente entra no groove de tempo e calor. É normal as primeiras saírem imperfeitinhas ;)
- Se a sua frigideira for pequena pode deixar o forno aquecido no mais baixo possível e ir guardando as panquecas lá numa assadeira pra ficarem quentinhas.
- Salpique com açúcar confeiteiro e, se desejar, sirva com mel, maple syrup, geleias, frutinhas e o que mais te empolgar.
coma com música
Eu queria botar o single novo da Remobília que vai sair no dia seguinte de eu postar esta receita, mas como não vai dar vou repetir a musiquinha do post passado só porque o single Ponto final tá demais, o disco que tá chegando tá demais, e é isso. :)
Não entendeu nada? Aquele contexto básico – Remobília é a banda nova do Esdras, co-criador deste cantinho e companheiro de tudo nessa vida desta que vos escreve. A banda é formada por ex-integrantes do Móveis Coloniais de Acaju que rodou bem muito por este brasilzão por quase 20 anos. Além de Esdras Nogueira estão na Remobília André Gonzales, Fernando Jatobá, Beto Mejía e Gustavo Dreher.
Escuta o EP que eles lançaram no auge da pandemia AQUI, escuta Ponto final, primeiro single do disco novo AQUI e se você estiver lendo isso literalmente um dia depois de eu ter postado a receita, o single novo Dia bonito já estará no ar e, quem sabe, até o álbum todo (falta pouquíssimo!). E pra saber dos shows (já tem altos marcados) acompanha o instagram deles AQUI.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você fizer uma compra seguindo o link, mesmo que não do produto lincado, recebemos uma pequena comissão. essa é uma das formas que monetizamos este cantinho para podermos fazer cada vez mais e melhor ;)
Barbara Avila
amo essa receita. já fiz várias vezes e é sempre sucesso. fica deliciosa.
comalaemcasa
<3 oba!!!! é das minhas favoritas!
beijos!