Go Back
Print Recipe
5 from 1 vote

panqueca de café

Prep Time5 minutes
Cook Time10 minutes
Total Time15 minutes
Servings: 15 panquecas aproximadamente
Author: adaptada da Adrianne Adarme

Ingredients

  • 1 xícara (125g) de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1 xícara (240ml) de leitelho (buttermilk) improvise talhando 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de vinagre neutro ou usando 1/2 xícara de leite e 1/2 de iogurte
  • 2 colheres de sopa de café solúvel ou 1 shot de expresso ou café coado super concentrado - veja notas no texto sobre isso
  • açúcar confeiteiro para salpicar veja nota no texto sobre adição de açúcar na massa
  • manteiga e/ou óleo para untar a frigideira

Instructions

  • Numa tigela grande misture primeiro os ingredientes secos - a farinha, fermento, bicarbonato, sal e o café solúvel. Acrescente o ovo e o leitelho (improvisando com 1 xícara de leite e 1 colher de sopa de vinagre neutro ou uma mistura de leite e iogurte em partes iguais). Misture rapidamente até incorporar todos os ingredientes. Caso esteja muito espesso acrescente um pouco mais de leite - são poucos ingredientes e ovos variam muito de tamanho então pode acontecer. Caso você opte por café em sua versão líquida reduza um pouco a quantidade de leitelho para ajustar o líquido da receita.
  • Aqueça uma frigideira e unte generosamente com óleo ou manteiga. Se optar por manteiga misture sempre um pouquinho de óleo também. Eu curto óleo porque acho que a crostinha fica mais bacana e eu adoro uma crostinha. Coloque uma concha de massa na frigideira. Quando as bordas firmarem bem e bolhas começarem a se formar na superfície pode virar – uns 2 minutos. Mais um minutinho no segundo lado e foi. Repita até acabar, sempre untando um pouco a frigideira. Fogo médio funciona bem, mas normalmente na segunda leva de panquecas é quando a gente entra no groove de tempo e calor. É normal as primeiras saírem imperfeitinhas ;)
  • Se a sua frigideira for pequena pode deixar o forno aquecido no mais baixo possível e ir guardando as panquecas lá numa assadeira pra ficarem quentinhas.
  • Salpique com açúcar confeiteiro e, se desejar, sirva com mel, maple syrup, geleias, frutinhas e o que mais te empolgar.