Super duper ultra mega fofinho. Achei o meu pãozinho que vou repetir para eternidade.
Lá pelas tantas cheguei à conclusão que é melhor deixar certos tipos de pães pros universitários. Um belo pão de levain, cascudo lindo maravilhoso, do jeito que eu gosto, é dessas coisas que requer um bocado de dedicação pra chegar naquele nível fantástico e, por sorte, tem pipocado padaria incrível pela cidade fazendo as melhores baguettes e sourdoughs e pães maneiros com farinhas estáiles. Bem sinceramente, eu não vou fazer um pão tão bom quanto esses em casa, ou pelo menos não estou disposta a me dedicar ao tema até conseguir :P e sou muito felizinha comprando deles.
Quando começou a quarentena e geral começou a cultivar seu levainzinho pra fazer seu pão. Achei lindo, super apoiei o movimento, mas eu mesminha me joguei na kombucha (que continuo fazendo semanalmente firme e forte – tô devendo um post por aqui mostrando como faço, mas tem lá no nosso insta, olha AQUI).
Mas de vez em quando eu não quero um pão cascudo lindo desses das padarias de fermentação natural… Alguns dias a vibe é pão fofinho, daquele que é assado tudo juntinho e você puxa um e rola aquela massinha fininha que conecta um pãozinho ao próximo. Essa massinha é sempre a mais gostosa. E esse tipo de pãozinho sim, super rola de fazer em casa com resultados incríveis sem grandes esforços.
Qual é o lance? Esta receita tem um passinho diferente das dos pãezinhos caseiros clássicos que vemos por aí – tangzhong. O método é japonês, daí o nome do pão – hokkaido, e basicamente você faz um mingauzinho de farinha e leite que você depois mistura à massa. Não é nada complicado, mas é um passo essencial. É o que faz este pãozinho ficar super fofinho macio e que permaneça assim por vários dias. É bem impressionante o tanto que ele dura perfeitinho!
Fora esse mingauzinho o resto é mais ou menos o que você espera desse tipo de pão. Sova legal (dá pra fazer na mão, claro! mas neste caso uma batedeira com gancho – ‘batedeira planetária’ é uma mão na roda porque a massa é bem melequentinha no começo – nós temos esta DAQUI que minha mãe me deu de presente – obrigada mã! melhor presente!, mas esta DAQUI e esta outra DAQUI são bem ótimas também e num preço bem mais ok).
Depois de sovar bem direitinho deixa crescer – 1h30 mais ou menos ou até quase dobrar de tamanho. Quanto mais quente estiver a sua cozinha provavelmente mais curto será esse tempo.
Daí passa pra fase de fazer o formatinho – rola de fazer pãezinhos (1 receita rende uns 8 – nas fotos fiz a receita dobrada) ou um pão de forma. Tem só uma gracinha na forma de fazer as dobras na hora de formatar que tem que fazer independente de se você vai assar em bolinhas ou tipo pão de forma. Tá bem explicadinho ali abaixo no quadradinho da receita com fotos pra visualizar.
Depois de assar e abrir um pãozinho você entende a razão desse processo de formatar. Vai com fé. Juro que o processo é super cozinhaterapia e de buenas.
Feitas as bolinhas elas precisam de mais uma crescidinha, agora já na assadeira ou pirex onde você for assar. Forno bem pré-aquecido, sempre! Uma pincelada com leite pra ajudar a dourar, mas mantendo a casquinha bem macia e forno.
São os melhores, mais fofinhos, mais lindinhos pães de leite que você vai fazer. Delícia! E eles duram super bem! Basta guardar num saquinho plástico bem fechadinho (evite desperdícios! use e reuse e reuse mais um pouco os saquinhos na cozinha).
pãozinho de leite – pão hokkaido
Ingredients
- 3 colheres de sopa de água para tangzhong
- 3 colheres de sopa de leite para tangzhong
- 2 colheres de sopa (14g)de farinha de trigo para tangzhong
- 2 1/2 xícara (300g) de farinha de trigo daqui em diante para a massa em si
- 2 colheres de sopa (14g) de leite em pó
- 1/4 xícara (50g) de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de fermento biológico
- 1/2 xícara (115ml) de leite
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa (60g) de manteiga derretida
- manteiga para untar
- leite para pincelar
Instructions
- Primeiro faça o mingau tangzhong numa panela pequena. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio baixo mexendo sempre. Vai engrossar e ficar meio elástico melequento – uns 3-5 minutos. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.
- Junte todos os ingredientes da massa e o tangzhong na tigela da sua batedeira de gancho ou numa tigela grande. Se for fazer na mão use uma colher de pau para te auxiliar. Sove até a massa ficar bem lisa e bonita. Se você encostar o dedo deve ficar uma marca. Uns 13-15 minutos.
- Transfira para uma tigela untada levemente com um pouco de manteiga, cubra e deixe descansar em local protegido e mais quentinho da cozinha até quase dobrar de tamanho – 70-90 minutos.
- Após crescer transfira a massa para a sua bancada limpa, retire o excesso de ar com uma sovada rápida e divida a massa em 8 se for fazer pãezinhos (as fotos são com a massa dobrada) ou em 3 se for assar na forma de pão. Independente de quantas porções faça o processo das fotos. Abra a massa em formato ovalado (a imagem é da massa dividida em 3 para o pão de forma).
- dobre as laterais pra dentro
- enrole
- Se for assar na forma de pão pode transferir assim mesmo para a forma e repetir com os outros dois pedaços.
- Se for fazer pãezinhos, após fazer o rolinho, junte as pontas até formar novamente uma bolinha. Unte com manteiga o pirex ou assadeira (pequena – usei uma de 20-25cm para a receita dobrada) onde for assar e transfira as bolinhas para lá. Cubra e deixe crescer novamente – 40-50 minutos.
- Nesse meio tempo pré-aqueça o forno a 180oC.
- Pincele os pãezinhos com leite e leve ao forno até ficarem bem dourados – uns 25-30 minutos.
- Devore. Dura até uma semana num saquinho bem fechado. Mas não vai durar uma semana.
coma com música
Para acompanhar tamanha fofura no prato um som igualmente fofo.
Sol no rosto é uma das músicas que a Remobília lançou neste período de pandemia. A banda é composta por alguns dos ex-integrantes da Móveis Coloniais de Acaju – André Gonzales, Beto Mejia, Fernando Jatobá, Gustavo Dreher (que fazia o som do Móveis) e o Esdras Nogueira :) é claro. O projeto estava começando a sair do papel justamente quando começou toda esta confusão então ainda não teve show, mas você pode escutar todas as músicas lançadas até agora neste EP lindo AQUI.
O clipe ficou lindão também. Todo mundo gravando nas suas casas. Destaque para o nosso pequeno cãozinho kamasi que tinha acabado de chegar aqui em casa no dia da filmagem e era super baby <3.
Se fizer, me marca na fotinha que quero ver. Somos @comalaemcasa em qualquer rede social. Se curtiu, compartilha com quem você acha que também vai curtir. <3
Volte sempre!
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. se você comprar seguindo esses links a gente ganha uma pequena comissão. essa é uma forma de ajudar a financiar este cantinho <3
Deixe um comentário