Manteiga queimada. Se você ainda não se jogou nesse belo mundo que se abre de sabores acastanhados inexplicavelmente maravilhosos quem sabe vai ser este bolo que vai abrir essa porta. Rapidim de fazer, maravilhoso de comer.
Primeiro pasta de amendoim, ingrediente fantástico. Adoro. Sempre tenho em casa. Seja pra fazer um molho para uma salada ou alguma carne tipo este espetinho de frango AQUI, seja para temperar e colocar no nosso sanduba mega clássico dos nossos eventos, este bahn mi de abobrinha AQUI, ou pra fazer lanchinhos maravilha tipo este cookie de pasta de amendoim e aveia AQUI e este bolo em questão, ou pra comer só no pão mesmo ou quem sabe pra dar aquele tchã na banana da tarde.
Depois temos a tal manteiga queimada. É literalmente isso. Queimar a manteiga. Coloca ela ali na frigideira, derrete, daí ela vai escurecendo, vai queimando e vai subindo um cheiro inacreditavelmente delicioso. Manteiga queimada é só isso mesmo. Ela dá um toque todo mágico nesta torta de tomate AQUI e AQUI ela é escoltada de sálvia pra deixar qualquer massa mais gostosa ou fazer a melhor pipoca do mundo. Nesta receita aqui, no caso, com um up de castanhas (usei do pará, mas não tenho dúvidas de que funcionaria perfeitamente com caju, amêndoas ou alguma outra opções nesse estilo que você tenha disponível) que torram junto com a manteiga que vai queimando. Rola quase de visualizar a nuvenzinha de cheiro inebriante rondando a casa toda fazendo um dedinho de chega mais, vem pra cozinha que o trem tá bonito por aqui…
De resto, é um bolo simplão. Mistura tudo numa tigela e foi. Sem mistério. Leva um pouco de farinha de chia, que poderia ser farinha de linhaça. Se você não tiver nenhum dos dois ingredientes em casa você pode omitir por completo ou, se desejar, substituir por farinha de trigo. Ele tem a intenção de ser denso, num estilo meio brownie. Daqueles bolinhos só alegria pra acompanhar o cafezinho da tarde.
- 6 c.s. de manteiga
- 1 xícara de castanha do pará picada grosseiramente
- 3/4 xícara de pasta de amendoim
- 1/2 xícara de mel
- 1 c.c. sal
- 1/2 c.c. de fermento químico
- 2 c.s. de farinha de chia ou linhaça
- 3 ovos
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte uma assadeirinha de 20x20cm com manteiga.
- Numa frigideira ou panela pequena derreta a manteiga, acrescente as castanhas picadas e, em fogo médio, espere a manteiga começar a dourar assim como as castanhas. Mexa de vez em quando para as castanhas dourarem por igual. Vai demorar uns 5 minutos, mas fique de olho pra não passar do ponto e queimar de verdade. Vai subir um cheiro incrível. Se o cheiro mudar pra queimado passou do ponto ;) Escorra e reserve as castanhas e a manteiga separadamente.
- Numa tigela grande junte a pasta de amendoim, o mel e a manteiga queimada. Mexa bem. Acrescente o sal, fermento, farinha de chia (ou linhaça), misture bem. Acrescente os ovos um de cada vez mexendo bem entre cada adição. Não é uma massa mole. Acrescente metade das castanhas, mexa bem e espalhe na assadeira. Salpique o restante das castanhas por cima dando uma leve empurradinha nelas pra dentro da massa. Alise ao máximo e leve ao forno.
- Asse por 15-18 minutos ou até começar a dourar. O palito inserido no meio não precisa estar completamente limpo – pense estilo brownie, pra ficar mais melequentinho e denso no meio mesmo.
- Devore.
Para acompanhar no som o norueguês Hegge e essa música só alegria.
Se fizer me marca na fotinha que eu quero ver :) Somos sempre @comalaemcasa em todas as redes sociais.
beijos,
mariana
Deixe um comentário