Alô alô 2018! Que prazer em te conhecer. Por enquanto estamos te curtindo. Continue sendo bacana com a gente ;)
Já aquele finalzinho de 2017… nada como rabanadas mil, perus caprichados na manteiga, drinks nonstop, enfim, aquele abuso básico que só as festas de fim de ano conseguem proporcionar.
Por aqui sempre rola aquele momento detox no começo do ano. Não não, ninguém aqui é radical nos detoxismos e vai propor dias de dieta líquida nem jejuns nem nada do tipo. Nosso detox é sempre de comida de verdade, sem alimentos industrializados, com fartura de hortifrutti, com muito frescor e com pouquíssima carne. Tudo isso acompanhado de muita yoga pra mim, pilates pro Esdras, e bike pros dois.
Seguem algumas das nossas receitas favoritas para começar o ano com leveza.
Para começar o dia esta panqueca de cacau é feita com grãos integrais (centeio e aveia) e cacau 100% que dizem que faz um bem danado, além de ser delicioso, é claro. Fica pronta em dois tempos e é só alegria. A receita completa está aqui.
A gente ama de paixão fazer rolinhos de papel de arroz. Leve, refrescante, simples, divertido de fazer, altamente customizável para o que você tiver em casa, tudo de bom. Você encontra o papel de arroz em lojas que vendam produtos orientais e a receitinha base tá neste vídeo aqui (e aproveita pra se inscrever no nosso canal no YouTube que tem muita vídeo-receita nova vindo por aí).
Esta couve flor assada inteira é incrível! O que eu adoro nesta receita é que a couve flor é tratada de uma forma semelhante a uma bela peça de carne. Ela toda linda, douradinha, macia por dentro, com crostinha por fora, no centro da mesa, toda poderosa, é sensacional. A receita está aqui.
Este curry de ovos foi a primeira receita que postamos no começo de 2017 e foi dessas receitas à qual recorremos inúmeras vezes ao longo do ano. Caprichada na cúrcuma (que é bom pra tudo na vida!), bastante cebola e alho, é reconfortante e revigorante ao mesmo tempo. Super hit. A receita está explicadinha aqui.
A gente adora improvisar um okonomiyaki num dia qualquer. Uma tonelada de repolho, ovos e mais uns poucos ingredientes que sempre temos em casa e já estamos no caminho da alegria. Ok. O molho de maionese é bem lariquento e não exatamente perfeito para a categoria leveza, mas daí é só fazer uma quantidade micro só pra dar um alô (que é o que normalmente fazemos) ou omitir por completo se quiser radicalizar. A receita dessa panqueca que é só love tá aqui.
O mundo das saladas é infinito e não tem nenhuma razão pra elas serem sem graça. A gente é louco por esta salada com molho aromático de cúrcuma e coentro. O clássico coleslaw fica mais leve com molho de iogurte nesta salada de repolho aqui. Esta salada de cenoura crocante na vibe Índia é explosiva. E poucas coisas barram a simplicidade e perfeição de uma bela salada de tomates.
Ainda no campo dos tomates (amo tomates!!!!) este tomates e cebolas assados com balsâmico nunca nos decepcionam. Esta caprese com água de tomate é simplesmente das melhores coisas do mundo. E nada como um refrescante gazpacho numa tarde de verão.
Uma refrescante e colorida raita de rabanete feita com iogurte caseiro rola com certa frequência aqui em casa. É uma forma rápida, leve e deliciosa de acrescentar frescor e cremosidade a qualquer prato e uma ótima pra dar uma quebrada em pratos muitos picantes. A receita desse prato coringa está aqui.
Eu tenho um problema grave. Eu a.do.ro. beliscar. Poucas coisas me deixam mais felizes do que algo pequeno, crocante, bem salgadinha, quizá picante que eu possa comer com as mãos. Daí minha obsessão com pipoca. Estes chips de couve são a solução perfeita. Dá pra brincar com os temperos pra seguir o caminho que você quiser, mas é crocante e salgadinho e é couve! Tá tudo certo. Pode comer tudinho sem culpa. Aqui tá explicadinho.
Ninguém é de ferro. Mais cedo ou mais tarde rola um desejo por doce. Desde que descobrimos estas tâmaras passadas na frigideira com azeite e salpicadas de sal nossa casa nunca mais ficou sem tâmaras. Fica pronto em dois segundos. As tâmaras resolvem toda e qualquer necessidade de doce, a passada na frigideira ajuda elas a ficarem com uma leve crostinha caramelizada incrível e o sal dá aquele equilíbrio perfeito. Eu sei que você tá lendo isso e duvidando, mas faz um dia e depois conta pra gente. É tão simples. É tão perfeito. Tá ainda mais explicadinho aqui.
Quer mais ideias? Esta foi a seleção que fizemos há um tempo atrás.
Feliz 2018 pessoal! E que ele seja leve. Em todos os sentidos.
beijos,
Mariana
[…] foi o carnaval de vocês? Caso um detox básico seja necessário, esta seleção que fiz no comecinho do ano vai bem que […]