Dia desses a gente escreveu sobre alguns dos nossos livros favoritos de todos os tempos, livros emblemáticos, que nos inspiraram a começar a cozinhar de outra forma. Os livros do post de hoje são aqueles que a gente procura quando a gente quer ideias pro dia a dia. Não são pratos mega complicados e elaborados (apesar de que claro, algumas receitas são mais trabalhosas do que outras), mas são sempre saborosos, reconfortantes, e com sacações interessantes que nos tiram um pouco da rotina, às vezes massante, do cotidiano.
O primeiro é Jerusalém, do Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi. Talvez porque já estejamos acostumados aos sabores do mundo do que nós chamamos de forma bem ampla de comida árabe aqui no Brasil, mas o fato é que esse livro é recheado de receitas que vão direto ao coração e fazem aquele carinhozinho. Para vegetarianos e adeptos das segundas sem carne (ou simplesmente pessoas como nós, que são carnívoras, mas que reduziram significativamente as refeições com carne no dia a dia) o livro é um prato cheio. Para os que adoram comidas caprichadas nas especiarias esse livro é só alegria. Pode ser que você precise dar um pulo num mercadinho bacana para abastecer a dispensa com esses pózinhos mágicos no começo, mas é um esforço mínimo (que você vai ter de fazer uma vez a cada dez mil anos porque elas duram que é uma beleza) para o tanto de maravilha que você vai poder fazer num dia qualquer, sem muito trabalho, e decididamente com muuuuito sabor.
Por aqui já postamos este arroz com frango com canela e cardamomo fantástico que só precisa sujar uma panela, estas peras mega aromáticas que nos inspiraram a fazer estes morangos com a mesma calda, esta berinjela defumada incrível que a gente já serviu várias vezes nos Coma no Jardin e que repetimos tantas vezes que já perdemos a conta, e este arroz com lentilhas que, putz, é um abraço no formato de tigela. Fora este outro frango com za’atar e sumac e esta outra salada com um molho incrível de cúrcuma que não estão nesse livro, mas são também receitas do Ottolenghi que quanto mais a gente conhece mais a gente ama. Recomendamos este livro com louvor! E outros livros do Ottolenghi estão na nossa listinha de compras que rolarão muito em breve ;)
O segundo é na verdade um vários em um. Impossível falar de livros bons pro dia a dia sem falar do mega super duper ultra famoso Jamie Oliver. Ele caiu uns vários pontos no nosso conceito quando resolveu se associar à Sadia (conheça mais sobre essa polêmica aqui), mas como não admirar o trabalho verdadeiramente maravilhoso que ele tem feito ao longo dos anos para defender a comida de verdade, botando todo mundo pra cozinhar e se alimentar melhor. E o lance dos livros dele que a gente adora é que as receitas sempre funcionam. Nada muito firulado, ingredientes simples e fáceis de achar, receitas simples e fáceis de reproduzir e de adaptar.
A gente tem um bando de livro dele e já usou receitas aqui e acolá de quase todos, algumas tal qual, mas muitas sem grandes preocupações com seguir à risca, porque esse também é um dos lances dele. As receitas muitas vezes são inspiradas nas receitas do dia a dia de algum outro país. Pode até não ser algo que estejamos acostumados a comer todos os dias por aqui, mas alguém em algum lugar do mundo come aquilo todos os dias. E como a gente bem sabe, comida do dia a dia não precisa de quantidades muito precisas e rigidez no passo-a-passo. A gente curte particularmente o Revolução na Cozinha (Ministry of Food), Jamie em Casa (Jamie at Home – que ensina um monte sobre hortas caseiras!), e Comida Caseira.
Esta focaccia de tomate ótima para uma festinha entre amigos, esta salada de cenoura recheada de especiarias, estes tomates e cebolas assados que podem ser acompanhamento, entrada ou o que você quiser, este pão de azeitonas e ervas que é uma ótima porta de entrada para a panificação caseira, estas croquetas de jamón clássicas da Espanha e este limão siciliano recheado absolutamente maravilhoso (uma das primeiras receitas que postamos e até hoje das nossas favoritas) foram todos adaptações a partir de receitas dos ótimos livros dele. E um último detalhe, as fotos! Quase todos os livros foram fotografados pelo David Loftus que é mega arrasador. Tudo fica lindo nas lentes dele.
Todos os livros que indicamos hoje já foram traduzidos para o português ;)
Nosso próximo post sobre livros que amamos vai falar sobre os livros de uma mulherada que está mandando muuuito bem aqui no Brasil, uma galera que está verdadeiramente causando um impacto na forma em que os brasileiros comem.
beijos,
Mariana
*este post contem links afiliados. isso significa que se você clicar nos links e comprar algum dos livros a gente ganha uma pequena comissão. essa é a única fonte de renda deste site ;)
[…] e sumac ou estas peras com calda de vinho branco com açafrão e cardamomo) – já falei antes, Jerusalém é dos melhores livros ever, o Comida de Verdade é bem incrível também e a […]