Felicidade é você querer muito um doce maneiro e você poder pegar uns ramos de capim santo da horta, uma lata de leite condensado e resolver a questão com muito estilo. Foi assim que resolvi fazer esse brigadeiro pela primeira vez. E é assim que continuo repetindo. Sempre resolve. Sempre é uma delícia. E é tão. tão. tão fácil.
Não sei se capim santo (também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira) é dessas coisas que muita gente cultiva em casa. Aqui em casa era prioridade quando começamos a montar a nossa horta porque a gente ama a vibe thai e usa aos montes em receitinhas salgadas e nem sempre é fácil de achar nos hortifrutti da cidade.
Fato é que nosso capim santo é muito feliz. Tipo. Muito. Feliz. O trem tá enorme! A gente consome consome consome, os amigos passam e tiram nacos enormes, e continua enorme. Chá de capim santo quente ou frio rola direto por aqui. A gente tasca em caldos, em ensopados, em cozidos, em molhos e milhos, em calda de açúcar, em drinks, até sal de capim santo a gente já fez. Mas na hora H. Naquele momento em que bate a vontade do doce. O brigadeiro de capim santo é salvador. É alegria.
É simples. Só pegar uns talos de capim santo, picotar eles bem com uma tesoura (não ignore esse passo – eu já quebrei um liquidificador porque um pedaço grande de folha de capim santo se enroscou na lâmina e pifou tudo – aprenda com os meus erros), bater no liquidificador com uma lata de leite condensado até o capim santo virar uns fiapos, deixar lá uma meia horinha para pegar bem o sabor, passar tudo por uma peneira e fazer o brigadeiro da mesma forma de sempre – 1 colher de manteiga, mexe mexe mexe. Viva perigosamente com fogo mais alto ou na manha com fogo baixo. Pare de mexer um pouco para ficar com crocantes – técnica maravilhosa da nossa amiga Ciça Mori – ou não pare nunca de mexer para ter um brigadeiro mais lisinho. Pare no ponto de colher ou siga mais um pouco para poder fazer bolinhas. Cada qual com o seu estilo. Quem sou eu pra dizer qual é o ideal. É tudo brigadeiro. É tudo delícia.
Só uma ressalva – não sei se é a reação da acidez do capim santo com o leite condensado, mas o brigadeiro de capim santo nunca fica lisinho lisinho que nem o de chocolate. Pelo menos o meu nunca ficou. Se alguém já tiver feito antes e tiver alguma manha manhosa nesse sentido vou adorar. Mas enfim, só pra você não achar que deu algo errado. É uma delícia e a textura fica super gostosa.
- 3-4 talos de capim santo
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- Picote bem o capim santo com uma tesoura. Bata no liquidificador junto com a lata de leite condensado até que o capim santo fique bem despedaçado e o leite condensado ligeiramente manchado de verde.
- Reserve a mistura por pelo menos 30 minutos e até 1 hora para que o leite condensado pegue um pouco mais do sabor.
- Passe a mistura por uma peneira pressionando bem para extrair o sabor ao máximo.
- Coloque uma panela média em fogo brando com a colher de manteiga e o leite condensado saborizado. Mexa continuamente até ferver e a mistura engrossar. Ela começará a soltar do fundo da panela. Se for comer de colher já pode retirar. Se preferir fazer bolas prossiga mexendo só mais um pouco até engrossar um tico mais. Deixe esfriar completamente antes de enrolar.
Docinho simples e delicioso.
beijos,
Mariana
clayton lopes
Nosso pequeno doce, tão popular !
Eu tenho algo que pode-lhe enteressar.
Clica no meu nome para você saber mais.
Ana
Você pode bater o capim santo com 80 ml de leite… e passar na peneira, aí sim misturar ao leite condensado… acho que fica mais fácil, e fica lisinho igual brigadeiro comvencional! ?
comalaemcasa
boa dica!