Se você já provou um cinnamon bun delícia sabe que eu não preciso dizer nada além de <3. É um afago direto na alma. Felicidade pura.
Parte dessa felicidade vem de uma dose bem boa de açúcar. Mas daí, tcharã! Tâmaras! Essas frutinhas secas mágicas cheias de doçura natural entram em jogo e eliminam quase por completo o açúcar da receita! Leva só um tico para salpicar! E! E! Tem mais! A massa leva uma dose boa de farinha integral! E! E! E! Continua uma delícia!!!! Continua sendo um afago direto na alma. Também continua levando um bocado de manteiga, mas não dá pra ganhar em tudo, né?
Essa é dessas receitas com alguns passos e que leva um bocado de tempo. Entendo que isso pode assustar um tico. Sobre o tempo, relaxa, grande parte dele é devido às duas rodadas de crescimento da massa. Vamos combinar que isso não é trabalho, só uma questão de organização. Faz a massa, deixa crescer, vai dar um rolé de bike (já compensa as calorias que você vai ingerir mais tarde), quando voltar tá na hora do próximo passo. Faz algo do tipo na segunda rodada de crescimento e pronto. Resolvida a questão.
Quanto aos passos, decididamente esta receita é daquelas que se encaixa na vibe cozinhaterapia da qual falávamos dia desses por aqui. Quanto mais eu trabalho com massa mais eu amo literalmente meter a mão na massa. É uma verdadeira delícia sovar e senti-la tomando forma, formatá-la do jeito que a receita pedir, dobrar, cortar, mexer… Se eu conseguir convencer 1 pessoa que nunca curtiu fazer uma receita mais demorada a mandar ver numa receita deste tipo eu já serei feliz. :)
Passo 1: fazer a massa. Faça na mão e aproveite 100% dos benefícios da cozinhaterapia ou use e abuse do apoio de uma batedeira com gancho para pão. Qualquer que seja o caminho escolhido a receita é bem clássica até certo ponto. Ela tem uma coisinha diferente de outras massas que eu já tinha feito antes. A manteiga é incorporada depois que a massa já está tomando forma, aos pouquinhos, de pedaço em pedaço, continuando sovando até incorporar cada pedaço. O resultado final é uma massa super macia e perfeitamente amanteigada. Daí é só deixar crescer por 1h30. Ela também pode ser feita no dia anterior e guardada na geladeira. Isso até que é prático, mas depois você vai ter que deixar ela crescer mais tempo ainda (porque ela vai estar gelada) então veja aí se na sua organização de tempo isso é melhor ou pior.
Passo 2: fazer o recheio. Mega fácil! Só colocar as tâmaras com água pra ferver, esmagando e mexendo de tempos em tempos, até formar uma pasta. Quando ela estiver menos pelando mistura manteiga (mais manteiga, é… como disse, não dá pra ganhar tudo), bastante canela, umas raspas de laranja pra dar um aroma e pronto. Indolor.
Passo 3: fazer os buns. Esta massa é uma verdadeira delícia de se trabalhar. Ela abre fácil fácil. Divida a massa em dois e abra cada metade num formato ovalado o mais retangular possível. Lambreque bem com o recheio de tâmaras e enrole tal qual um rocambole. Sério, é tão divertido fazer isso! Daí é só cortar o rocambole em fatias (que serão seus futuros buns) e ajeitar tudo na assadeira que você vai usar para levar ao forno. Mas antes, mais uma crescidinha. Uns 40 minutos para os buns ficarem lindamente fofinhos.
Passo 4: assar. Para garantir aquela cor perfeitamente dourada junto com aquela caramelada com dose extra de canela é só pincelar com ovo e salpicar com uma mistura de açúcar e canela. Eu usei demerara pra ser menos trash (afinal, tínhamos evitado o açúcar até aqui, né?) e porque adoro o sabor.
- Para recheio:
- 230g tâmaras sem caroço
- 1/4 c.c. de sal
- 115g (1/2 xíc) manteiga em temperatura ambiente
- raspas de 1 laranja
- 1 c.c. de canela
- Para a massa:
- 80ml (1/3 xíc) de leite integral
- 80ml (1/3 xíc) de buttermilk (improvisar talhando o leite integral com um toque de vinagre neutro por alguns minutos)
- 4 c.s. de mel
- 2 1/4 c.c. de fermento biológico seco
- 1 ovo
- 2 gemas
- 120g (1 xíc) de farinha de trigo integral
- 250g (2 xíc) de farinha de trigo (e mais para polvilhar)
- 11/4 c.c. de sal
- 115g (1/2 xíc) de manteiga em temperatura ambiente em pedaços
- Para finalizar:
- 1 ovo
- 1 c.c. de canela
- 2 c.s. de açúcar demerara
- Aqueça o leite com 1 colher de sopa de mel até ficar morno. Coloque na tigela da sua batedeira ou numa tigela média (caso não tenha batedeira) junto com o fermento, mexa e deixe de lado por uns 5-10 minutos. A mistura deve espumar.
- Junte as gemas e 1 ovo, buttermilk, farinhas, o restante do mel e sal e comece a sovar usando o gancho na sua batedeira em velocidade baixa ou à mão. Sove por uns 5 minutos. A massa deve ficar elástica e brilhosa.
- Pedaço por pedaço vá juntando a 1/2 xícara de manteiga sempre sovando bem entre cada adição para incorporar completamente. Se estiver fazendo a massa na mão use uma colher de pau e faça este processo numa tigela. Continue sovando por mais uns 8 minutos em velocidade média ou mais uns 10 na mão numa superfície limpa.
- Unte uma tigela com manteiga, coloque a massa, cubra com filme pvc e deixe descansar num lugar quentinho e sem vento da sua cozinha por 1h30. Caso prefira fazer a massa na noite anterior guarde na geladeira antes de deixar crescer. Para retomar o processo, retire da geladeira e deixe a massa crescer por 2h30. Prossiga com a receita a partir desse ponto.
- Enquanto isso, faça o recheio. Junte as tâmaras e 11/2 xícara de água numa panela média. Deixe ferver e depois baixe o fogo. Vá mexendo de tempos em tempos, esmagando as tâmaras com uma colher até formar uma pasta (uns 15 minutos). Caso suas tâmaras estejam muito secas é possível que você precise acrescentar mais água para elas se dissolverem bem.
- Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Finalize incorporando a manteiga, canela e raspas de laranja. Reserve.
- Passada 1h30 volte para a sua massa. Numa superfície levemente enfarinhada dê uma sovada para retirar o ar e divida a massa em dois. Abra cada metade em formato retangular (ou o mais próximo disso que você conseguir – eu acabo fazendo um formato mais ovalado sempre).
- Espalhe metade do recheio em cada metade da massa aberta e enrole tal qual um rocambole. Corte o rocambole em fatias para formar os buns. Corte 10 fatias por rocambole.
- Unte uma assadeira média (a nossa tem 35 x 25cm) com manteiga e disponha as 20 fatias de massa na assadeira. Deixe um pouco de espaço entre cada bun. Cubra com filme pvc e deixe crescer por mais 40 minutos.
- Nesse meio tempo, pré-aqueça seu forno a 180oC.
- Numa tigela pequena junte o açúcar e canela para finalizar e misture. Numa outra tigela pequena bata o ovo com um tico de água fria. Após a última crescida pincele os buns com o ovo batido e salpique com açúcar e canela.
- Asse por 25-30 minutos ou até ficar dourado.
- Devore.
Sempre fazemos um brunch com os amigos na 6a santa e esses buns foram devidamente aprovados e devorados.
A verdadeira maravilha.
beijos,
Mariana
Algumas das fotos dos buns prontos foram tiradas pelo Ricardo Theodoro, mas já não sei mais quais – esse trem de passa a câmara pra cá passa pra lá dá um nó na nossa cabeça ;)
Ma
Boa tarde
Curti muito esse blog.
Por mais sites idem a este!
BrasilTuris do Cupom Netshoes
Leandro
Fiz uma versão vegan, com leite de castanha de caju e óleo de coco, ficou bom pra c@#$%%%.. Testei uma leva com recheio de banana e cacau e também ficou bom!
comalaemcasa
wow! arrasou!!!