Tem dias que a gente precisa de um bolinho. De preferência bem molhadinho. Melhor ainda se for fácil de fazer. Pontos extras se for mais fácil ainda de decorar e ficar com cara de bolo de festa. Sim. Tem dias que a gente precisa. A gente merece.
De uns tempos pra cá esse virou dos meus bolos favoritos. Acho que fui influenciada pelo meu irmão que mora em NY e sempre pede de sobremesa em qualquer restaurante mexicano. De tanto dividir fatias deliciosamente molhadinhas com ele acabei me apaixonando.
Lá pelas tantas resolvi fazer, mas estava num dia meio rebelde e resolvi ignorar alguns pontos da receita. Ficou gostoso, mas não maravilhoso. Fiquei frustrada e deixei pra lá. Mas daí passaram-se os meses e bateu aquele desejo. Precisava tentar de novo. Não ia me render à frustração e desta vez seria um pouco mais obediente. Pesquisei loucamente. Lá pelas tantas tinha umas 20 abas com receitas diferentes abertas comparando cada uma e analisando meticulosamente as diferenças. Percebi que na realidade eram pouquíssimas as diferenças entre uma e outra e que eu simplesmente tinha ignorado o passo essencial – deixar de um dia pro outro na geladeira depois de furar o bolo inteiro e regá-lo com a tal mistura de tres leches. Fui apressada. Fui com muita sede ao pote. Deixei só umas poucas horas. Erro grave. Não cometa o mesmo erro que eu. Porque fora isso, bem sinceramente, é um bolo super simples!
Para fazer o bolo facilita uma batedeira ou então prepara para dar aquela malhada no muque. Para ele ficar mais leve você vai fazer aquele processo todo de bater manteiga com açúcar para ficar fofo e depois acrescentar os ovos e deixar mais fofo ainda para depois acrescentar os demais ingredientes. Nada muito exótico, mas leva um toque de canela essencial na massa. O lance é a calda que vai deixar o bolo molhadinho. Os tais três leites são leite condensado, leite evaporado e leite comum. Algumas receitas trocam o leite comum por leite de coco. Fica jóia também. Eu fui de leite comum.
Confesso que por muito tempo eu não tentava fazer esta receita por causa do tal leite evaporado. Em altos lugares do mundo ele é vendido industrializado, tipo um leite condensado da vida. Nunca vi por aqui. Sei lá por que o nome me assustava e parecia complicado. Não é nada. Besteira total. É só você pegar um leite integral desses bem maneiros e reduzir ele lentamente no fogo pela metade sem deixar ferver. Tadãaaa leite evaporado. Não sei qual era o meu bloqueio. Não é difícil. Não dói. Demora uns 20 minutinhos. Nada demais. O resultado é um leite denso, com um gostinho meio caramelado, mas sem açúcar. É delícia. Vou pensar em outras formas de usar.
Daí fura o bolo todo com um palito de espetinho e joga a misturinha dos três leites por cima, espalhando bem, caprichando nos cantinhos, cobre e guarda na geladeira até o dia seguinte. Ainda é um super quebra galho caso você queira fazer para uma festinha. Precisa ser feito um dia antes. Adoro receitas que te liberam para fazer outras coisas no dia da festinha.
Pra finalizar, um belo chantilly simples, frutinhas que embelezam e dão aquele azedinho docinho perfeito e pronto.
- para o bolo:
- 200g de manteiga em temperatura ambiente
- 11/2 xícara (340g) de açúcar
- 5 ovos
- 3 xícaras (360g) de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite integral
- 1/2 xícara de iogurte natural
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de fermento de bolo
- 1 pitada de sal
- para os três leites:
- 720ml de leite integral
- 1 lata de leite condensado (395g)
- para finalizar:
- 500g de creme de leite fresco gelado
- 4 colheres de sopa de açúcar (se for de baunilha pontos extras)
- frutinhas lindas para decorar
- manteiga e farinha para untar a assadeira
- Para o bolo:
- Unte e enfarinhe uma assadeira média – a minha tem 25cm x 35cm e pré-aqueça o forno a 180oC.
- Com a batedeira (ou super muque) bata o açúcar e manteiga em velocidade média-alta até ficarem esbranquiçados e fofos. Acrescente os ovos 1 de cada vez batendo bem entre cada um. A mistura vai ficar mais esbranquiçada e fofa.
- Acrescente os demais ingredientes e misture rapidamente somente até incorporar em velocidade baixa.
- Transfira a massa para a assadeira e espalhe bem. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até ficar dourado e um palito inserido no centro sair limpo.
- Enquanto o bolo assa faça os três leites:
- Reduza 480ml de leite integral pela metade em fogo brando. Tente não deixar ferver. Vai demorar uns 20 minutos. Misture ao restante do leite integral e ao leite condensado.
- Montagem:
- Fure o bolo todo com um palito de espetinho ou semelhante. Regue bem com a mistura de três leites, caprichando nos cantos. Cubra com filme pvc e guarde na geladeira por 24 horas.
- Na hora de servir desenforme (para facilitar eu cortei meu bolo no meio até porque eu não tinha um prato de servir que coubesse tudo) bata o creme de leite fresco com o açúcar até o ponto de chantilly. Espalhe uma camada sobre o bolo e decore com as frutas de sua preferência.
Delícia, delícia, delícia. Doida pra arranjar uma desculpa para repetir.
beijos,
Mariana
P.S. Várias fotos são do Ricardo Theodoro, mas já não sei mais quais. Nesse dia eu estava aproveitando a ajuda dos universitários para fazer aulinha. Valeu Rics!
[…] está de volta, assim como sanduba de barriga de porco que rolou nas primeiras edições de 2015. O tres leches que foi a felicidade geral da nação na edição passada volta e teremos algumas comidinhas novas […]