Entenda o título deste post como um aviso. Depois não venha reclamar que não consegue parar de comer… este amendoim é perigoso. Apimentado, adocicado, depois que você começa é difícil parar. Se você estiver tomando uma cervejinha bem gelada então… lascou.
Quase sempre que a gente visita meu irmão em NY ele tem uns estoques de castanhas desgracentas que eu devoro como se não houvesse amanhã: amêndoas perfeitamente crocantes e com um toque de alecrim, nozes pecan docinhas e apimentadas. Daí nesta última visita por lá voltei com um presentinho na mala, o mais recente livro da minha musa inspiradora máxima Christina Tosi, o Milk Bar Life, e não é que tinha uma receita de nozes que tinha essa mesma vibe? Achei que era um sinal. Peguei a base da receita dela, misturei com alguns dos sabores que identifiquei naquelas castanhas do demo da casa do meu irmão, juntei tudo isso com os amendoins que tinha comprado na feira e deu no que deu.
Usei aquele amendoim maiorzinho, mais carnudinho, e comecei torrando ele bem no forno baixo. Esse processo é um tanto quanto demoradinho, quase uma hora de fogo baixo mexendo de 10 em 10 minutos para não queimar. Se você quiser viver perigosamente e aumentar o fogo, fique à vontade, mas cheque de 5 em 5 porque do torrado pro queimado é um pulo. Nesse meio tempo é hora de fazer uma misturinha de manteiga, açúcar mascavo, alecrim bem bem picadinho, sal e pimenta calabresa. Quando o amendoim já estiver quase quase é só mexer bem com essa misturinha e deixar mais uns 10-15 minutos no forno, mexendo de 5 em 5 pro açúcar não queimar.
Enquanto ele ainda estiver quente o amendoim não fica crocante. Não se decepcione. Vai rolar. Aguenta firme e deixa esfriar. Depois é só devorar ou guardar num recipiente hermético, num saquinho bem fechadinho, e se esforçar enormemente para ir devorando aos poucos.
- 500g de amendoim (de preferência daquele maior, mais carnudo)
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1/3 de xícara de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de alecrim picado
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de chá de pimenta calabresa (ou ajuste à gosto)
- Pré-aqueça seu forno a 180oC e espalhe o amendoim numa assadeira média.
- Leve o amendoim ao forno por aproximadamente 50 minutos, ou até ficar torrado, mexendo de 10 em 10 minutos. Monitore bem, pois passa do torrado ao queimado rapidamente.
- Enquanto isso, junte os demais ingredientes numa cumbuca.
- Junte a mistura de manteiga e temperos ao amendoim e leve ao forno por mais uns 15 minutos checando e mexendo de 5 em 5 minutos. O açúcar pode queimar com facilidade então é importante monitorar de perto.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Ajuste o sal e a pimenta calabresa à gosto.
- Sirva imediatamente ou guarde em pote hermético por até 1 semana.
A gente serviu esse belisquete altamente viciante na 2a edição do Coma no Jardin embalado em saquinhos para porções individuais.
Você pode servir na sua próxima festinha, happy hour, evento da empresa, filminho em casa, aniversário, piquenique no jardim, lanchinho do meio da tarde, belisquete de fim de noite, agitinho pré-balada…
beijos,
Mariana
Leili
Hummm…farei já já! Obrigada por compartilhar a receita!
comalaemcasa
Eba! Depois conta!
beijos,
Mariana
Norton
Olá, o alecrim usado é o fresco ou o seco comprado em supermercado em saquinho?
comalaemcasa
Fresco ;) O seco vai quebrar um galho, mas fresco é sempre melhor.
Volte sempre!