Uma tonelada de morango, um azedinho e amarguinho do limão siciliano, uma massa podre, um sorriso no rosto.
Que eu adoro morango não é segredo algum. Saca só o tanto de receita de morango que a gente já postou por aqui. Que eu curto uma massa de torta na vibe massa podre também não é novidade. Tem essa tortinha de frutas vermelhas e esta outra tipo galette (uma torta rústica) de morango aqui que vire e mexe rolam de novo aqui em casa.
A massa é um super coringa. Uma vez que você aprende a fazer é só soltar a franga nos recheios. Quando eu estava treinando as diferentes formas de fazer o fechamento da massa usei esta mesma dessa torta para fazer uma torta salgada de carne moída que ficou divina! Outras vezes já fiz variações de galette doce com recheios salgados de tudo quanto é jeito. E tem um ponto extra a favor! A massa é congelável. Já viu né? Na hora que for fazer, já faz um tanto a mais, já deixa em porções que sirvam para uma galette (meia porção), vários disquinhos de massa perfeitinha empilhadinhos no seu congelador, só tirar, abrir e assar. A vida pode ser bela e prática.
*atualização em 2022: fiz um post só para essa massa com fotos do passo a passo. dá um confere AQUI.
O recheio é na vibe das tortas de frutas clássicas americanas. Todo mundo já viu algum filme gringo com uma cena num diner qualquer em que a pessoa pede um peach pie, apple pie ou blueberry pie (já viram My Blueberry Nights com cenas e mais cenas de blueberry pie? aliás, deu vontade de rever…), um monte de fruta dentro de uma massa podre e pronto. Simples e perfeito. Sempre que tiver uma opção de sobremesa assim é essa que eu vou escolher. Adoro.
Então é assim – para a massa uma tonelada de manteiga gelada (ninguém disse que era light!), farinha, um toque de açúcar e sal, vai despedaçando a manteiga na farinha com os dedos, depois junta um tico de vinagre e água até formar uma massa, forma dois discos e guarda na geladeira. Pronto. Na massa a gente só mexe na hora de montar. Para o recheio, um monte de morango (um monte mesmo! 31/2 caixas por torta!), um limão siciliano fatiado finamente com casca e tudo, um pouco de açúcar de baunilha (é pouco mesmo! pra compensar a massa nada light hehe), um tico de maisena para o recheio dar uma engrossada na hora de assar e depois é só montar. A massa de baixo é só abrir e arrumar no prato. Para a de cima rola de dar umas brincadas – se quiser fazer umas tiras de massa e fazer uma padronagem xadrez, furinhos redondinhos como eu fiz são bem fáceis, estrelinhas se você tiver um cortador de biscoito nesse formato, deixar inteira e fazer uns rasgos com a faca fica bom também. Enfim, dá pra fazer qualquer coisa, desde que haja algum furinho para o ar escapar na hora de assar.
- para a massa:
- 1 tablete de manteiga sem sal (200g) gelado
- 21/4 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã
- para o recheio:
- 3 1/2 caixas de morango
- 1 limão siciliano
- 4 colheres de sopa de açúcar de baunilha (ou comum)
- 1 pitada de sal
- 1/4 de xícara de amido de milho
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 ovo para pincelar
- açúcar cristal para polvilhar
- Para a massa:
- Numa tigela junte a farinha, açúcar e sal. Corte a manteiga em cubos e junte aos demais ingredientes. Com as mãos incorpore a manteiga à farinha esmagando os cubos. Não se preocupe se alguns pedaços ficarem maiores do que outros. Isso garante uma massa mais leve e craquelenta. A farinha deve ficar com a textura de uma boa farofa.
- Numa tigelinha misture o vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de água gelada. Acrescente o líquido à massa e vá misturando tudo rapidamente. Talvez você precisa mais um pouquinho de água gelada – 1/2-1 colher de sopa a mais, mas lembre que esta não é uma massa muito molhada. Você só quer líquido o suficiente para juntar a farinha seca.
- Coloque a massa numa superfície limpa e amasse somente o suficiente para formar uma massa coesa. Ao contrário de uma massa de pão, aqui você não quer desenvolver o glúten. Separe a massa em dois, embrulhe soltamente no filme pvc e amasse para formar dois discos. Leve à geladeira por pelo menos uma hora.
- A massa pode ser feita com até 3 dias de antecedência ou pode ser congelada.
- Para o recheio:
- Corte os morangos em 4 e fatie o limão siciliano o mais fino possível descartando as sementes.
- Numa tigela junte os demais ingredientes do recheio e misture. Use imediatamente.
- Montagem:
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Abra um dos discos e use como a base da sua torta. Nós usamos um pirex de 20cms. Certifique-se que você abriu a massa com folga. Você quer que sobre um pouco para fora do prato onde você vai assar. Coloque a massa no prato e ajuste ela para ela ficar bem encaixada no fundo. Se tiver com muito excesso para fora corte um pouco as sobras, lembrando de deixar um cm para fora do prato. As sobras podem ser usadas para arrumar qualquer rasgo que tenha ocorrido no processo.
- Abra a massa de cima. Eu gosto de deixar a massa de cima um pouco mais fina e delicada o que acaba levando a uma sobra bem maior do que alguns cms para fora do prato. Se for fazer furinhos como fizemos na nossa use um cortador redondo ou do formato que quiser. Pode fazer tirinhas também ou deixar a massa inteira e fazer uns rasgos com a faca.
- Coloque o recheio sobre a massa de baixo fazendo um morrinho com mais frutas ao centro. Assim ficará mais fácil de encaixar a massa de cima e a torta espalhará melhor durante o cozimento.
- Coloque a camada de massa de cima pressionando as laterais externas e mantendo o morrinho de frutas. Corte o excesso da massa de cima para que fique rente ao prato. Feche a torta pressionando o excesso da camada de baixo por cima da camada de cima e apertando.
- Dependendo de quanto excesso de massa sobrou você pode guardar para uma galette em outra oportunidade ou para fazer pequenos pastéis assados.
- Bata o ovo numa tigelinha com uma colher de chá de água. Pincele a torta toda e salpique com um pouco de açúcar cristal.
- Leve ao forno usando uma assadeira forrada de alumínio como base até a torta estar bem dourada. Não se assuste se um pouco do recheio vazar. É normal. Por isso usamos a assadeira forrada ;). O tempo de forno vai variar muito de um forno para o outro, aqui em casa leva umas 2:15, mas comece a olhar lá por volta de 1:30.
- Deixe esfriar por pelo menos 4 horas antes de comer.
Algumas dicas: não retire do forno antes da hora! Você quer que a massa fique beeeeeem dourada e que o recheio vire quase uma geléia. Outra coisa: resista e espere esfriar. Se você fatiar a torta ainda quente seu recheio vai espalhar todo pra fora e você não terá fatias certinhas. O ideal é esperar esfriar para o recheio se ajustar direitinho lá dentro. Pode fazer de um dia pro outro inclusive! Guarde fora da geladeira e mande ver no dia seguinte. Fica perfeito!
Sirva assim mesmo, acompanhado de um sorvete de baunilha de verdade, um chantilly, ou um crème fraîche de baunilha, como nós fizemos.
beijos,
Mariana
[…] Rolou uma que ficou incrível só de nectarina e pêssego usando essencialmente a receita da torta de morango com limão siciliano hit do inverno passado. Repetimos a massa tal qual e trocamos o morango e limão por pêssego e […]