Você olha para a foto e diz, ah! legal, um milho bonito, deu uma grelhadinha, legal, gostoso, normal, nada demais. Mas nãaaaaaaao. Esse milho aí foi finalizado com uma mistura de leite de coco com capim santo que vai mudar o seu conceito de milho para todo o sempre.
A receita foi uma adaptação de uma receita clássica tailandesa que pegamos do livro do Pok Pok. Já falamos desse restaurante aqui, uma verdadeira maravilha, um restaurante thai provavelmente dos mais incríveis que você comerá fora da Tailândia. As receitas foram pesquisadas durante anos e são acompanhadas de explicações detalhadíssimas de ingredientes e regiões. Já fizemos estas asinhas e vire e mexe temos verdadeiros desejos por elas. Recomendamos demais! Tanto o livro quanto o restaurante (em Nova Iorque e Portland – nós fomos no de NY).
Um dos ingredientes não se acha por aqui. Adaptei e funcionou super bem. A receita não poderia ser mais simples. O milho é cozido normalmente na água. Enquanto ele cozinha você vai juntar leite de coco, capim santo, um tico de açúcar e sal numa panelinha até dar uma leve engrossada e o leite de coco pegar bem o gosto do capim santo. Depois é só passar o milho cozido pela mistura e grelhar na churrasqueira ou numa chapa/frigideira e se deliciar. Idiota né?
- 500 ml de leite de coco
- 2 talos de capim santo incluindo as folhas
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 10 milhos
- Cozinhe os milhos inteiros ou partidos ao meio em água até o milho ficar macio. Esse tempo nunca é super exato, varia de milho pra milho, mas será em torno de 30-40 minutos em média. Retire da água e reserve.
- Enquanto os milhos cozinham prepare a mistura de leite de coco, açúcar e sal numa panela pequena. Esmague ligeiramente as pontas do talo de capim santo com a empunhadura da faca e dê uma amassada nas folhas (cuidado! as laterais são cortantes). Dobre e coloque na panela junto com o leite de coco.
- Em fogo médio deixe reduzir um pouco o leite de coco por uns 10 minutos. Prove e veja se o sabor do capim santo já passou para o leite. Se sim, pode desligar. Se não, deixe mais uns minutos.
- Esquente uma frigideira de ferro, chapa, grelha, ou ligue a churrasqueira. Molhe cada milho na mistura do leite de coco e grelhe. Quando começar a dar uma queimadinha, molhe mais um pouco no leite de coco e vire o milho. Repita umas 3 ou 4 vezes até o milho ficar bem tostadinho.
- Devore.
No dia em que fizemos esse milho aqui em casa o filho de 4 anos de uns amigos nossos estava aqui acompanhando a finalização do milho e depois comendo. Em seguida chegou uma amiguinha, filha de outro casal de amigos. Ele deu um pouco do milho pra ela e disse que eu tinha feito uma mágica e que o milho estava muito bom. Melhor elogio da vida.
beijos,
Mariana
Maíra Hanashiro
Hummm! Esse milho deve ser muito bom! Já estava esperando essa receita depois da foto no Instagram.
Assim que achar milho orgânico, vou fazer.
Parabéns a vocês pelo delicioso blog!
Abraços,
Maíra Hanashiro
tampopogourmet.com
comalaemcasa
Ehhh que legal Maíra! Depois conta o que achou. Eu só quero comer milho assim agora :) Onde vc consegue milho orgânico além da CEASA?
E seu blog também é uma delícia!
beijos
Mariana