Pimentão não é exatamente uma unanimidade. Um monte de gente acha indigesto, um monte de gente cata dos pratos. Sim, eu também já catei muito e confesso que até hoje cato o verde. Curto não. Em compensação o amarelo e o vermelho são só alegria e quando rola de fazer marinado, numa vibe meio conserva, aí acho sensacional!
Estes pimentões marinados são daquele tipo que você vai querer fazer mais do que você acha que você precisa. Garanto que você vai querer comer na bruschetta, para acompanhar aquela carne, para dar um tchã naquela salada, para dar um up naquele sanduba… A receita veio da April Bloomfield e seu livro fantástico A girl and her pig, que já citamos por aqui um monte de vezes. É dela também a receita da aveia perfeita, do sanduba de língua e de várias outras cositas que a gente vire e mexe faz. O livro é excelente e os restaurantes dela em NY valem uma visita. Estou doida pra que saia logo o livro novo dela que privilegia legumes e vegetais.
Esta receita é facílima. Essencialmente você vai assar os pimentões dando uma queimada neles numa panela de fundo bem grosso, de preferência de ferro fundido. Quando a pele estiver bem queimadinha é só colocar numa cumbuca e tampar bem com filme pvc pra segurar bem o vapor. Depois tira a tampa dos pimentões com cuidado pra aproveitar todo o suquinho que vai ter acumulado dentro dos pimentões, corta, descasca e junta com vinagre de jerez, um pouco de alho ralado, umas folhas de manjericão, azeite e sal. Viciante.
- 2 pimentões vermelhos grandes
- 1 dente de alho ralado
- 3 colheres de sopa de vinagre de jerez
- 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
- sal a gosto
- um punhadinho de folhas de manjericão
- Comece aquecendo uma panela de fundo grosso, de preferência de ferro fundido. Quando estiver bem quente coloque os pimentões. Vá girando os pimentões aos poucos pra que toda a pele dê uma queimadinha e bolhas se formem. Vai demorar uns 20 minutos.
- Imediatamente coloque os pimentões numa cumbuca média e cubra com filme pvc por uns 20 minutos até que você consiga manuseá-los.
- Reserve uma segunda cumbuca média. Corte o topo dos pimentões com cuidado e despeje qualquer suco que tenha surgido no interior do pimentão na cumbuca reservada. Descarte as sementes.
- Corte os pimentões ao meio e raspe fora a pele usando os dedos ou a parte sem corte de uma faca. Descarte também aquela parte branca do interior do pimentão. Corte os pimentões em pedaços irregulares e junte ao líquido na cumbuca reservada.
- Misture o alho e vinagre e massageie com as mãos. Em seguida acrescente o azeite e uma pitadinha de sal. O líquido ficará mais cremoso e turvo.
- Pode comer morno ou em temperatura ambiente e dá pra guardar na geladeira por alguns dias sem problema algum.
Delícia. Vou lá fazer um sanduíche com a carninha que sobrou do almoço e uns pimentões ;)
beijos,
Mariana
Sheryda Lopes
Parece delicioso! Lembrei de uma conserva de beringjela que tem numa feirinha aqui em Fortaleza que é delícia. Vou tentar fazer esses pimentões.
comalaemcasa
Que delícia Sheryda! A gente já postou uma conserva de vários leguminhos que tem essa vibe também. http://comalaemcasa.com.br/2014/09/antipasti-do-amor/
depois conta pra gente como ficou ;)