Se você é desses que não gosta de mocotó, continue lendo esse post que vai mudar de opinião.
Aqui em casa eu adoro toda comida que vem do estômago, pata, miúdos, minha família é nordestina e nos finais de semana e nas férias, sempre tinha, mocotó, buchada, sarapatel, língua. Sempre fui apaixonado por esse tipo de comida e adoro fazer, pra mim é comida com cara de tranquilidade, carinho e tempo pra gastar fazendo nada.
Pois bem, dentro dessa filosofia quase zen hippie de cozinhar esse tipo de comida, desde que nos conhecemos eu tento apresentar esse tipo de prato à Mariana. Alguns tiveram mais sucesso que outros, a maioria é bem aceita e entra pro nosso cardápio, mas o mocotó sempre foi rejeitado sem piedade, e olha que eu fiz de tudo quanto é jeito, quer dizer quase tudo. Esse da receita veio do restaurante Mocotó, e é um dos carros chefes do restaurante: a Mocofava.
Conhecemos o restaurante recentemente, num fim de semana passeando em São Paulo, e ficamos encantados. Tudo que pedimos estava excelente, delicioso e feito com muito cuidado. Assim que chegamos em Brasília resolvemos replicar a receita da Mocofava, que está no livro Cozinha de Origem, do Thiago Castanho, chef de Belém, mas que também tem receitas de chefs do Brasil todo, inclusive do Rodrigo Oliveira, chef do restaurante Mocotó, explicando como fazer essa Mocofava, que mudou as opiniões aqui em casa. Livro muito bom, vale muito a pena pra quem quer saber o que está rolando hoje na cozinha brasileira. Muito rico.
A receita tal qual no livro, segue abaixo.
- 500g de fava seca
- 300g de carne de charque em cubos
- 1/2 mocotó (pata bovina – para facilitar, peça que seu açougueiro corte a pata ao meio verticalmente, depois, em 3 pedaços iguais)
- 1 cebola pequena picada
- 2 tomates pequenos picados
- 1/2 pimentão amarelo ou vermelho
- 5 dentes de alho
- 1/2 colher de sopa de cominho em pó
- 1/2 colher de sopa de colorau
- 1/2 colher de chá de semente de coentro em pó
- 1/2 colher de chá de pimenta do reino branca moída
- 150g de toucinho defumado, em cubos, sem pele
- 150g de linguiça defumada em rodelas (nós usamos uma linguiça apimentada)
- 2 folhas pequenas de louro
- 1 folha de limão cravo (nós usamos de kaffir)
- 25g de banha de porco
- 75g de bacon em cubinhos
- 25g de manteiga de garrafa
- cheiro verde a gosto
- sal a gosto
- farinha de mandioca e molho de pimenta para servir
- Deixe as favas de molho na água fria por 12hs. Em outra bacia, coloque o charque de molho em água gelada para dessalgar por umas 6hs, trocando a água de hora em hora. Depois cozinhe a carne em água por cerca de 1h30min, ou até ficar macia. Reserve.
- Cozinhe o mocotó na pressão com bastante água por uns 60 min. Retire o mocotó da panela, espere esfriar, solte a carne dos ossos, pique e reserve. Escorra a água da fava e cozinhe até ficar macia, ou por uns 35min (muita atenção para a fava nao cozinhar demais, fique de olho)
- Prepare uma pasta de temperos. Bata a cebola, o tomate, o pimentão, o alho, o cominho, o colorau, o coentro em pó e a pimenta num processador ou liquidificador até chegar na textura da pasta lisa.
- Em uma panela grande, coloque a pasta de temperos, o charque, o toucinho, a linguiça, as folhas de louro e de limão, a fava com seu caldo e o caldo do cozimento do mocotó. Se necessário, adicione um pouco de água. Cozinhe por aproximadamente 20min, até obter um caldo encorpado.
- Aqueça a banha em uma frigideira e refogue o bacon picado até dourar. Acrescente à panela, com o mocotó reservado e a manteiga de garrafa. Deixe ferver por mais uns 10min e acerte o sal, se necessário. Adicione o cheiro verde e sirva, com a farinha de mandioca e o molho de pimenta à parte.
É isso, esse mocotó vai te surpreender, o Brasil é cheio de receitas lindas, deliciosas, culturalmente riquíssimas, é muito bom que receitas como essa saiam do underground e ganhem a notoriedade que elas merecem.
Se arrisque, bom apetite.
Esdras.
Jeff Muniz
Cara parabens pelo prato…
Eu estou fazendo um site e quero usar essa imagem como fazemos? me contata por e-mail por favor..
comalaemcasa
Oi Jeff,
obrigada pelo contato. Pode usar a foto desde que credite ao comalaemcasa.com.br ;) de preferência com um link ;)
qualquer coisa, manda um email pra gente comalaemcasa@gmail.com e depois nos manda o link do post pra gente ver como ficou ;)
beijos,
Mariana