Um bom patê de campagne é dessas coisas fantásticas. Vai fazer um brunch? Umas fatias são sucesso garantido. Vai fazer um jantar super especial? Vira uma entrada linda com uma saladinha verde. Vai fazer uma festinha? Só deixar uma cesta de pão ao lado. Perfeito.
Dia desses fizemos um monte para servir de belisquete na festa de casamento de um casal de amigos muito especial. Foi muito maneiro! Servimos este patê e o antipasti de legumes marinados numa mesa toda bonitona junto com um queijão enorme daqueles e uma patona de jamón serrano. E foi ótimo, porque o antipasti tinha que ser feito antes para ir apurando o sabor e os patês congelam super bem! Ou seja, super prático. Aliás, estamos nos beneficiando dessa praticidade até hoje, já que sobraram uns dois patês que estão devidamente congelados esperando a próxima festinha pra dar o ar da graça :)
Ele pode parecer mega complicado, mas no fundo é só uma série de ingredientes misturados. Dá pra fazer de várias formas, mexer nos temperos pra puxar mais pra um lado ou outro, dar uma variada nas carnes, mas esse nosso é basicamente um mix de fígado de frango e carne de porco, parte moída, parte picada, umas tantas ervas, um alô de birita, no caso, cachaça, e bacon. Tem que sempre caprichar no bacon.
Depois de misturar tudo é só colocar numa assadeira de pão/terrine, colocar mais umas fatias de bacon por cima e levar ao forno baixo em banho maria. Dali a uma hora e pouco você terá um lindo patê que vai deixar todo mundo de cara.
- 300g de fígado de galinha
- 500g de carne de porco moída
- 350g de lombo de porco em pedaço inteiro
- 1 dose de cachaça (ou cognac, ou bourbon, ou whisky)
- 2 pitadas generosas de pimenta rosa
- 11/2 pacotes de bacon fatiado
- 1 ramo grande de alecrim bem picado
- alguns raminhos de tomilho
- algumas folhas de sálvia picadas
- 1 cebola roxa pequena bem picada
- 1 generosa pitada de sal
- pimenta do reino
- Refogue bem o fígado de galinha até estar bem cozido. Deixe esfriar o suficiente para você poder manusear. É sem tempero mesmo – ele vai pegar o tempero na hora de misturar ao restante dos ingredientes ;)
- Pré-aqueça o forno a 180oC.
- Corte o lombo do porco em cubos pequenos. A ideia é ter texturas diferentes.
- Fatie meio pacote de bacon em pedacinhos. O outro pacote inteiro servirá para finalizar.
- Numa cumbuca grande junte todos os ingredientes.
- Misture tudo, de preferência com as mãos, até ficar homogêneo. Talvez você tenha que esfarelar os pedaços de fígado com os dedos.
- Coloque na assadeira de pão/terrine e decore com as fatias daquele pacote de bacon reservado tal como na foto. Talvez sobre uma ou duas fatias.
- Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora e 15. Não se assuste, solta bastante líquido. Se você tiver um termômetro de carne (vale super a pena ter!) a temperatura interna deve estar em torno de uns 65-70oC. Deixe esfriar aí mesmo.
- Retire quando frio, descarte o líquido, e sirva!
beijos,
Mariana
claudia
OI,
Finalmente encontrei o figado. Agora mãos a obra. Amanhã na aula conto o resultado.
Bj
comalaemcasa
ehhhh! só vi agora Claudia! massa demais! dia desses fiz uma quinoa com seu limão. ainda vou fazer uns outros testes ;)
JLC
Poderia responder se o lombo de porco é tipo canadense ou cru?
comalaemcasa
Olá JLC!
É lombo de porco cru mesmo ;)
volte sempre!