Imagina um dia mega ensolarado, aquele céu azul (ou seja, qualquer dia dessa seca linda de Brasília), aquele papo maneiro com os amigos, o prato principal já está no forno, o vinho branco e a cervejinha já estão rolando, está na hora de uma entradinha. Agora pensa numa sopa fria super leve e refrescante, mas super bem temperadinha. Diz aí que não combina. Perfeição esse tal de gazpacho.
E inevitável lembrar daquela cena do Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, do Almodóvar.
A receita que fizemos foi mais ou menos essa do filme, mas nos baseamos novamente no livro Family Meal – Home Cooking with Ferran Adriá que usamos também para a crema catalana que publicamos recentemente. Esse livro é verdadeiramente sensacional e usamos para várias receitas do nosso último jantar Lá em Casa. Ferran Adriá, você é demais! :) O gazpacho foi servido naquele dia com o pintxo que publicamos dia desses e foi uma entradinha arrasadora, mas o gazpacho sozinho já é muita alegria.
E a beleza dele é que basicamente é só jogar um monte de ingrediente no liquidificador, temperar e coar. Vapt vupt, e de preferência com um dia de antecedência para os sabores pegarem um pouco mais. Adoro receitas que ficam melhor depois de um dia – muito perfeito e prático pra quando você vai fazer uma festinha ou chamar os amigos pra almoçar.
Vamos à receita:
- 3 dentes de alho
- 2 cebolas médias
- 1 pepino
- 1 pimentão vermelho
- 10 tomates maduros e bem bonitos
- 2 fatias de pão velho sem casca (opcional)
- 1/2 xícara de água
- 1/3 de xícara de azeite de oliva
- 2 colheres de sopa de vinagre de jerez
- sal e pimenta a gosto
- O único passo mais chatinho para fazer o gazpacho é este primeiro – descasque o alho, corte ao meio, tire aquele brotinho verde que tem no meio (é fácil – vai sem medo), jogue numa panelinha com água fria. Ferva. Assim que ferver, desligue. Jogue a água quente fora e repita. Isso tudo é pra tirar aquele gosto forte demais do alho cru. Se você estiver com muuuuuita preguiça de fazer isso, reduza a quantidade de alho para somente um dente e pique ele bem para facilitar a mistura.
- Descasque as cebolas e corte em pedaços menores. Faça o mesmo com o pepino, pimentão vermelho (descarte as sementes, mas não descasque), os tomates (com casca e semente) e o pão.
- Junte tudo num processador ou liquidificador com a água e bata bem até ter um líquido homogêneo.
- Coe tudo.
- Tempere com o azeite, vinagre sal e pimenta a gosto e volte para o liquidificador para ficar bem homogêneo.
- Refrigere por pelo menos duas horas, mas idealmente de um dia para o outro.
- Sirva com um fio de azeite em copos ou cumbucas.
Foto: Ricardo Theodoro
beijos,
Mariana
Sheryda Lopes
Pode trocar o pimentão vermelho pelo verde?
comalaemcasa
Oi Sheryda!
Foi mal por demorar em responder! Estávamos viajando e com internet ruim.
O verde tem um sabor mais marcado e vai alterar um bocado a cor. Neste caso eu não substituiria não. No máximo o amarelo, mas daí perde o efeito de acrescentar ao vermelho do tomate.
beijos!
Mariana