Quando o livro Jerusalem foi lançado rolou um verdadeiro frenesi no mundo dos blogs de comida mundo afora. Tudo quanto é site e blog estava postando receitas do livro e fiquei morrendo de curiosidade. Antes mesmo de ter o livro eu já tinha feito mais de uma receita dele e amado todas. Finalmente ganhei de presente do meu irmão e não desgrudo mais dele.
Curto demais os temperos usados frequentemente na comida daquelas bandas do mundo e acho que o sucesso do livro tem muito a ver com o fato de quase todas as receitas poderem perfeitamente ser feitas no dia a dia. É o equivalente ao arroz com feijão. Nada muito complicado, sem apresentações cheias de firula, direto ao ponto e absolutamente delicioso.
Para esta receita é necessária uma frigideira grandona e que dê pra tampar. Nós usamos nossa fiel frigideira de ferro fundido que usamos pra tudo desde que compramos. Aliás, se você tiver a chance de comprar uma, compre! Não é uma panela particularmente cara e é super versátil! Vocês poderão ver que ela aparece aos montes nas receitas mais recentes…
Comece dourando bem umas duas cebolas fatiadas. Enquanto isso junte o frango (nós usamos 7 sobrecoxas, que era o que cabia bem numa camada única na nossa frigideira) com 1 1/2 colher de chá de pimenta do reino e mais 1 1/2 de sal, umas duas colheres de sopa de azeite, umas 10 vagens de cardamomo e 2 pedaços de canela em pau. Misture bem.
Retire a cebola da panela e coloque o frango para dar uma boa fritada – uns 5 minutos por lado – até ficar dourado.
Retire o frango e descarte o excesso de gordura mantendo só uma camada fina no fundo da panela. Agora é hora de dar uma fritadinha no arroz. Usamos 300g de arroz basmati. Volte com a cebola para a panela para fritar com o arroz. Daí a receita pede uma frutinha dessas pequeninas e azedinhas que não sei nem como chama em português! Por acaso eu tinha cranberry desidratada em casa e achei que poderia funcionar. Ficou ótimo! Foi mais ou menos 1/2 xícara de cranberry que também entrou na panela para a fritadinha com o arroz, junto com mais uma colher de chá de sal e outra de pimenta do reino.
Devolva o frango para a panela encaixando ele no arroz e acrescente 2 1/4 xícara de água fervendo. Baixe o fogo e tampe.
Cozinhe tampado por 30 minutos. Desligue o fogo e rapidamente retire a tampa, cubra a panela com um pano de prato limpo e coloque novamente a tampa. Deixe descansando por mais 10 minutos. Esse truque aparece diversas vezes nas receitas desse livro e deu pra perceber que é aquele toque final para o arroz ficar fofo e soltinho.
Passados os 10 minutos, salpique com coentro picadinho e coma assim mesmo ou com um pouco de iogurte.
Seguimos a receita exatamente (fora a substituição do cranberry) e foi um sucesso.
Olha como está no livro e como ficou a nossa versão.
Fico tão feliz com livros que não mentem :) E seu eu contar pra vocês a raspinha do arroz que ficou queimadinha no meio… hummmm… adoro uma raspinha de arroz!
Receita testada e pra lá de aprovada. Faz você também e depois conta pra gente.
beijos,
Mariana
Cláudia Gasser
o seu prato ficou muito mais bonito do que no livro!
vou testar também.
bjs
Cláudia
comalaemcasa
hahahaha obrigada!!! vale muito essa receita. devoramos :)
Joy Barbosa
Mariana, estou com água na boca. Parece delicioso . Vocês estão impossíveis…. Cada receita mais bonita e apetitosa do que a outra.
Beijos,
Joy
comalaemcasa
Ehhh tia! Obrigada! Você vai amar esta!
beijos!
Mariana