Na cozinha, minha maior dificuldade sempre foi a parte da sobremesa, fazer doce é quase sempre um processo muito exato, um tanto disso, um tanto daquilo e mistura por tantos min, espera na geladeira por mais um tanto e pronto. Nem sempre tem espaço pro improviso, pelo menos das vezes que eu tentei, quase todas deram errado, menos na receita de hoje, é uma sobremesa deliciosa, fácil e bem rápida.
Maçã ao fogo com iogurte e calda de vinho.
É uma delícia, descasque as maçãs, essa receita pode ser feita com até quatro, coloque para ferver numa panela com uma xícara e meia de vinho tinto, usamos o Syrah e funcionou bem, canela, três pitadas de açúcar, pode colocar laranja, goiaba, cravo e o que mais você achar bom, não exagere muito na mistura, menos é mais e a larica fica pra mais tarde. Depois de fervido, por 25 minutos, tire as maçãs e deixe a calda reduzir e ficar mais densa. Se você preferir, também pode usar pêras.
Agora é só servir a maçã e a calda, com o iogurte grego, você vai querer repetir.
No som, fica essa versão de Loro do Egberto Gismonte na voz da Esperanza Spalding, coisa fina. A música é das minhas preferidas do Egberto, e a Esperanza é sensacional, toca baixo e canta a valer, muito elegante, tem uma simplicidade na hora de tocar que faz parecer fácil.
http://youtu.be/cNk9ihFCG-E
Tudo simples, bom e elegante.
Beijos, Esdras
[…] maçã cozida no vinho é […]