Desde que eu fiz esta panqueca pela primeira vez eu não deixo mais faltar maçã em casa. Frutada na medida e de uma fofura… pensa numa panqueca fofa! Sério! Muita alegria!
Aqui em casa não passa uma semana sem rolar panqueca algum dia. Adoro! É dos meus cafés da manhã favoritos e já postei zilhões de receitas como esta de ricota AQUI ou esta integral AQUI ou esta outra de buttermilk com uma calda de mel e bacon AQUI e mais outras tantas AQUI, mas no dia a dia sou fã de fazer freestyle, sem seguir receita. Até fiz uma LIVE lá no insta dia desses justamente explicando como faço – assista AQUI. Mas de vez em quando rola uma receita que é tão perfeitinha que tenho que postar aqui.
Assim como a maioria das receitas de panqueca que já publiquei, é simples de fazer, só misturar tudo e foi. O tcharã, é claro, é a maçã, ralada, no caso, e isso de fato é O tchararã porque com ela ralada ela meio que some pra dentro da massa deixando seu dulçor levemente azedinho lindo, mas sem a textura pedaçuda.
Dá um confere aqui pra ver o tanto que é facim.
panqueca de maçã
Ingredients
- 2 ovos
- 1 1/2 xícara (350ml) de leite ou uma mistura de leite e iogurte
- 1/4 xícara (50g) de açúcar
- 1 1/2 – 2 xícaras (250g) de farinha de trigo *atualização – de uns tempos pra cá tenho achado que fica melhor com 1 1/2 xícara de farinha ao invés das 2 xícaras da receita original
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de sal
- 3 maçãs médias descascadas e raladas
- óleo para untar a frigideira
- açúcar confeiteiro para polvilhar
- para dar um tchã acrescente 1 colher de chá de canela, cardamomo, gengibre em pó ou uma misturinha de todas as especiarias
Instructions
- Misture todos os ingredientes menos a maçã numa tigela média. Você quer que a massa fique lisa, mas também não é pra ficar horas mexendo se não começa a desenvolver o glúten. Se sobrar umas pelotinhas tá tudo bem. Acrescente as maças e misture rapidamente.
- Em fogo médio aqueça uma frigideira (se estiver usando uma de ferro fundido como a minha aqueça por alguns minutos antes de começar). Unte generosamente com óleo e com uma concha coloque um pouco de massa. Cada ovo é de um tamanho e cada farinha de trigo é de um jeito. É possível que seja necessário acrescentar um pouco mais de leite para a mistura ficar mais fina. Quando ela bate na frigideira ela deve esparramar um pouquinho – não tanto quanto uma panqueca fina ou crepe, mas também não tão pouco que ela fique grossa demais na hora de colocar na frigideira.
- Ela estará pronta pra virar quando você perceber as bordas dourando e ficando firmes e bolhas se formando na superfície – uns 2 minutos. Vire, deixe mais um minutinho até cozinhar o segundo lado e dourar um pouco e pronto. Repita com o resto da massa.
- Sirva com mel, geleia ou o que mais seu coração mandar. Polvilhe com um açúcar confeiteiro porque tudo fica mais lindinho com uma polvilhada dessas e devore.
Minha panela favorita pra fazer panqueca é a frigideira de ferro fundido que aparece na foto de cima. Pode ser qualquer frigideira, mas a de ferro fundido deixa as crostinhas mais por igual e é só maravilha. Neste post AQUI falo das minhas panelas favoritas e ela é sem dúvida a minha panela favoritíssima :P A nossa veio com a gente numa viagem, mas é bem parecida com esta DAQUI e esta outra AQUI.
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nesse trombonista de Nova Orleans Trombone Shorty mega feliz cheio de energia porque se você vai começar o dia com essa panqueca só alegria o som tem que estar à altura.
Se fizer a receitinha lembra de me marcar na foto que adoro ver! Somos sempre @comalaemcasa em qualquer rede social.
beijos,
mariana
*este post tem links afiliados. clicando e comprando por eles você ajuda a financiar este cantinho ;)
Lu
Que delicia de receita e de leitura. Dá vontade de fazer só pela forma que a receitinha foi escrita. Quantos detalhes ♡ Quanto amor numa receitinha ♡
comalaemcasa
obrigada <3 melhor comentário <3