Uma receita com pouquíssimos, porém potentes, ingredientes que deixa você com aquele gostinho de quero mais na boca. Uma música contagiante daquelas que quando você for parar pra perceber você já tá lá, balançando o quadril num remexe gostoso.
Comece dando play aqui em mais um single do disco novo do Esdras nesta música deliciosa do Hamilton de Holanda em homenagem ao Raphael Rabello e vai entrando no clima.
Agora prepara porque você só precisa de 5 ingredientes para fazer este frango que você com certeza vai incorporar no seu dia a dia. 1. as sobrecoxas de frango; 2. missô; 3. mel; 4. alho; 5. manteiga. Sim, é só isso mesmo.
Precisa ser sobrecoxa de frango? Mais ou menos. Consigo imaginar fazer um frango inteiro assado com este mesmo processo, talvez umas coxas, mas o lance é que você precisa da pele (ninguém disse que a receita era light) e ela precisa ser fácil de destacar da carne (que não é bem o caso da coxa, coxinha da asas e tals). Já explico essa parte melhor. Nenhum bicho de 7 cabeças.
Mas antes, dentro do possível bora fazer aquele esforço pra comprar um frango melhor? Tá cada dia mais fácil de achar frangos orgânicos, caipiras, que foram criados soltos, livres de antibióticos e outras cositas más. É mais caro? É. Mas né? É o seu corpo, é o seu combustível, bora fazer as melhores escolhas possíveis pra ele. A Gastrolândia (somos super fãs!) fez uma série excelente sobre a criação de frangos no Brasil que vale a pena conferir.
Voltando aos ingredientes. O missô – se você tem acompanhado a série de receitas + músicas do disco novo do Esdras você de repente até já comprou este ingrediente mágico. (Oi torta de caramelo com missô e chocolate! Você é linda!). Se ainda não, compre e seja feliz. Ele dá um sabor salgadinho delicioso difícil de definir maravilhoso em tudo que ele toca. Fora que tendo em casa você estará sempre a apenas uns micro passos de uma sopinha missoshiro reconfortante a qualquer momento. Já te convenci né?
Mel, manteiga, alho, imagino que isso você já tem em casa de qualquer forma, né? Você já pulou fora daquela onda errada de achar que o bom mesmo era margarina, né?
Agora prepara que é complexo :P Pega a manteiga em temperatura ambiente e mistura ela bem, de preferência com um fouet, com vigor pra ficar fofa (no muque mesmo – não é o caso de pegar uma batedeira pra isso). Mistura o mel e o missô até formar uma pasta. Delicadamente você solta de leve a pele da sobrecoxa o suficiente para você conseguir inserir uma colherzinha da mistura ali no meio. Depois mais uma lambrecada por cima da pele. Depois vai pra assadeira com alguns dentes de alho com casca mesmo, aquela salpicada de sal por cima de tudo e forno. Pronto. É só isso.
Uns 30-40 minutos depois você terá um frango molhadinho, meio doce, meio salgado, apinhado de umami e um bando de dente de alho derretendo de tão macio. Você vai devorar tudo em segundos.
- 8 sobrecoxas de frango com pele
- 55g (4c.s.) de manteiga em temperatura ambiente
- 21/2 c.s. de missô
- 21/2 c.s. de mel
- 1 cabeça de alho
- sal à gosto
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Bata rapidamente a manteiga numa tigela média com um fouet para ficar homogênea e fofa. Acrescente o missô e mel e misture bem até formar uma pasta.
- Delicadamente separe um pouco da pele das sobrecoxas e coloque uma colherzinha da mistura no meio. Espalhe o restante da mistura por cima das peles.
- Disponha as sobrecoxas numa assadeira pequena com os dentes de alho com casca. Salpique com sal e leve ao forno por 30-40 minutos ou até ficar dourado e o líquido que sai das coxas sair transparente.
- Sirva imediatamente com o acompanhamento de sua preferência.
Uma receita e simples e maravilhosa tão divertida e viciante quanto a música.
Escute o disco todo aqui.
E se você for de Brasília, dia 10 de novembro tem show de lançamento lá na Cervejaria Criolina, onde cozinhamos lá no comecinho do ano. O evento no facebook é este aqui e além das cervas serem ótimas, os primeiros 50 a entrarem vão ganhar aquele cookie esperto que vocês já conhecem de outros carnavais. Oh yeah.
beijos,
Mariana
[…] nas receitas que acompanham as músicas do Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo. Tem mais aqui e aqui e aqui e aqui e vai ter umas tantas mais ainda […]