Quer um prato vegetariano que deixa todo mundo boquiaberto? Qualquer mesa fica mais bonita com uma belezura dessas bem dourada inteirinha assim pá, bem no centro. Qualquer pessoa fica mais feliz quando prova. Um verdadeiro arraso essa couve flor assada inteira.
Estamos numa fase couve flor aqui em casa. Rola isso com vocês também? De repente tem alguma fruta, legume, verdura, enfim, que você não lembrava muito que existia e que agora você compra sempre que possível e faz de tudo quanto é jeito. Pois é. E daí que em plena fase couve flor estava eu fuçando algumas receitas que eu tinha salvado no nosso pinterest (vocês seguem a gente por lá? tem zilhões de referências bacanas nos nossos boards) e dei de cara com algumas versões diferentes dessa couve flor linda aí que eu vinha namorando há tempos.
Essencialmente tudo variação em torno do mesmo tema. Primeiro uma pré-cozida em algum líquido bem saboroso – em alguns casos vinho, em outros caldo, com especiarias e delícias mil pra já dar aquele start essencial no sabor. Depois de já macia uma finalizada no forno pra dar aquela cor e pronto.
- 1 couve flor média inteira (retirar as folhas)
- 3 c.s. de sal
- 1/3 xícara de azeite de oliva e mais um pouco para regar
- 3 c.s. de suco de limão
- 2 c.s. de manteiga
- 1 c.s. de açúcar
- 2 c.c. de pimenta calabresa – a pimenta pega, se preferir menos, ajuste à gosto
- 1 folha de louro
- 1 c.c. de paprika defumada
- 1 c.c. de pimenta do reino em grãos
- 10 xícaras de água
- Pré-aqueça o forno a 220oC.
- Ferva a água numa panela bem grande (precisa caber a couve flor inteira). Quando já estiver fervendo acrescente o sal, azeite, suco de limão, manteiga, açúcar, pimenta calabresa, pimenta do reino e folha de louro. Misture bem até a manteiga derreter. Acrescente a couve flor cuidadosamente e ferva até ficar macia. Uns 15 minutos. Você deve conseguir inserir uma faca até o centro sem resistência.
- Cuidadosamente retire a couve flor e escorra bem num escorredor de macarrão. O caldo do cozimento poderá ser reaproveitado para um risoto ou qualquer prato semelhante.
- Disponha a couve flor numa assadeira ou prato refratário, regue generosamente com o azeite de oliva e salpique com a paprika defumada. Asse até ficar dourada – 20-30 minutos.
- Sirva imediatamente.
Nada muito complicado. Nada muito demorado. E sinceramente, tão delicioso e impactante quanto uma bela peça de carne para ser o centro da sua refeição. Receitinha perfeita para as segundas sem carne.
beijos,
Mariana
p.s. se quiser que seja vegana é só omitir a manteiga ;)
[…] Esta couve flor assada inteira é incrível! O que eu adoro nesta receita é que a couve flor é tratada de uma forma semelhante a uma bela peça de carne. Ela toda linda, douradinha, macia por dentro, com crostinha por fora, no centro da mesa, toda poderosa, é sensacional. A receita está aqui. […]