Eu acho pão uma coisa meio mágica. Farinha + fermento + água + sal e qualquer outra firula rendem infinitos tipo, estilos, tamanhos, crostas. Coisa verdadeiramente incrível essa aí.
A gente tinha uma máquina dessas que faz pão. Lembro de usar muito há zilhões de anos, mas lá pelas tantas ela foi caindo em desuso até ficar esquecida num canto. Quando nos mudamos pro apt novo, naquela super limpada que só uma mudança consegue proporcionar, passamos a máquina adiante – resolvemos que quando quiséssemos fazer pão usaríamos as nossas mãos mesmo. E assim tem sido e a bem da verdade é que no último ano fizemos mais pão em casa do que fazíamos na época que tínhamos a máquina.
E num domingo preguiçoso sozinha em casa (Esdras estava viajando com a banda), dando aquela lida inspiradora nos sites de comidinhas do meu feed, comecei a ver uma receita atrás da outra de pão. Era um sinal. Resolvi dar uma fuçada nos nossos livros pra ver se encontrava uma receita base que fosse simples e que prometesse render uma casquinha bem crocante – eu curto muito um pão super cascudo. Achei a tal num dos nossos livros do Jamie Oliver. Eu amo o Jamie Oliver. Sério. Acho os livros dele sensacionais – ultra bem explicados, com receitas que vão do super básico ao avançado factível num dia qualquer, nunca fiz uma receita dos livros dele que não tivesse dado certo e mais, que eu não tivesse amado. Sim. Sou fã. Fora o trabalho maneiríssimo que ele faz para incentivar as pessoas a comerem comida de verdade, pra melhor as merendas escolares e, poxa, o cara conseguiu mudar a receita do McDonald’s e tirar amônia (!!! como assim tinha amônia?!?!!!!) do hambúrguer deles. Demais.
Ok. Chega de babação de ovo. De volta ao ponto. A receita é ultra básica – pra você ter uma ideia, eu decorei a receita após ter feito somente uma vez! Daí dá pra ficar só no pão branco e pronto ou dá pra dar uma viajada e usar essa receita como base pra várias outras. O livro deu várias ideias, mas eu olhei pra nossa horta, olhei pra nossa geladeira e resolvi fazer um pão de ervas com azeitonas. O resultado foi um pão macio por dentro, bem cascudo, e explodindo de sabor com a mistura de sálvia, alecrim, tomilho e azeitona preta que eu fiz.
- 1kg de farinha de trigo (e mais para polvilhar)
- 2 pacotes de 10g de fermento biológico instantâneo
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa rasas de sal
- 500ml de água morna (um pouco mais se necessário)
- 1 xícara de azeitona preta
- um punhado de ervas frescas (usei alecrim, sálvia, tomilho)
- Misture o fermento, açúcar e metade da água num potinho até dissolver o açúcar e deixe descansar enquanto você prepara o resto. Vai borbulhar.
- Pique as azeitonas e ervas. Reserve.
- Coloque a farinha e sal numa cumbuca grande e deixe um buraco no centro. Coloque a mistura do fermento no centro e comece a misturar em movimentos circulares com as mãos incorporando a farinha aos poucos. Após incorporar toda mistura do fermento acrescente o restante da água aos poucos. Talvez você não use toda. Talvez você precise de mais um pouco. A massa vai se formando.
- Despeje a massa numa superfície limpa levemente enfarinhada e amasse. Curte aí e vai sem pressa. Aos poucos vá incorporando a mistura de azeitonas e ervas à massa e continue amassando. Vai umedecer então coloque um tico mais de farinha e continue amassando.
- Quando a massa estiver boa (uns 5-7min) forme uma bola e coloque numa cumbuca grande levemente untada com azeite. Faça um corte em cruz no topo e cubra com PVC. Escolha um lugar onde a cumbuca não vai receber ventos e que seja quentinho e deixe crescer até dobrar em tamanho (uns 30-40min).
- Amasse rapidamente o pão novamente numa superfície com um pouco de farinha e corte a massa em dois. Eu fiz dois pães num formato meio alongado, mas escolha o formato que quiser.
- Prepare a assadeira onde você vai assar depois com um pouco de farinha e coloque seus pães para crescer mais um pouco lá mesmo. Salpique com farinha por cima. Deixe crescer mais uma vez até dobrar de tamanho (mais uns 30-40min)
- Nesse meio tempo pré-aqueça seu forno a 200oC. Se você tiver uma panela de ferro fundido pode colocar ela no forno agora também pra ela ficar pelando.
- Hora de assar. Faça um corte no sentido longitudinal em cada pão. Se você colocou a panela de ferro no forno jogue uns 6 cubos de gelo nela pra fazer bastante vapor e leve os pães ao forno. O vapor tenta simular um forno profissional e ajuda a formar uma crosta mais crocante no pão.
- Asse por uns 40-50 min ou até ficar dourado.
- Tente não devorar ele inteiro assim que sair do forno.
Bem fácil, né? Sim, demora um tico, como qualquer pão, mas a maior parte do tempo você não está fazendo nada a não ser esperando. De boa total. Estou doida pra testar a receita com outros recheios. Acho que da próxima vez farei dois diferentes :)
E vocês? Curtem fazer pão? Quais são seus hits?
beijos,
Mariana
Gabriela
Eu amo fazer pães!!! Mas do jeito tradicional, socando a massa nas mãos. Minha receita favorita é o Tortano, um pão italiano recheado com lingüiça calabresa e mussarela. Hoje fiz a receita acima e foi sucesso!!!
comalaemcasa
que demais Gabriela! que bom que deu certo. estamos na pilha de testar outros, vou com certeza tentar esse recheado de calabresa e queijo. que maravilha que deve ser!
beijos e volte sempre!
Sheryda Lopes
Amo pão. Amo azeitona. Ou seja, me apaixonei. Pena que meu forno é uma droga e queima tudo. :/
comalaemcasa
Poxa Sheryda, sério que não dá pra regular? Tenta porque de qualquer forma o pão pede um forno mais quentinho mesmo.
volte sempre!
priscila
Amooooo fazer pão e não tenho medo de testar novas receitas. Fazia muuuuito rosquinhas de coco e de amendoim. Parei um pouco de fazer pq os filhos nasceram e a praticidade tomou conta. Mas acho q vou testar essa receita no carnaval.
comalaemcasa
que maravilha Priscila! depois conta pra gente como ficou :)
Carolina
Olá, surgiu uma dúvida: a panela de ferro fundido só serve para fazer o vapor? Devo tirá-la do forno assim que o gelo derreter ou posso colocar o pão para assar dentro dela? Obrigada!
comalaemcasa
Oi Carolina,
é para fazer o vapor. Deixa ela lá. Pode assar o pão naquela mesma assadeira do último crescimento. Quando colocar os gelos eles vão começar a derreter e fazer o vapor por um tempinho ainda e isso vai ajudar a fazer aquela crostinha mais legal. Se você não tiver a panela de ferro fundido não será nada grave. Já ouvi falar que dar uma borrifada de água no forno pré-aquecido e em seguida colocar o pão para assar funciona razoavelmente bem também. Depois conta pra gente como ficou! beijos!
Rejane
Fiz de acordo a receita, mas a minha massa não cresceu. Usei açúcar demerara.
comalaemcasa
Oi Rejane!
O açúcar ser demerara não deveria ser um problema. Vc checou a validade do seu fermento? às vezes mesmo na validade ele perde a força. ele borbulhou bem naquela primeira etapa de misturar o fermento com a água e açúcar?
além disso, tem influência a temperatura da sua cozinha (se estiver frio ou com muito vento tb compromete).
espero ter ajudado!
beijos,
Mariana