Sabe aquele bolo ultra macio fofinho, com aquela mordida mega delicada, doce azedinho naquele ponto perfeito? Pois é. É esse bolo aqui.
A nossa alegria extra foi que tanto os limões quanto as amoras foram colhidos diretamente no nosso quintal. Eitcha que emoção <3 Dá aquele saborzinho especial de orgulho, vou mentir não.
Sobre o bolo em si, sem grandes surpresas. É desses que uma batedeira facilita a vida, mas se tiver paciência e um bom muque dá pra fazer na mão também – tudo pra deixar a manteiga + açúcar cremosinho, e mais cremosinho ainda quando acrescentar os ovos.
Essencial para a maciez fofinha delicada é o iogurte. Que ingrediente mágico esse daí, viu! Se quiser fazer o seu tem post AQUI explicando como faz – o post é de 2015 e desde então nunca mais parei de fazer. Sai muito mais barato que comprar e, bem sinceramente, fica mais gostoso também.
De resto, se a vida te der limões, mas não amoras, esse bolinho só de limão fica perfeito também. Ou se ela te der outras frutinhas ao invés de amoras, se joga! Altas vão ficar incríveis. Só não recomendo mexer muito nas quantidades de suco de limão pra não desequilibrar a acidez da massa, super importante não só pelo sabor, mas também para a textura.
A cobertura é aquela firulinha besta final que dá um tchã, mas totalmente dispensável se você preferir um bolo mais direto ao ponto. De vez em quando faço, outras vezes deixo pra lá, esse bolo é sempre alegria.
bolo de limão e amora
Ingredients
- PARA O BOLO
- 225 g (1 xic) de manteiga temperatura ambiente
- 350 g (1 3/4 xíc) de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de raspas de limão eu usei tahiti nesta receita
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 300 g (2 1/2 xíc) de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2/3 xícara de iogurte natural
- 1/3 xícara de suco de limão
- 1 xícara de amoras ou outras frutinhas como mirtilo, framboesa etc
- PARA A COBERTURA opcional
- 115 g (1 xíc) de açúcar confeiteiro se estiver empedrado demais é sempre bom peneirar
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- raspas de limão para finalizar
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte e enfarinhe uma forma grande de bolo redondo. Várias formas dão certo para este bolo, mas ele rende muita massa então se ligue no tanto que a forma está ficando cheia e qualquer coisa faça uma parte da massa em forminhas individuais que eu carinhosamente chamo de a "dose da cozinheira porque ela merece".
- Use a batedeira ou o super muque para os próximos passos. Coloque o açúcar e as raspas na tigela e esfregue com a ponta dos dedos. Vai dar aquela perfumada geral. Acrescente a manteiga e bata bem cremosinho. Acrescente os ovos e o extrato de baunilha. Bata mais uns minutinhos. A mistura deve estar fofa, cremosa bonitona.
- Junte a farinha, sal, fermento e bicarbonato e acrescente à batedeira intercalando com o iogurte e suco de limão – metade dos secos, mistura rapidinho, acrescenta metade dos molhados, mistura rapidinho, finaliza os secos e os molhados, só até incorporar tudo. Cuidado pra não bater demais.
- Por último, acrescente as amoras – se elas estiverem muito gigantes corte ao meio. Existe uma teoria de que se passar as frutinhas em um tico de farinha na hora de juntar à massa elas afundam menos. Sei não viu… Testei e não vi grandes diferenças… Misture rapidinho, despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 1h10 ou um pouco mais ou menos a depender da forma que você usou. O bolo deve ficar com a superfície dourada, começar a soltar das laterais e um palito inserido ao meio deve sair limpo. Esses indicadores importam mais do que o tempo de forno – cada forno e cada forma são de um jeito.
- Quando tirar do forno deixe esfriar pelo menos uns 15 minutos na forma antes de tentar desenformar.
- Se for fazer a cobertura, misture o açúcar e o limão em uma tigelinha e jogue por cima do bolo. Finalize com as raspas de limão e devore.
coma com música
Em junho a gente fez uma edição muito linda do nosso Festival Música Transforma e os shows que passaram pelos nossos palcos continuam reverberando por aqui. Segue um trechinho da apresentação da Iara Gomes Quarteto no Clube do Choro. A pianista brasiliense lançou seu álbum Coisas Inúteis acompanhada de Thanise Silva na flauta, Paula Zimbres no baixo e Larissa Umaytá na percussão. Foi belo.
Aos poucos estamos subindo trechos de todos os shows no youtube do Festival. Segue o canal lá pra ver tudo. E se estiver em Brasília e quiser acompanhar as programações futuras ao vivo, acompanhe o festival pelo insta. Estamos cheios de planos para o futuro. Aguardem e confiem :)
beijos,
mariana
Deixe um comentário