Uma crostinha amanteigada, daquelas super delicadas que se desmancha na boca, com um fundinho daquele caramelado de coco queimado, um creme todo lindamente pontilhado de micro bolinhas de baunilha e aquele doce azedinho perfeito de um bando de fruta bonita e gostosa. Tô amando bem muito esta torta.
E olha pra ela. Uma lindeza só. E tem a maior cara de que deu um trabalhão pra fazer, mas nem deu… Rola de fazer os elementos em etapas, com toda a calma do mundo e nenhum é particularmente complexo. Só tem que se organizar com os tempos porque o creme precisa estar frio para fazer a montagem e a torta pronta tem que firmar um tico na geladeira.
Primeiro a crostinha. Aquele esquema clássico bate a manteiga com o açúcar até ficar fofinho, acrescenta a gema e bate mais um pouco e daí vem com os secos – no caso, uma misturinha de farinha de trigo, de coco e coco ralado. Diquinha – se precisar que sua torta seja sem glúten, troca a farinha por farinha de amêndoas ou de castanha de caju. Vai ficar incrível também.
Fez a massa, faz um disquinho e descansa um pouco na geladeira. Pra abrir um filme pvc facilita bem muito a vida. Gela de novo e depois assa – primeiro com pesinhos (eu uso feijões velhos pra isso) e depois sem nada pra ficar douradinha. O ideal é usar uma forma dessas com fundo removível tipo esta AQUI.
A parte de forno acaba aí.
Daí passa pro creme de baunilha, aquele creme de confeiteiro clássico. Eu usei uma fava de baunilha de cerrado – tava com estoque em casa por causa das gravações do bolo chiffon de baunilha do cerrado do Lá em Casa Sessions – o disco novo do Esdras que vem com uma receita pra cada música (a receita do bolo tá AQUI, AQUI tem um post contando tudinho sobre esse projeto lindão e AQUI você pode escutar o disco novo delícia do Esdras Nogueira, maridón desta que vos escreve e co-criador deste cantinho) mas, use a baunilha que tiver ou saborize seu creme com outras especiarias – canela, cardamomo, noz moscada, gengibre em pó – ou quem sabe cascas – de laranja, de limões tahiti, siciliano, enfim… vários caminhos são igualmente deliciosos, basta seguir a base do creme confeiteiro em si – uma misturinha de leite, gemas e açúcar engrossada com um pouco de amido de milho e saborizada.
É simples, é delícia, é versátil e dá pra usar em tanta sobremesa que, sinceramente, é dessas coisas que é bom demais de ter no repertório. E olha que beleza ela toda pintadinha de micro bolinhas de baunilha.
E daí as frutas, fiz no fim de ano então caprichei nas frutinhas abundantes dessa época, mas, preciso nem dizer, né? Vai nas que estiverem bonitas e abundantes quando você estiver fazendo esta belezura! Nesse dia usei amoras e physalis do quintal (muito emocionante isso!), mirtilos e cerejas.
torta de frutas com creme de baunilha e crostinha de coco
Ingredients
- PARA A CROSTINHA
- 1 xícara – 225g – de manteiga em temperatura ambiente
- 1/4 xícara – 50g – de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 gema
- 1 1/3 xícara – 165g – de farinha de trigo substitua por farinha de amêndoas ou castanha de caju para uma crostinha sem glúten
- 1/4 xícara – 30g – de farinha de coco
- 1/4 xícara – 20g – de coco ralado fino
- PARA O CREME DE BAUNILHA
- 2 xícaras – 455ml – de leite
- 1 fava de baunilha se estiver usando baunilha do cerrado provavelmente só precisará de um pedaço – veja notas no texto sobre outros sabores possíveis
- 1/2 xícara – 115g – de açúcar
- 3 colheres de sopa – 30g – de amido de milho
- 1/4 colher de chá de sal
- 4 gemas
- 2 colheres de sopa – 30g – de manteiga
- 2-3 xícaras de frutas variadas para finalizar na foto usei amoras, physalis, mirtilos e cerejas
Instructions
- PARA A CROSTINHA
- Numa batedeira – ou caprichando no muque – bata a manteiga e o açúcar até ficar esbranquiçada e o açúcar dissolver – uns 2-3 minutos. Acrescente a gema e bata mais um pouco.
- Em seguida acrescente o extrato de baunilha, bata, e por último os secos – sal, farinha, farinha de coco e coco ralado. Misture somente até incorporar tudo. A mistura é bastante mole.
- Transfira a mistura para um pedaço de filme pvc, embrulhe e formate num disquinho. Leve à geladeira por 30min – 1 hora. Ela deve firmar o suficiente para você conseguir manipular, mas não ficar tão gelada que quebra quando você tentar abrir – caso isso aconteça, deixe de fora da geladeira alguns minutos antes de abrir.
- Pré-aqueça o forno a 180oC e separe uma forma com fundo removível como a que aparece nas fotos ou a que está lincada no texto acima.
- Abra a massa entre dois pedaços de filme pvc – ela é grudenta e isso facilita um monte!
- Delicadamente transfira para a forma, caso quebre um pouco não se estresse, é fácil remendar. Retire os excessos – rendem ótimos biscoitinhos -, coloque um pedaço de papel manteiga e cubra com pesos de assar – eu uso feijões velhos que guardo num pote eternamente para isso.
- Asse por uns 30 minutos com os pesos, depois remova os pesos e papel manteiga cuidadosamente e asse mais uns 15 minutos até a massa ficar dourada. Ela não vai voltar pro forno então dê tempo ao tempo pra ela ficar bem bonitona.
- Deixe esfriar completamente antes de montar a torta. A crostinha pode ser feita até um dia antes – guarde fora da geladeira mesmo, bem tampadinha.
- PARA O CREME DE BAUNILHA
- Enquanto a massa assa – coloque o leite numa panela média. Corte a fava de baunilha ao meio e raspe as bolinhas preciosas com uma faca. Acrescente as bolinhas e a fava raspada ao leite e aqueça somente até começar a borbulhar e desligue em seguida. Deixe descansar 30 minutinhos tampada para o leite ficar bem delicioso.
- Prepare uma tigela grande com água e gelo e reserve.
- Numa tigela média misture o açúcar, o amido e o sal. Acrescente as gemas e misture bem com um fouet até ficar esbranquiçado – 1 minutinho.
- Remova a fava do leite, que já deve estar morno a estas alturas, e acrescente o leite à mistura de gemas lentamente sempre misturando com o fouet.
- Devolva a mistura para a panela e leve ao fogo médio misturando sem parar até engrossar – uns 5 minutos. Quando começar a borbulhar conte mais 1 minuto misturando sem parar.
- Desligue do fogo, acrescente a manteiga, misture bem e transfira para uma tigela limpa. Coloque um filme pvc diretamente na superfície do creme para evitar que se forme uma película e leve a tigela para aquela outra que você preparou com água e gelo para esfriar o seu creme rapidamente. Leve para a geladeira para terminar de esfriar – umas 2 horas.
- O creme pode ser feito um ou dois dias antes também. Prossiga com a montagem da torta somente quando seu creme estiver completamente frio.
- MONTAGEM
- Dependendo das frutas que estiver usando corte ao meio, em fatias, deixe algumas inteiras, muitas opções são possíveis. Eu deixei algumas physalis e cerejas inteirinhas, cortei outras ao meio, e os mirtilos e amoras deixei inteiros.
- Retire a massa da forma cuidadosamente – ela é bem delicada e quebradiça – e coloque no prato de servir.
- Mexa bem o creme de confeiteiro com um fouet pra ele ficar soltinho de novo.
- Em seguida cubra a massa espalhando bem com uma espátula.
- Decore com as frutas como seu coração mandar.
- Resista e leve à geladeira por pelo menos mais uma horinha pra firmar.
- Devore.
coma com música
Para acompanhar esta belíssima torta, primeira receita de 2024, uma playlist de um dos projetos que realizamos em 2023, a primeira temporada do Coma com música, nosso evento de música com curadoria do nosso festival de música instrumental Festival Música Transforma (aguarde novidades em 2024 – acompanhe por AQUI), comidinhas delícias e nosso palco cerrado – saiba mais sobre esse projeto AQUI.
Pelo nosso palco passaram Sintia Piccin Quarteto, Pablo Fagundes, Marcus Moraes e Vavá Afiouni – edição 1, Kastrup, Paula Zimbres Quarteto – edição 2, Esdras Nogueira e Mariana Sardinha com Jazz na Carta – edição 3 – e na playlist a seguir você pode ouvir um pouco de todos esses trabalhos.
Uma bela trilha enquanto você prepara sua torta maravilha.
p.s. já segue nosso perfil no spotify? tem altas playlists maneiras no Trilhas Comalaemcasa.
beijos,
Mariana
Curtiu? Comente, avalie a receita, assine a nossa newsletter pra nunca perder nenhuma notícia nossa e receber receitas novas e seleções lindas do nosso acervo de mais de 600 receitas <3
*este post contem links afiliados. Ao fazer uma compra seguindo o link (mesmo que de outro produto), nós recebemos uma pequena comissão. Essa é uma das formas de apoiar a produção de conteúdo realizada desde 2011 aqui no Coma Lá em Casa.
Deixe um comentário