Com uma vibe meio cheesecakequenta, só que mais levinho e azedinho, bem pouco doce, e super duper fácil de fazer, esse bolo de iogurte ganhou meu coração. A calda de ameixa chega pra dar aquela abraçada doce-azedinha maravilhosa.
Antes de passar a receita, uma pausa para declarar meu amor por este ingrediente maravilhoso. Primeiro – se puder, faça seu próprio iogurte. Dá um couro em qualquer um que você encontra no mercado e sai muito mais barato. AQUI tem um post explicando como faço. Veja que o post é de 2015. Iogurte caseiro é um caminho sem volta.
E uma vez que você tem um estoque constante e abundante de iogurte, bora fazer uns molhos perfeitos como este que acompanha esta salada de berinjela AQUI ou este coleslaw AQUI. Ou quem sabe estes ovos no iogurte pra variar o café da manhã AQUI. Ou ainda esta pastinha de cebola que é das minhas favoritas de todos os tempos AQUI. E se a vibe for mais docinha como o bolo de hoje, este chia pudding de tâmaras e cacau com iogurte com mel AQUI é muito perfeito e sem comentários para esta panna cotta de iogurte AQUI que é de uma elegância incrível.
Deu pra ver né, esta é uma casa que ama iogurte.
E sobre o bolo, saiba que o máximo de esforço é bater uma claras em neve. A batedeira é sua amiga nessas horas (a gente tem uma destas AQUI ela é das mais careiras, mas ótima. já usei muito está AQUI também, bem mais barata, e curti, e para esta receita, sinceramente, um mixer completinho com batedor tipo este AQUI, que nós também temos, super funciona), mas nada que um pouquinho de muque também não resolva. De resto é só misturar uns pouquíssimos ingredientes (bem pouco açúcar, quase nada de farinha), forno, e alegria.
Eu usei uma forma básica de 20cm tipo esta AQUI, mas poderia ser também assado direto num prato de torta pra não desenformar tipo este AQUI.
A calda é aquele esquema fruta + açúcar + fogo e foi. Fiz de ameixa porque acho que sempre rende uma calda deliciosa e com uma cor particularmente inspirada, mas poderia ser tantas outras… Eu curto sempre fazer no limite do azedo, muitas vezes acrescento inclusive um pouco de limão dependendo da acidez da fruta que eu estiver usando e a verdade é que por mais que eu possa colocar quantidades, calda de fruta vai sempre depender de quão doce está a fruta que você está usando naquele momento. Prove e ajuste até você provar e dar aquela reviradinha nos olhos de quando tá perfeito.
Uma galera tem perguntado – trocamos nosso fogão recentemente e este que aparece na foto é o novo. Sim, ele é lindo e amarelo. <3 É um fogão industrial (daí as boconas e o forno enooorme) da marca venâncio da linha bravo – este AQUI. Estamos com ele há poucos meses, mas curtindo muito. É super parrudo.
bolo de iogurte com calda de ameixa
Ingredients
- PARA O BOLO
- 4 ovos claras e gemas separadas
- 100 g (1/2 xícara) de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 400 g (1 2/3 xícara) de iogurte natural deixe escorrer uma horinha num filtro de café ou algo do tipo para ficar mais na textura de iogurte grego caso esteja muito líquido
- 1 limão raspas e suco
- 1 pitada de sal
- manteiga para untar
- PARA A CALDA
- 4-5 ameixas ou use a fruta de sua preferência – veja as notas do texto sobre acidez
- 1-2 colheres de sopa de suco de limão opcional – se as ameixas estiverem muita ácidas talvez não seja necessário
- 1/2 xícara de açúcar prove e ajuste a gosto
Instructions
- Pré-aqueça o forno a 180oC e unte uma forma de 20cm de diâmetro. Minha forma anda danada pra colar as coisas então eu garanti um papel manteiga no fundo também pra facilitar na hora de desenformar.
- Numa batedeira ou caprichando no muque bata as claras em neve. Picos suaves, não até ficar muito duro porque se não dificulta na hora de incorporar.
- Numa outra tigela bata as gemas e o açúcar – pode aproveitar o fouet ou batedor da batedeira sem lavar. A mistura deve ficar esbranquiçada e mais fofa.
- Acrescente o iogurte, farinha, raspas e suco de limão e sal e misture somente até incorporar todos os ingredientes.
- Incorpore carinhosamente as claras em neve à mistura usando uma espátula até a ficar lisa. Vai com amor, carinho e calma pra não desinflar suas claras.
- Coloque a mistura na forma preparada e leve ao forno por 45-55 minutos ou até ficar bem dourado e um palito inserido ao meio sair limpo.
- Enquanto o bolo assa faça a calda.
- Corte as ameixas em pedaços pequenos (ou a fruta de sua escolha) e coloque numa panela média com açúcar em fogo brando.
- Misture até a fruta se dissolver e a casca das ameixas deixar a calda bela. Prove a ajuste o açúcar a gosto e veja se você quer o acréscimo do limão. Eu quase sempre quero, mas sei que meu gosto é ocasionalmente exagerado na acidez. Caso a mistura esteja secando antes das frutas se dissolverem por completo acrescente um pouco de água. Normalmente em 15-20 minutos ela já está perfeita, mas vai depender de quão maduras estavam as frutas de início. Pode ser feita com vários dias de antecedência. Guarde na geladeira.
- Quando o bolo estiver pronto deixe esfriar uns 10 minutos antes de desenformar. Pode ser consumido morno, em temperatura ambiente, ou gelado da geladeira. Pra ficar na vibe mais cheesecakequenta gelado é melhor, o que significa também que você pode fazer o bolo com antecedência. Sirva com a calda e seja feliz.
coma com música
Para acompanhar no som dá um play nessa playlist bem gostosinha que começa com Deixa acontecer com Céu e Emicida. Aproveita e segue o nosso perfil no spotify que tem altas playlists por lá.
Curtiu? não quer perder nenhuma receita nossa? Assine a nossa newsletter e também fique sabendo em primeira mão todas as nossas novidades de comida, música e nossos eventinhos. Clica AQUI.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. Ao fazer uma compra seguindo um dos links, mesmo que não seja do produto lincado, recebemos uma pequena comissão. Essa é uma das formas de contribuir para que possamos fazer cada vez mais e melhor conteúdo por aqui.
Deixe um comentário