Uma massa lindamente perfumada com raspas de limão siciliano, amanteigada maravilhosa, com um recheio de geleia de morango simples e perfeito. Vai bem do café da manhã, à sobremesa, ao cafezinho do tarde, essa torta meio biscoitada mora no coração.
Há uns anos passamos uns lindos dias de férias na região do Piemonte, na Itália, quando íamos a mais uma edição de uma feira de música que frequentamos há vários anos na Alemanha (tem post AQUI falando dessa viagem e AQUI falando dessas idas à Jazzahead em Bremen – esperamos voltar ano que vem!). E não é por nada não, mas mandamos muito bem nessa viagem. Escolhemos uma cidadezinha bem mini com uma pousada mega charmosa e todos os dias passeávamos pela região super bucólica tomando vinho e comendo bem. Uma perfeição.
A pousadinha era de uma família, o casal fazia a gerência com a ajuda de uma pessoa e a mãe da dona preparava as comidinhas do café da manhã, sempre recheado de belíssimos queijos da região, pães, frutas, bolos e tortas. E todos os dias tinha uma crostata de um sabor diferente – olha uma ali no cantinho direito da foto acima. Que alegria que era esse café da manhã. Sonho com ele frequentemente. Mas pelo menos descolei essa receita linda de crostata pra matar a saudade.
A massa é bem simples de fazer, só precisa dar uma descansada na geladeira antes de abrir (e congela super bem). E o recheio é pa pum, só uma bela geleia. No dia da foto foi de morango, mas nem preciso dizer, né? Pode ser do sabor que quiser. Se pilhar de fazer a sua tem receita AQUI.
A montagem é aquele momento cozinhaterapia básico, forno e foi. Fica linda quentinha, mas melhor já em temperatura ambiente e, incrivelmente, no dia seguinte parece que consegue ficar melhor ainda!
crostata de morango
Ingredients
- 290 g (2 1/3 xícara) de farinha de trigo
- 65 g (1/3 xícara) de açúcar
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano
- 170 g (12 colheres de sopa) de manteiga gelada e mais para untar a forma
- 1 ovo
- 1 gema
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 60 ml (1/4 de xícara) de leite
- 1 colher de sopa de água gelada
- 1 xícara de geleia de morango ou do sabor de sua preferência
- 1 ovo para pincelar
- 1 colher de sopa de açúcar demerara ou outro mais granulado para salpicar
Instructions
- Numa tigela grande coloque a farinha de trigo, açúcar, fermento, sal e raspas. Acrescente a manteiga gelada em cubos e com as pontas dos dedos esmague os pedaços misturando com a farinha até os pedaços de manteiga ficarem no máximo do tamanho de uma ervilha e a mistura ficar com aspecto de uma farofa.
- Acrescente o ovo, gema, extrato de baunilha, leite e água gelada e misture tudo rapidamente até formar uma massa. Não fique sovando demais para não desenvolver o glúten. (nessa foto eu estava fazendo a massa dobrada – por isso tantos ovos ;). )
- Divida a massa em dois, um dos pedaços um pouco maior do que o outro, embrulhe e guarde na geladeira por umas duas horas ou até de um dia pro outro. Se preferir também é possível congelar a massa nesta etapa. Na hora de usar é só baixar para a geladeira de um dia pro outro.
- Quando for assar pré-aqueça o forno a 180oC. Unte um prato de torta de 20cms com manteiga.
- Retire as massas da geladeira e salpique uma superfície limpa com um pouco de farinha de trigo. Abra o pedaço maior de massa com um rolo ou improvise com uma garrafa. Deve ficar com uns 3 mm de espessura. Disponha no prato de torta.
- Abra a outra metade da massa e faça tirinhas. Recheie a torta com a geleia e faça o desenho xadrez com as tirinhas.
- Observe a foto para ajudar ;)
- Faça o acabamento das laterais da crostata dobrando as sobras pra dentro ou pra fora, como preferir.
- Bata um ovo com uma colherzinha de água e pincele por toda a massa. Salpique com açúcar texturizado e leve ao forno por uns 50 minutos ou até a massa ficar dourada.
- Deixe esfriar pelo menos uma meia hora antes de comer. Se sobrar armazene fora da geladeira.
coma com música
Para acompanhar no som Moscolês. A banda brasiliense é do amigo querido e colega de várias bandas do Esdras, Fernando Jatobá. O disco é super gostosinho. Bem ótimo para ouvir dando aquela dançadinha de leve enquanto você faz a massa da sua crostata :P
beijos,
mariana
Deixe um comentário