Se você nos acompanha pelo instagram e facebook viu que demos uma viajadinha recentemente. Pelo segundo ano consecutivo fomos à Alemanha para participar de uma feira de jazz chamada Jazzahead para divulgar o trabalho do Esdras e do festival de música instrumental Música não é Barulho | Música Transforma que ele está organizando. Ano passado usamos a desculpa da viagem para dar um bom rolé pela Alemanha (tá tudo na #comanaalemanha no instagram), este ano arranjamos uma passagem barata pra Milão e pronto, resolvemos viajar uns dias pelo norte da Itália.
Estávamos no clima de curtir uma viagem um pouco menos cidade grande, um pouco mais contemplativa. O corre anda um pouco além do normal e estávamos precisando de uns dias de férias daquelas em que você de fato consegue descansar. E devo dizer, arrasamos na escolha! Como tínhamos somente 5 dias para esse momento férias escolhemos explorar a região do Piemonte, perto o suficiente de Milão pra não ser um trampo chegar lá e conhecida pelas comidas maravilhosas, vinhos incríveis e paisagens de tirar o fôlego.
O esquema foi assim. Chegados em Milão alugamos um carro no aeroporto mesmo (super recomendamos alugar um carro para poder explorar as micro cidadezinhas que são a graça da viagem) e já nos mandamos para a nossa base, um micro vilarejo chamado Govone numa pousada ridiculamente charmosa chamada Cà Alfieri al Trenta. De Milão demoramos menos de 2 horas de carro, bem pertinho. Depois disso foram 5 dias explorando micro vilarejos que estavam dentro de um perímetro de uns 30-40 kms, cheios de morros, castelos, igrejas e vinhedos a perder de vista. Vou mentir não. Foi demais! Comemos benzão, bebemos benzão, nos apaixonamos pelas vistas e estradinhas sinuosas, e descansamos maravilhosamente bem.
Prepara que aí vem foto :)
Nossos dias começavam sempre com esta vista desagradável do jardim da nossa pousada amada. Adoramos ficar numa pousada fora das cidades mais agitadas. E amamos a que escolhemos de paixão. Cheia de charme, pequenina do jeito que a gente gosta, com os donos mais atenciosos do planeta, com essa vista chata… Começamos e terminamos todos os dias sentados nesse terraço aí.
e um café da manhã que era uma loucura de delicioso, tudo feito por eles, com uma seleção de queijos que nossa senhora e servido sempre assim, nessas louças cheias de rococós lindos nessa espaço que emendava na adega do casarão que abriga os 5 quartos e o apartamento dos donos.
Fomos na baixa estação então o preço ficou super ok. Certamente na alta (que para a região é em outubro, época das trufas brancas) deve ser mais puxado, mas recomendamos, recomendamos, recomendamos esse cantinho tão charmoso. O site deles é este daqui e tendo um carro chegamos rapidamente em todos os lugares de interesse da região.
Cada dia visitamos umas 2 ou 3 cidadezinhas. Parece muito, mas a distância entre elas é realmente minúscula. Para quem está acostumado com uma cidade como Brasília chega a ser estranho pensar que no espaço do Plano Piloto às vezes passávamos por 3 ou 4 micro vilas, cada uma com seu castelo no topo do morro, seus vinhedos para todos os lados, suas enotecas, trattorias e osterias em ruelas cheias de casas simpáticas.
Este castelo em Grinzane Cavour, por exemplo, era uma enoteca, reunindo vinhos de diversos produtores da micro região. É o jeito mais fácil de comprar e degustar vinhos já que visitar as vinícolas em si requer planejamento, a maioria não recebe visitantes sem agendamento prévio. Pra quem curte a vibe vinho, esta é uma viagem e tanto. Você vai passar por um bando de lugar que você conhece por causa dos vinhos que já tomou.
Sobe morro, desce morro, cidadezinhas e vinhedos para todos os lados, estradinhas cheias de curvas (se beber não dirijam amigos! a gente pegava leve de dia, no máximo uma tacinha, e aproveitava pra tomar o vinho que comprávamos por aí na pousada à noite… aquela vista né? era um fim de dia perfeito, acompanhado de delícias que comprávamos nas feiras pelas quais passávamos).
Os Alpes estão logo ali…
Em Alba, uma cidadezinha maior para os parâmetros da região, rola feirinha de rua aos sábados e cheiro de chocolate quente no ar – a fábrica da ferrero rocher fica na cidade (a região também produz avelã aos montes!).
Piramos nas delícias da feira.
Almoçamos no La Piola, restaurante de pratos clássicos da região da galera do Piazza Duomo que é o restaurante mega estrelado dali e que pulamos porque, né? pequena fortuna :P (mas se você tiver como $$ parece que super vale e o cardápio que lemos na porta estava interessantíssimo!) Para os entendedores do vinho, Alba fica no Langhe, região produtora dos Barolos e Barbarescos e tantos outros mega conhecidos. Tomamos os vinhos locais com o maior prazer, mas piramos mesmo foi na comida. Cada qual com as suas obsessões :P
Dentre as várias delícias que provamos, um mix de antipasti clássicos da região incluindo uma língua fatiada finamente que com certeza vamos testar em casa, o famoso vitello tonnato (vitela com um molho de atum) e carne cruda (um tartare).
E o tajarin que você encontra em todos os restaurantes, tipo um cabelinho de anjo feito com zilhões de gemas.
Sobe e desce morro e olha o charme que é essa cidadezinha chamada Neive.
Sobe e desce o morro e estávamos em Barolo comprando trufas para servir num Jantar Lá em Casa que rolará em breve (assina nossa newsletter pra ficar sabendo antes de todo mundo!)
Bra é uma cidadezinha um pouco maior também (e quando digo um pouco maior, quero dizer que demoramos umas 3 horinhas passeando por ela versus 30-40 minutos de algumas nas micro vilas) e berço do movimento Slow Food.
Na sede do movimento tem uma osteria deliciosa. Comemos maravilhosamente bem na Osteria del Boccondivino.
Esta entrada com carne cruda, prosciutto crudo e a linguiça de Bra que é isso mesmo que você está vendo, cruazinha e deliciosa.
O agnolotti del plin, que também estamos doidos para testar em casa, é outro prato onipresente, normalmente com um recheio de carnes bem temperadas e servido com um molho simples de manteiga ou do cozimento da carne.
A primavera deu as caras enquanto passeávamos por Bra então… gelato
Desce morro, sobe morro, chegamos em Cherasco.
Passeios por ruelas charmosas não faltaram
nem galera disputando o local da vista panorâmica de La Morra, das cidades mais altas da região.
Em Albaretto almoçamos no Filippo, recomendação certeira dos donos da nossa pousada.
A carne cruda deles estava uma coisa de boa.
Mas esses coelhos assados na brasa… que beleza… (aliás, muito coelho nos cardápios! todos deliciosos).
Na nossa micro cidade, Govone, só tinha 3 restaurantes: uma pizzaria de responsa, um mais metido a bexta que resolvemos pular e a Trattoria Pautassi que é verdadeiramente deliciosa.
Esta entrada de frango que passa por um processo semelhante a um confit estava arrasadora. Qualquer dia desses vou testar isso daí. Adorei mesmo.
O Esdras, que adora uma tripa, pulou de alegria com esta daqui, que estava realmente deliciosa.
Um rio separa a região do Langhe da de Roero, onde fica Govone. Entendidos dizem que os vinhos mais fantásticos hoje em dia vêm da menos conhecida Roero. Se é o caso mesmo ou não, não sei, mas que o vinho da nossa pousada estava delicioso, ah estava.
Um tico mais afastado, uma hora da nossa base, fica Turim. Esta sim, cidade maior, muita gente, aquela bagunça básica que a gente espera de cidade grandinha. Vale passar o dia caminhando por lá. Dizem que o museu egípcio é especial, mas a gente é desses que prefere ir pra feira então…
tomatinhos lindos…
Foram dias lindos rodeados por esta vista maravilhosa, passeando por inúmeras cidadezinhas e curtindo o ritmo todo especial de interior regado aos melhores vinhos e comes que aquecem a alma.
Mas depois de 5 dias tínhamos que ir para a Alemanha para a etapa trabalho da viagem.
Valeu cada segundo!
Tem mais fotos na #comanopiemonte no instagram.
No retorno da Alemanha ainda passamos um diazinho em Milão já que nosso vôo partia de lá. Foi o tempo perfeito para a cidade.
Deu pra ver o incrível duomo
comer um risotto com açafrão clássico
comer esta torta fabulosa no Pavé de pistache, framboesa e chocolate branco
e um cannollo perfeito no Eataly de Milão (visitamos o de Turim também e todos valem a visita! muito sensacional! o que é aquele setor de queijo!)
Veja mais fotos de Milão pela #comaemmilão no instagram e todas as fotos da Itália na #comanaitália .
Que viagem delícia! E como costuma acontecer quando viajamos para lugares que nos empolgam gastronômicamente, voltamos na pilha de literalmente botar a mão na massa e em breve anunciaremos duas noites (somente duas!!) de Jantar Lá em Casa inspirados nesta viagem. Saca só o tanto de ingrediente que a gente garimpou por lá especificamente para esses jantares.
Fica de olho. Vai ser pouco depois do Coma no Jardin do Dia das Mães (aliás, já garantiu sua vaga no café da manhã ou encomendou sua cesta? as vagas já estão acabando!). Já falei antes, mas falo de novo. Assinante da nossa newsletter fica sabendo antes de todo mundo. É só rolar a página até o final se você estiver no celular ou olhar para a direita na tela do computador. A gente sempre manda aquele apanhado maneiro de todas as receitas lindas que talvez você não tenha visto ainda e avisa quando tem evento antes de divulgar nas redes sociais.
Membros do nosso grupo no facebook se dão bem nessa também. Por lá você nunca perde um post, também fica sabendo dos eventos antes de todo mundo e de quebra ainda rola uma troca de ideias bem maneira entre pessoas que estão todas na vibe de cozinhar. Tá bem legal! Vamos adorar encontrar vocês por lá também. Para participar do grupo é só clicar aqui.
Sempre que a gente viaja a gente cataloga as fotos com #hashtags únicas lá no instagram. Procure de forma geral na #comaporaí para dicas de restaurantes em Brasília e de todas as nossas viagens por aí e, de forma específica, sempre #comaE A CIDADE OU PAÍS – nesta viagem, #comanaitália tem tudinho, e de forma mais específica ainda #comanopiemonte com tudo que rolou naqueles 5 dias incríveis de vinhedos e comilanças mil e #comaemmilão com nosso vapt-vupt pela cidade.
Se você estiver atrás de alguma dica específica sobre essa região fala com a gente! Poderia continuar falando e falando sobre essa viagem, mas o post já está exageradamente grande! Estamos aí se você estiver na pilha de uma viagem neste estilo e quiser saber mais informações.
beijos,
mariana
solange Cardoso
Que viagem mais saborosa!!!