O combo canela e açúcar, né? Bora combinar. Que combo! Um bolinho de chuva envolto naquela misturinha perfeita, um churros bem recheadinho de doce de leite, uma bela rabanada, um cinnamon bun, e sei lá mais quantas maravilhas nos fazem aquele carinhozinho instantâneo graças à mágica que é a mistura de canela e açúcar.
Bora agora acrescentar o hotteok à listinha de cima. O pãozinho coreano é essencialmente uma massa de pão bem simples e fofinha recheada com a misturinha do amor, canela e açúcar, com um plus de umas castanhas picadinhas pra dar aquele croc. O recheio pode, é claro, ser várias outras coisas, mas não vejo razão pra mexer com tamanha perfeição.
Agora o grande lance do hotteok é a forma em que é assado. Você vai formatar a bolinha, abrir a bolinha, rechear e fechar a bolinha de novo e botar a bolinha desse jeitinho na frigideira quente. Ela vai rapidinho começar a assar embaixo. Daí você vira e… tcharã… esmaga! e continua assando rapidinho na frigideira. É jogo rápido mesmo. Uns poucos minutos e seu pãozinho lindo já assou.
E daí acontece essa lindeza que a gente vê na foto. O açúcar derrete e mistura com a canela e as castanhas, a massinha forma crostas diferenciadas daquela primeira assada em forma de bola e da segunda etapa já esmagada e você só fecha os olhos e dá aquele suspirinho.
hotteok – pãozinho de canela e castanha
Ingredients
- PARA A MASSA
- 1/2 xícara (120ml) de água morna
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de fermento biológico
- 1/4 colher de chá de sal
- 1/2 colher de sopa de óleo
- 1 xícara (125g) de farinha de trigo e mais para abrir a massa
- PARA O RECHEIO se quiser brincar com outros recheios, se joga! mas este é delícia demais!
- 1/4 xícara (50g) de açúcar mascavo
- 1/2 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de castanhas picadas usei de caju, mas vários tipos funcionarão lindamente
- 1 pitada de sal
- óleo para untar a frigideira na hora de assar os pães
Instructions
- Numa tigela grande junte a água morna, o açúcar e o fermento. Misture bem. Se estiver em dúvida de se o seu fermento está vivo ainda reserve essa mistura alguns minutos. Ela deve borbulhar. Se não borbulhar o seu fermento já não está rolando – pode acontecer até mesmo dentro do prazo de validade. Mas se tiver certeza de que o fermento está tinindo já pode seguir com os demais ingredientes da massa – o sal, o óleo e a farinha de trigo. Misture com uma colher de pau até formar uma massa mais ou menos coesa. É meio melequenta mesmo. Cubra a tigela e coloque num lugar quentinho da sua cozinha para descansar por 1 hora.
- Depois de uma hora ela deve ter dobrado de tamanho. Sove rapidamente na própria tigela para remover o ar, cubra novamente e deixe descansar mais uns 20 minutos. Como a massa é grudenta molhe as mãos para facilitar na sova.
- Enquanto isso misture os ingredientes do recheio numa tigelinha. É sempre uma boa dar uma tostadinha rápida nas castanhas numa frigideira ou no forno em temperatura bem baixa, especialmente se as suas castanhas não estiverem bem fresquinhas.
- Hora de abrir a massa. Enfarinhe generosamente uma superfície de trabalho limpa e transfira a massa para sovar e removar as bolhas de ar. Sove algumas vezes e depois forme uma bola com a massa. Divida em 4 e faça bolas com cada pedaço.
- Achate uma bola com as mãos, preecha o meio com umas pitadas da mistura do recheio e junte as bordas da massa pra fechar e formar novamente uma bola. Coloque na bancada com a parte onde você fez o fechamento para baixo. A massa é bem molinha e não tem problema se não ficar totalmente perfeito.
- Pré-aqueça uma frigideira (eu uso a minha de ferro fundido que é bem parruda e aquece lindamente). Unte generosamente com óleo e coloque uma bola com a parte do fechamento pra baixo na frigideira. Se sua frigideira for largona como a minha dá pra fazer dois pães ao mesmo tempo. Asse por uns 30 segundos em fogo alto.
- Com uma espátula cuidadosamente vire o pão e esmague até formar um disco. Cozinhe 1 minuto. Baixe o fogo e vire novamente. Cubra com uma tampa e cozinhe mais 1 minuto. Pronto. Repita até acabar.
- Devore quentinho. Se sobrar (não vai sobrar) dá pra reaquecer novamente na frigideira. Fazer a receita dobrada é altamente recomendável. :)
Direto a galera me pergunta sobre. a frigideira de ferro que aparece nas fotos. A nossa veio com a gente numa viagem, mas ela é bem tipo esta DAQUI ou esta outra AQUI que é um tiquim menor. Aqui neste destaque do nosso perfil no insta falo sobre as razões pelas quais amo ela tanto e como cuidar (já dou o spoiler, não é nada demais!). É dessas panelas pra toda a vida. Recomendo com entusiasmo <3
coma com música
Para acompanhar no som tem single novinho em folha do combo Esdras Nogueira + Dillo + Gustavo Dreher.
Como diz o Esdras: A música é um chamado, é sobre o futuro que a gente quer.
A ideia da composição veio a partir de áudios captados nas manifestações populares recentes, depois veio o beat do Dreher, o sax deste que vos escreve, e a guitarra do Dillo, para ouvir dançando e sonhar com dias melhores.
Tem surpresinha pra quem escutar até o final, e se vc gostou compartilha e ajuda a gente a espalhar o mantra.
beijos,
mariana
*este post contem links afiliados. Ao fazer uma compra seguindo o link, mesmo que não seja do produto lincado, a gente recebe uma pequena comissão. Essa é uma das formas em que monetizamos este cantinho para fazer cada vez mais e melhor <3
Deixe um comentário